Páginas

segunda-feira, 30 de junho de 2014

Roda de Saúde



Link para inscrição:
https://associado.appai.org.br/Saude10/Saude10.aspx


sexta-feira, 27 de junho de 2014

Ministério da Justiça lança hoje novo portal de defesa ao consumidor

Serviço vai permitir contato direto entre consumidores e empresas
 (reprodução R7 - Getty Images )
O Ministério da Justiça inaugura nesta sexta-feira (27), um serviço destinado a resolver online problemas enfrentados pelos consumidores. O portal oferecerá um novo modelo de atendimento ao consumidor, trazendo soluções alternativas para reclamações diversas, além de permitir o contato direto entre consumidores e empresas. Entre as empresas participantes do serviço estão as principais companhias dos setores líderes de reclamações do Procon, tais como bancos, planos de saúde, corretoras de seguro e telefonia, internet e TV por assinatura. 

Saiba mais: http://zip.net/bcnRn9

quinta-feira, 26 de junho de 2014

Saúde, diversão e arte


A Appai, através do setor de Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), por intermédio do apoio da produtora cultural Cláudia Bueno, disponibilizou 28 entradas para o espetáculo “Banho e Tosa”, em cartaz no teatro Armando Gonzaga.

Vinte e duas crianças da ONG Azeviche estiveram presentes, receberam lanche e puderam se divertir e aprender de forma lúdica e interativa bons hábitos de higiene pessoal. Várias pessoas do público foram chamadas pelo palhaço e subiram ao palco, participando da peça, vivenciando um agradável momento de descontração para todos.

A Organização Azeviche, dirigida por Luiz Azeviche, está situada na Rua Costa Filho, em Marechal Hermes. A instituição atende crianças de 3 a 12 anos, atua na promoção da garantia de direitos e ainda oferece serviços, como apoio escolar, cesta básica e prática de esportes, dentre eles o jiu-jítsu, com a professora Vanessa, faixa preta e campeã brasileira. A instituição possui outro núcleo no Méier, especializado no atendimento de crianças hiperativas.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Amigos do INCAvoluntário


A Appai periodicamente, através do seu setor de Programas de Projetos e Ações Sociais, colabora com doações arrecadadas em campanhas. Os associados da Appai participam de eventos e promovem doações voluntárias que são repassadas a instituições filantrópicas.

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Dia Nacional do Teste do Pezinho


No dia 06 de junho é comemorado o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que identifica precocemente a existência de doenças como: hipotireoidismo congênito, fenilcetonúria, fibrose Cística, deficiência de biotinidase, hiperplasia adrenal congênita, anemia faciforme e outras hemoglobinopatias.

A fibrose cística (FC) é uma das seis doenças diagnosticadas no Teste do Pezinho. O exame é realizado em recém-nascidos e tem como objetivo prevenir o desenvolvimento de doenças que podem levar à deficiência intelectual e causar diversas outras sequelas à saúde da criança. O Programa Nacional de Triagem Neonatal, popularmente chamado de “Teste do Pezinho”, deve ser realizado entre o 3° e o 7° dia de vida do bebê.

O dia 06 de junho marca o Dia Nacional do Teste do Pezinho. A data foi definida por lei, sancionada pelo Governo Federal em 2007 e tem por finalidade conscientizar a população sobre a importância do exame e garantir seu desenvolvimento e continuidade em todo o país.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

Agradecemos as doações


Caros Parceiros,
Em nome das crianças atendidas no Centro de Fissura Labiopalatal do Hospital Municipal N.Sra. do Loreto, assistidas pela Associação Saúde Criança Ilha, agradecemos a doação de 375 (trezentos e setenta e cinco) latas de leite em pó, no último dia 04.

Ressaltamos que esse apoio fará grande diferença na manutenção dos nossos projetos sociais e para um atendimento digno às famílias.

Atenciosamente,

Equipe Saúde Criança Ilha

quarta-feira, 4 de junho de 2014

Professor e Deputado Simão Sessim conquista mais investimentos para Professores

Na quarta-feira (28/5), o professor e Deputado Simão Sessim presidiu a sessão que aprovou o texto base do Plano Nacional de Educação (PNE). Entre as diretrizes estabelecidas estão à erradicação do analfabetismo; o aumento de vagas em creches, no ensino médio, no profissionalizante e nas universidades públicas; a universalização do atendimento escolar para crianças de 4 a 5 anos e a oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos alunos da educação básica. 

O PNE destina também 10% do Produto Interno Bruto (PIB) para a educação – atualmente são investidos menos de 6% do PIB. De acordo com o Professor e Deputado Sessim trata-se de matéria da maior importância para os brasileiros,”sobretudo para professores, como eu, e alunos de todo país, porque diz respeito a uma de nossas maiores carências: a educação de efetiva qualidade”, afirma Simão Sessim.

Dentre as 20 metas aprovadas, destaque para a erradicação do analfabetismo absoluto. A Meta 5 do Plano é alfabetizar 100% das crianças, no máximo, até o final do 3º ano do Ensino Fundamental para que tenham adequado grau de leitura, escrita e matemática. De acordo com o MEC, em 2012, apenas 44,54% das crianças brasileiras até o terceiro ano do ensino fundamental sabiam razoavelmente compreender textos de gêneros diversos. Avaliando os dados por região geográfica, tem-se a alarmante diferença de desempenho de quase 30 pontos percentuais entre as regiões Norte (com 27,32%) e Sudeste (com 56,5%).

Simão Sessim comemorou o resultado da votação avaliando que foi uma vitória do país. “A aprovação do Plano Nacional da Educação produz em mim e nas milhões de famílias brasileiras a esperança de que estamos trilhando um caminho para a construção de um novo Brasil. Um país onde há melhor distribuição de renda, menos desigualdades regionais, menos exclusão e mais dignidade para todos os brasileiros e brasileiras representados neste Parlamento”, concluiu Sessim professor associado da Appai.

Fonte: http://zip.net/bnnzLJ

Relatório do Torneio de Futebol - SMDS


A Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro - através da SMDS- Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social - 7ª Coordenação de Desenvolvimento Social contou com o apoio da Appai, para o torneio de futebol entre as crianças do SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculo, que tem por objetivo prevenir possíveis situações de risco da população em geral, visando à melhoria da qualidade de vida e garantir o acesso às informações sobre direitos e a participação cidadã.

O torneio foi realizado na Vila Olímpica Professor Manoel José Gomes Tubino – no Mato Alto, cedida pelo Diretor  Paulo César e gestor da  SMEL (Secretaria Municipal de Esporte e Lazer) na quadra esportiva da unidade onde contou com o apoio em tempo integral da Assistente Social da Vila, a Sra. Suzerlei Garcia. A estrutura da Vila Olímpica, oferece as seguintes  atividades: atletismo, alongamento, ballet, capoeira, futebol, futsal, dança, ginástica, ginástica rítmica, handebol, hidroginástica, judô, karatê, natação, tênis, yoga, vôlei, basquete e atividades para pessoas com deficiência.

O torneio de futebol, contou com a participação de  80 (oitenta) crianças/adolescentes das 05 (cinco) unidades dos CRAS(Centro de Referência e Assistência Social): Elis Regina, Zumbi dos Palmares, Machado de Assis, Compositor Luiz Gonzaga  e Rio das Pedras. O evento foi conduzido entre as equipes, respeitando as faixas etárias, com direito a torcidas organizadas que empolgavam, torciam e com muito entusiasmo vibravam a cada gol. Os jogadores eram observados pela Equipe de jurados para a premiação também por categoria.


Durante o torneio, foi criado um espaço  para atividades culturais e artísticas nos intervalos dos jogos. As crianças eram incentivadas a trabalharem o tema escolhido: a “Copa do Mundo”. Cada criança pintava a bandeira de um dos países participantes da Copa do Mundo. A atividade de entretenimento foi estendida à 15 (quinze) idosas do Centro de Convivência de Rio das Pedras, que pintavam telas com a bandeira do Brasil .

Encerrando as atividades de premiação, a Assistente Social Suzerlei agradeceu ao apoio da Appai e finalizou com a resumindo que “O esporte é o meio de inclusão: da cultura, da família e do próprio esporte! Veja alguns pais acompanham o desenvolvimento participando, como os que estão presente”. Ao término do Evento, a Appai / PPAS foi convidada a visitar a Vila, onde encerrou sua participação, com o agradecimento do Gestor Paulo Cesar que colocou à disposição da Appai, o uso do espaço.