Páginas

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Doações de Leite



A Appai realizou, no dia 22/05, doações para instituições parceiras que realizam trabalhos sociais. Os donativos entregues foram arrecadados voluntariamente, através dos associados, beneficiários e funcionários da Appai, nos eventos promovidos pela Associação de professores, em campanhas realizadas pelos setores de Dança de Salão, Educação Continuada, Caminhadas e Corridas e Projeto Sustentabilidade. A Appai, por intermédio do setor de Programas e Projetos e Ações Sociais, promoveu a distribuição dos donativos para as seguintes instituições:


VOLUNTÁRIOS DA PAZ - CEGA - Receberam 200 latas.
A Responsável Márcia Figueiras, que também posou para as fotos – parceria teve início em 2014. O Projeto Nutrindo apoia os Projetos Educacionais e de Geração de Renda nas comunidades de Vila Isabel e arredores do Rio de Janeiro.

HUPE - receberam 600 (latas).
Associação de Voluntários do Hospital Universitário Pedro Ernesto – Presidente Marly Siqueira (parceria desde 2013). As doações beneficiarão 194 famílias que recebem bolsas de alimentos, que são distribuídas no “Projeto Alimento é Saúde”, conforme encaminhamento do Serviço Social, para pacientes portadores de sérias patologias. Nesta data a doação foi retirada pelo Sr. Arlei Cordeiro (motorista da ambulância) – também tirou foto com auxiliar.

CRUZADA DO MENOR – unidade da Cidade de Deus (Emilien Lacay) – recebeu 160 latas de leite.
A Instituição possui 273 assistidos, sendo 200 crianças da creche e 73 idosos que participam de atividades do centro de convivência. A parceria existe desde 2008.

Não desvie o olhar


A 7ª Coordenação de Desenvolvimento Social promoveu uma ação da campanha “Não desvie o olhar”, que aconteceu no dia 18/05, na Praça Tim Maia no Recreio dos Bandeirantes. A Appai contribuiu com doações de 100 lanches para realização do evento. A cada ano, o Governo Federal, por meio da Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República – SDH/PR, realiza a Campanha pelo Fim da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, com o intuito de conscientizar a sociedade sobre a incidência dessa prática no Brasil.

Ação de Dia das Mães



A Appai promoveu uma ação de Dia das Mães no Abrigo Evangélico Caminho da Felicidade. A instituição é uma entidade de assistência integral que atende 42 idosos (16 feminino e 26 masculino), em sistema de internato, sendo alguns internos provenientes da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro. A Ação foi aberta pelo PPAS (Simone Braga e Márcia Marinho) no dia 17/05/2014, na qual foram apresentados os 8 (oito) voluntários apoiados pela Appai. Voluntários fizeram a diferença no evento, demonstrando carinho e sensibilidade com os idosos, alguns já debilitados, outros com dificuldades motoras inclusive para a alimentação. Os voluntários priorizaram o atendimento durante toda a ação no Abrigo.

Os pontos altos do evento foram: a Oficina da Beleza: os voluntários conduziam senhoras para o espaço dedicado à produção das idosas e, em outras situações de dificuldades de locomoção, os voluntários deslocavam-se até as assistidas para estender o Momento da Beleza: maquiagem, acessórios e até penteados. A música no ambiente e a Dança de Salão contaram com o apoio dos voluntários e da Coordenadora do Benefício de Dança de Salão e também voluntária, Maeli Costa, que proporcionou aos assistidos uma tarde de alegria e movimento, conforme relato do assistido: “Há muito tempo não me movimentava assim; dançar é muito bom, foi tudo muito bom!” – Sr. Roberto.

Outro momento de diversão e alegria foi o bingo, no qual os voluntários ajudavam com as marcações nas cartelas e os três primeiros assistidos foram premiados com kits de cuidados (pele e cabelos). Encerrando a primeira parte das atividades, um almoço foi cuidadosamente preparado pela equipe do próprio abrigo com auxílio da Appai. Após o almoço, a Appai ofereceu um bolo, que foi servido inclusive aos familiares que estavam presentes e puderam participar da ação.

E assim, a Appai encerrou  sua homenagem do Dia das Mães” – com entrega de camisolas para as idosas, e para os homens, através do Benefício de Caminhadas e  Corridas receberam kits contendo (blusa, viseira e mochila). A Equipe de Voluntários apoiados pela Appai, se despediu e retornou ao seus lares com a certeza de que a Ação foi cumprida conforme  Planejamento cuidadosamente desenvolvido e elaborado nos encontros com os voluntários.

sexta-feira, 23 de maio de 2014

A boa do fim de semana: Theatro Municipal a preço popular



Quem ainda não conhece o Theatro Municipal do Rio de Janeiro ou deseja apreciar sua beleza de perto mais uma vez, não pode perder essa oportunidade. No próximo domingo, dia 25/05, acontece o projeto "Domingo no Municipal". O preço do ingresso vai custar R$ 1.

Nesta edição, o público irá assistir a atração cantada "Cartulli Carmina", do compositor alemão Carl Off, famoso também pelo clássico "Carmina Burana". O espetáculo está previsto para começar às 11 horas, e os ingressos serão vendidos somente no local com 1 hora de antecedência. Garanta o seu e bom programa!

Agradecimento - Federação de Bandeirantes do Brasil - RJ


quarta-feira, 21 de maio de 2014

Logomarca oficial dos 450 anos do Rio de Janeiro


Nesta manhã de quarta-feira (21/5), a Prefeitura apresentou a logomarca e a programação de festas por toda a cidade para comemorar os 450 anos do Rio de Janeiro. De acordo com o Prefeito Eduardo Paes, a partir de 31 de dezembro deste ano e até 1º de março de 2016, a cidade vai poder festejar sua gente e sua história.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Agradecimento NEAC


Prezados,

Em agradecimento a doação das cadeiras, estamos enviando fotos do uso das mesmas por nossa oficina de informática com as crianças no NEAC - Núcleo Especial de Atenção à Criança.

As mesmas estão tendo um uso muito importante, visto que estávamos sem condições de um atendimento mais qualitativo pela falta destas e agora, graças a Deus e a vocês, este problema acabou e estamos podendo atender a todos os inscritos.

Muito obrigada! 
Selma Pacheco





sexta-feira, 9 de maio de 2014

Dia das Mães


No próximo domingo (11/5) comemora-se no Brasil o "Dia das Mães", que começou a figurar no calendário nacional oficial a partir de 1947. No cenário atual, do século XXI, a mulher aparece com mais força e presença em todas as esferas, como a social, a política e a econômica. Porém, ainda assim, enquanto mãe, a função materna e cuidadora não se mostra abalada por essa evolução natural. 

Essa cada vez mais crescente inserção da mulher no mundo do trabalho revela que o sexo feminino, dito frágil, há muito vem se distanciando dessa suposta fragilidade e mostrando, cada dia mais, que os elementos mulher moderna e mãe podem se unir e caminhar em perfeita harmonia. Parabéns às mães de todos os séculos, que nos envolvem a cada dia!

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Doação de latas de leite




Os donativos arrecadados através dos associados, beneficiários e funcionários da Appai, em ações realizadas pelos setores Caminhadas e Corridas, Dança de Salão, Educação Continuada e Projeto Sustentabilidade, abastecem as entidades parceiras de acordo com a demanda. Cada pessoa, ao se inscrever gratuitamente em qualquer uma das atividades promovidas pelos benefícios acima, se compromete a doar duas latas de leite, que são posteriormente distribuídas pela Appai através do PPAS. Na última quarta-feira (07/05), foi feita a doação de 778 latas de leite, sendo 578 para o Programa Brasileirinho RioVoluntário, que por sua vez as direcionou para as seguintes instituições: Alegria das Crianças (110), Dois Irmãos (75), Pingo de Gente (68), Sossego de Mamãe (110), Tia Anastácia (150) e Cantagalo (65). Já outras 200 latas foram doadas ao Voluntários da PAZ e serão destinadas a projetos de Orientação Educacional e de Geração de Renda para 30 famílias. 

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Insuficiência Renal


Conheça a doença, seus principais sintomas e como prevenir

A insuficiência renal é a perda das funções dos rins, podendo ser aguda ou crônica. A insuficiência renal aguda acontece quando, em alguns pacientes com doenças graves, os rins parem de funcionar de maneira rápida, porém temporária. Ela pode ser rápida porque a função renal é perdida em algumas horas e temporária porque os rins podem voltar a funcionar após algumas semanas. Em muitas ocasiões o paciente precisa ser mantido com tratamento por diálise até que os rins voltem a funcionar.

Já a insuficiência renal crônica é a perda lenta, progressiva e irreversível das funções renais. Por ser lenta e progressiva, esta perda resulta em processos adaptativos que, até certo ponto, mantêm o paciente sem sintomas da doença. Até que tenham perdido cerca de 50% de sua função renal, os pacientes permanecem quase sem sintomas. A partir daí, podem aparecer sintomas e sinais que nem sempre incomodam muito, como a anemia leve, a pressão alta, o inchaço dos olhos e dos pés, mudanças nos hábitos de urinar e do aspecto da urina (urina muito clara, sangue na urina, etc).

São muitos os sinais e sintomas que aparecem quando a pessoa começa a ter problemas renais, alguns são mais frequentes, embora não sejam necessariamente consequências de problemas renais. Fique atendo aos sinais e sintomas da disfunção renal:

Alteração na cor da urina (torna-se bem escura ou sanguinolenta)
Dor ou ardor quando estiver urinando
Passar a urinar toda hora
Levantar mais de uma vez á noite para urinar
Inchaço dos tornozelos ou ao redor dos olhos
Dor lombar
Pressão sanguínea elevada
Anemia (palidez anormal)
Fraqueza e desânimo constante
Náuseas e vômitos frequentes pela manhã.

Caso qualquer destes sinais ou sintomas apareça, procure imediatamente um médico, pois se procurar auxilio médico tardiamente, a doença pode estar em uma fase irreversível. O médico fará uma dosagem de proteína na urina e de creatinina no sangue, que são testes para informar sobre a função dos rins.

Para ajudar a prevenir as doenças renais é fundamental que se conheça os fatores de risco da doença. Evitar ou tratar esses fatores são a única forma de prevenir a doença. Os principais fatores de risco são a hipertensão arterial, o diabetes e doenças familiares, mas a obesidade, o fumo, o uso de medicações nefrotóxicas e outros fatores também podem comprometer a função dos rins. Confira algumas práticas recomendadas que ajudam a prevenir a doença:

Praticar exercícios físicos regularmente
Dieta com pouco sal
Controle de peso corporal
Controle de pressão arterial
Controle de colesterol e da glicose
Não fumar
Não abusar de bebida alcoólica 
Evitar o uso de anti-inflamatórios não hormonais
Realizar, pelo menos uma vez por ano, exames laboratoriais para avaliar a saúde dos rins.