Páginas

quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Cidade prepara programação para 1º de março



9h - Apresentação da Banda da Sarca e de personagens infantis pelas ruas do Centro;
11h - Apresentação da Banda Marcial Dragões Iguaçuanos do Colégio Novo Horizonte;
12h - Chegada da imagem peregrina de São Sebastião conduzida pelo Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta;
13h - Corte do bolo de 44,8m pelo prefeito Eduardo Paes e homenageados;
14h - Banda do Cordão da Bola Preta;
16h - Baile popular com a Orquestra Bianchini.
Aniversário da fundação do Rio de Janeiro
Quando: 1º de março de 2013.
Onde: Largo da Carioca.

Mais informações: http://www.rioguiaoficial.com.br

10 anos de voluntariado no Parque Nacional da Tijuca


Presença constante em ações de preservação do meio ambiente, o Programa de Projetos e Ações Sociais desenvolvido pela Appai participou neste sábado (23/2) do evento em comemoração aos 10 anos do programa de voluntariado do Parque Nacional da Tijuca. 
O encontro reuniu diversos voluntários que compartilharam experiências e debateram a influência do voluntariado em suas vidas. A confraternização também contou com exibição de fotos, oficinas de manutenção de trilhas, noções de organização e conduta do voluntário em dias de mutirão, práticas de sinalização, degraus e drenos, contenções, ferramentas e participação de voluntários na prevenção e alertas de fogo.
Atualmente o Parque Nacional da Tijuca é composto pela Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra Bonita/Pedra da Gávea e Pretos Forros/Covanca. A paisagem corresponde a cerca de 3,5% da área do município do Rio de Janeiro, recebendo em média mais de 2 milhões de visitantes por ano.




 

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Campanha ajuda vítimas das chuvas em Xerém



O Programa de Projetos e Ações Sociais desenvolvido pela Appai uniu forças com a Secretaria Municipal de Assistência Social de Duque de Caxias, em prol das famílias atingidas pelas fortes chuvas em Xerém. A ação arrecadou latas de leite e colchonetes em solidariedade às vítimas da tragédia. 

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Fim do horário de verão, domingo (17)


Com término marcado para a 0h de domingo (17), o horário de verão despede-se dos habitantes das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país, além de Distrito Federal e de Tocantins. Os moradores dessas localidades deverão atrasar seus relógios em uma hora. 
De acordo com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o horário de verão economizou 2.477 megawatts (MW) no período de pico (entre as 18h e as 21h) nos estados em que foi implementado.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Crianças de 12 instituições sociais conhecem o Jardim Botânico e assistem peça de Maria Clara Machado



O sol era predominantemente forte e, em meio a orquídeas e plantas nativas, crianças e adolescentes de 12 instituições sociais demostravam interesse por um dos lugares preferidos do maestro Tom Jobim. O passeio turístico e cultural idealizado pelo Programa de Projetos e Ações Sociais ofereceu uma nova perspectiva aos jovens com a visita ao Jardim Botânico e com convites cedidos pela própria instituição e pelo Tablado para assistir a peça “A viagem de Clarinha”, da Maria Clara Machado, que está sendo encenada no Teatro Tom Jobim, localizado dentro do parque. Além das atividades ali desenvolvidas, os jovens tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro, através dos guias de turismo Robson Tavares e Priscila Melo, da agência Rios de História, que acompanhou o grupo durante o trajeto até o Jardim Botânico.

A atividade cultural foi desenvolvida durante todo o mês de janeiro e, para estimular a interação durante o passeio, foram promovidos concursos para premiar o melhor desenho, fotografia e redação, entre as instituições presentes. O resultado será divulgado em fevereiro. Estão participando os jovens das instituições Ser Criança/Lar de Peri, Lar Euclides, U.R.S. Ana Carolina, Ser Adolescente, U.R.S. Ayrton Senna, Central Bangu, Casa Viva, Lar de Ceci, U.R.S. Cely Campelo, FACO, Gafrée e Guinle e Hospital Pró-Cardíaco.

Largo da Carioca recebe trailer de combate à hanseníase



Na última terça-feira de janeiro foi celebrado o Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase. Para lembrar a data, a entidade Morhan, com apoio do Programa de Projetos e Ações Sociais desenvolvido pela Appai, realizou no Largo da Carioca, região central do Rio de Janeiro, ações educativas de conscientização e prevenção sobre a doença. Durante todo o dia um trailer equipado com dois consultórios móveis e uma equipe especializada realizava atendimentos e tirava dúvidas de quem passava pelo local. Além das atividades desenvolvidas, uma dupla de atores caracterizados encenava um diálogo sobre o preconceito e o tratamento da doença. Durante o evento foram realizados 47 atendimentos com um caso de suspeita de hanseníase.

Em 2012 foram detectados quase 29 mil casos da doença no Brasil conforme os dados divulgados pelo Ministério da Saúde. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o país é o segundo do mundo com o maior número de casos registrados. Para combater os malefícios da hanseníase a parceria entre o Morhan e a Appai também é desenvolvida através de informativos, palestras e apresentações teatrais em instituições de ensino e de saúde.