Páginas

terça-feira, 17 de abril de 2012

Comemorando os 130 anos de Monteiro Lobato



Monteiro Lobato
Quem um dia não se imaginou correndo e participando das muitas aventuras vividas nos arredores do sítio mais famoso do Brasil? Como parte das comemorações pelos 130 anos de nascimento do autor do Sítio do Pica-pau Amarelo, instituições de todo o país ligadas à leitura estarão realizando uma série de atividades.
No Rio, a Casa da Leitura, juntamente com sua Biblioteca Infantil, abrirá uma série de homenagens ao autor nessa quarta-feira, dia 18/4, a partir das 14 horas. Os principais personagens de Lobato serão lembrados através de contação de histórias e esquetes. O acervo da biblioteca, com destaque para as obras do autor, estará à disposição da criançada.
O Espaço de Leitura Tatiana Belinky, localizado em Niterói, realizará a exposição “A Turma do Sítio na Semana de 22 – Artes de Lobato”. Já em Petrópolis, nessa terça-feira, dia 17 de abril, a Casa de Cláudio de Souza, pertencente ao Museu Imperial/Ibram/MinC, irá comemorar o Dia do Livro com uma homenagem ao escritor, a partir das 14:30h, com rodas de leitura e fábulas de Lobato. Todas as entradas são francas.

Endereços:
Casa da Leitura – Rua Pereira da Silva, 86, em Laranjeiras, no Rio de Janeiro.
Casa de Cláudio de Souza – Praça da Liberdade, 247 – Centro – Petrópolis, RJ.
Espaço de Leitura Tatiana Belinky – Av. Almirante Tamandaré, 133 – Piratininga, Niterói, RJ.



terça-feira, 10 de abril de 2012

Ações sustentáveis no Parque Nacional da Tijuca



Sustentabilidade no Parque.  Parceiros do Parque Nacional da Tijuca, os voluntários da Associação têm realizado mensalmente vários mutirões com intuito de preservar as trilhas e o manejo da flora, bem como cooperar no patrulhamento ambiental e nas muitas formas de conscientização desse patrimônio natural da nossa cidade.

Em abril, a equipe voluntária da Appai coordenada pelos funcionários Vagner e Rafael, juntamente com outros integrantes, realizaram a limpeza de várias trilhas e o conserto de alguns degraus que levam ao interior da floresta.


segunda-feira, 9 de abril de 2012

Saiba como se inscrever nas palestras


Dificuldades de Aprendizagem
Data: 11/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: possibilitar aos profissionais de Educação um contato com as variáveis que interferem no processo ensino-aprendizagem, levando-os a uma reflexão sobre as suas contribuições práticas, enquanto educadores, na identificação e diminuição das dificuldades de aprendizagem.
Palestrante: Patrícia Lorena – Mestre e doutoranda em Educação Especial, pela Uerj.
Programação: o que é aprendizagem – entendendo os conceitos de aprendizagem e dificuldades de aprendizagem; conhecimento x saber; transtornos de aprendizagem.Participe
Neurociências e Práticas Educacionais – Neuroeducação: uma Incógnita? 
Data: 12/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quinta–feira
Objetivo: Apresentar aos profissionais de Educação as possibilidades na correção das dificuldades escolares de aprendizagem utilizando a metodologia da Neuroeducação.
Palestrante: Rita Thompson – Mestre em Educação.
Programação: determinantes do desenvolvimento infantil: ambiente x genética; desenvolvimento psicomotor; desenvolvimento da linguagem.Participe
TDAH – Déficit de Atenção/Hiperatividade na Escola 
Data: 14/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: propiciar aos profissionais de Educação lidar com o TDAH, na sala de aula e em todos os ambientes escolares.
Palestrante:  Gustavo Teixeira – Médico Psiquiatra.
Programação: a escola: formação acadêmica, socialização e inclusão; professor: um profissional de saúde mental infantil?; o que é transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.Participe
Saúde na Escola: Vulnerabilidades na Adolescência x Gravidez Precoce 
Data: 18/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: proporcionar, através da exposição do tema, a reflexão sobre a importância da prevenção e promoção em saúde nas escolas.
Palestrante: Dinah Oliveira Santos – Doutora em Saúde Coletiva – Instituto de Medicina Social, Uerj.
Programação: refletir sobre a importância da informação e do trabalho educativo; apresentar a questão da autoestima, das relações de gênero e da visão fantasiada da realidade.Participe
Potencialização Cognitiva: Instrumento de Aprendizagem Significativa! 
Data: 27/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sexta–feira
Objetivo: apresentar uma metodologia que facilite aos profissionais de Educação promover a potencialização da aprendizagem significativa.
Palestrante:  Gleice Albuquerque – Pós-graduada em Gestão Escolar e Coordenação Pedagógica, UGF/SP.
Programação: o potencial de aprendizagem; o que é mediação cognitiva; fatores indispensáveis para a aprendizagem.Participe
Educação a Distância: Possibilidades e Caminhos 
Data: 28/04/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: apresentar aos professores uma abordagem sobre a Educação a Distância (EAD) na sua forma mais ampla.
Palestrante: Fernando Mattos – Consultor em TIC (Tecnologias da Informação e Comunicação).
Programação: panorama da EAD no Brasil; funcionamento do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB); tipos de EAD.Participe
A Leitura Literária na Escola como Produção de Conhecimento: Teoria e Prática 
Data: 05/05/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: desenvolver uma prática dialógica e artística do texto literário nas séries iniciais do Ensino Fundamental (primeiro ao quinto ano), tendo por base os estudos de Mikhail Bakhtin e Vygotsky, autores que permitem compreender a natureza da linguagem literária e sua relação com a produção do conhecimento.
Palestrante:  Patrícia da Silva Pacheco – Mestre em Educação pela PUC/RJ.
Programação: sensibilização para o tema por meio de leituras dramatizadas; exposição dialogada sobre a natureza da linguagem (dimensões dialógica, interdiscursiva e estética); oficina poética realizada com o grupo para concretizar a discussão teórica.Participe
A Infância nas Creches 
Data: 09/05/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta – feira
Objetivo: identificar a perspectiva sócio-histórica da criação das creches; refletir sobre o cotidiano das creches; fornecer aporte teórico para o trabalho pedagógico em creches e educação infantil.
Palestrante: Tania Nhary – Doutora e Mestre em Educação, UFF.
Programação: o conceito de infância na perspectiva sócio-histórica-cultural; reflexão sobre a relação teoria e prática na educação infantil e em creches; as práticas pedagógicas em creche; o espaço-tempo destinado a esse segmento de ensino.Participe
A Judicialização das Relações Escolares na Visão dos Educadores 
Data: 10/05/2012 / Horário: 13 às 17h – quinta–feira
Objetivo: apresentar o fenômeno que chamamos judicialização das relações escolares, que se caracteriza pela ação da Justiça no universo da escola e das relações escolares.
Palestrante:  Álvaro Chrispino – Doutor em Educação, pela UFRJ.
Programação: mostrar que os atores principais da Educação não estão sabendo lidar com as variáveis que caracterizam as relações escolares; o desconhecimento dos deveres instituídos pelo Código Civil, pelo Estatuto da Criança e do Adolescente e pelo Código de Defesa do Consumidor.Participe
Autismos
Data: 12/05/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: apresentar os diferentes espectros do autismo, refletindo sobre as possibilidades, intervenções e ações inclusivas dos portadores desses transtornos invasivos do desenvolvimento.
Palestrante: Dr. Jair de Moraes – neurologista infantil.
Programação: etiologia, características clínicas dos autismos, fatores biopsicossociais; diagnóstico: precoce e diferencial, tratamentos, intervenções para inclusão educacional e social dos autistas.Participe
Psicomotricidade do dia a dia – A Contribuição para a Educação Infantil
Data: 16/05/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quarta–feira
Objetivo: possibilitar ao professor a inserção da psicomotricidade em atividades do dia a dia nos diferentes eixos do conhecimento.
Palestrante:  Valéria Mendonça – psicomotricista, psicopedagoga clínica e institucional.
Programação: o desenvolvimento psicomotor e suas aquisições psicomotoras – marcos do desenvolvimento, etapas do desenvolvimento psicomotor de zero a seis anos; educação psicomotora e fatores psicomotores; aspectos psicomotores que interferem na aprendizagem – pré-requisitos básicos necessários para que a aprendizagem se processe.Participe
Criatividade e Inovação: Reinventando a Sala de Aula
Data: 17/05/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – quinta – feira
Objetivo: enfocar a importância do despertar do poder criador e da inovação para transformar a sala de aula em um ambiente energizado e estimulante para o convívio e o aprendizado.
Palestrante: Ricardo Soares – Mestre em Ciências Empresariais.
Programação: a criatividade – o gigante adormecido; a percepção, vínculos e limites; autoconhecimento e autoestima.Participe
Redação: Prática e Teoria
Data: 22/05/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – terça–feira
Objetivo: fornecer, de forma sucinta, simples e objetiva, instrumentos para uma adequada elaboração de redações em prosa, fazendo uso conjunto de prática e de teoria.
Palestrante:  Fernanda Lessa Pereira – especialista em Linguística de Texto, pela UFRJ.
Programação: reconhecimento das particularidades de cada tipo de texto em prosa e em verso; estudo de coesão e de coerências textuais; recursos expressivos em textos.Participe
Projetos de Trabalho em Sala de Aula
Data: 24/05/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 –quinta – feira
Objetivo: apresentar aos profissionais de Educação os propósitos e benefícios do processo de ensino e aprendizagem por meio de projetos.
Palestrante: Heloisa Padilha – Pedagoga e Mestre em Educação (PUC-Rio).
Programação: indicação de como se estruturam os projetos e como podem ser aplicados em sala de aula.Participe
As Interrelações entre o Comportamento Infantil e os Transtornos de Aprendizagem
Data: 26/05/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 – sábado
Objetivo: apresentar aos profissionais de Educação os transtornos comportamentais e de aprendizagem, e de que forma eles podem interferir diretamente no aprendizado formal.
Palestrante:  Dra. Gabriela Dias: Mestre em Saúde Mental UFRJ; Dra. Kátia Badin – fonoaudióloga.
Programação: Dra. Gabriela Dias: o que é desempenho escolar e quais fatores interferem para o baixo rendimento acadêmico – transtorno do déficit de atenção/hiperatividade; transtornos ansiosos; transtornos do humor (depressão e bipolaridade); transtornos invasivos do desenvolvimento – como afetam o  comportamento, aprendizado e desempenho escolar; Dra. Kátia Badin: dislexia; disortografia; disgrafia; discalculia; como identificar os sinais precoces; quais estratégias utilizar em sala de aula.Participe
Educação Especial
Data: 31/05/2012 / Horário: 8h30 às 12h30 –quinta – feira
Objetivo: proporcionar uma visão reflexiva e prática sobre os vários fatores que norteiam o processo de inclusão do educando com necessidades educacionais especiais.
Palestrante: Patrícia Lorena - Mestre e doutoranda em Educação Especial, pela Uerj.
Programação: integração x inclusão; o processo sócio-histórico do atendimento ao deficiente; legislação que regulamenta a educação especial no Brasil; alunos que demandam educação especial.Participe

sábado, 7 de abril de 2012

Appai participa da Comemoração do Dia Mundial da Saúde no HFB


Nesta quarta-feira, dia 4, como parte da comemoração do Dia Mundial da Saúde, a direção-geral do Hospital Federal de Bonsucesso (HFB),  a Coordenação de Atenção Comunitária e  Voluntariado e o Grupo Técnico de Humanização promoveram o evento Lona da Saúde do HFB com o tema “Enfim, Harmonia: Envelhecimento e Saúde”.

Durante a realização do evento foram realizadas palestras, contação de histórias  e apresentações cênicas abordando o envelhecimento saudável, o Mal de Parkinson, a hanseníase, saúde bucal, entre outros assuntos. Alunos, professores e moradores da comunidade e do entorno do hospital participaram do evento. 

Dando prosseguimento à parceria entre a Appai e o HFB, uma equipe multidisciplinar da Associação, formada pela coordenadora do programa de projetos e ações sociais da entidade, Sheila dos Santos, a cirurgiã-dentista Yeda Rodrigues e a assistente social Cíntia da Silva Fonseca, esteve mostrando um pouco da atividade social praticada. “Nós já desenvolvemos um trabalho permanente em outros hospitais como o Inca, o Hemorio e o Gafrée e Guinle. Em cada uma dessas instituições realizamos uma atuação específica, de acordo com as necessidades. A nossa participação vai desde programas educativos e de prevenção até a doação de cestas básicas para pacientes ambulatoriais, como ocorre no Hemorio e no Inca, passando também pelo trabalho realizado pelos funcionários voluntários”, esclarece Sheila.

 No rol de apresentação um outro parceiro da Appai, o Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan), também esteve presente prestando esclarecimentos acerca da doença através de palestra e número teatral. Além dos fôlderes e panfletos explicativos, as pessoas que lá estiveram também receberam kits de higiene bucal distribuídos pela Appai.  



Mapa do Circuito Light Rio Antigo - etapa Tiradentes