Páginas

segunda-feira, 29 de dezembro de 2014

Appai participa de culminância do Projeto Espaços de Leitura

No último sábado, 20 de dezembro, a Ação da Cidadania realizou a culminância do Projeto Espaços de Leitura, que tem como objetivo desenvolver diversas atividades para combater o analfabetismo funcional. Dedicado às comunidades que são beneficiadas pelo programa, os participantes puderam avaliar os resultados bem como propor novas ideias.


A troca de experiências ressaltou a importância do combate ao analfabetismo com o projeto apoiado pela Associação Beneficente de Professores Públicos Ativos &Inativos do Estado do Rio de Janeiro (Appai), visando uma maior atuação nesse problema. A ação, que implantou vinte espaços de leitura entre os bairros da capital carioca, faz parte de uma parceria entre a Prefeitura Municipal do Rio de Janeiro, Ação da Cidadania e Appai.


Entusiasmada com a atividade, Márcia Marinho, do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) da Appai, enfatizou: "O analfabetismo funcional apresenta números alarmantes no nosso país. Por isso, diversas atividades foram desenvolvidas nas comunidades com objetivo de contribuir para a mudança desse quadro. É sempre muito importante apoiar iniciativas na área da educação e cultura. E torna-se fundamental auxiliar projetos que visam transformação social e trazem empoderamento para as comunidades. É um compromisso da Appai com sua própria visão e valores".


O evento também contou com apresentações culturais, como dança e esquetes em formato jogral, além de brindes, que foram distribuídos para todos os participantes.

Almoço Natalino


O almoço natalino do Núcleo de Reinserção Familiar Maria Teresa Vieira - 7º CRAS, na Taquara, contou com a presença do Papai Noel que distribuiu presentes para aproximadamente trinta crianças e adolescentes. A festa oferecida pela Appai, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), às famílias do núcleo de reinserção familiar levou momentos de descontração e integração. A equipe da Appai contou com a presença de três voluntários e do consultor Jorge Humberto. A coordenadora do 7º CRAS, Nádia Caetano, também esteve presente.


Festa de Natal dos pacientes infantis do Inca

Brincadeiras, shows e alegria marcaram a festa em comemoração ao Natal das crianças do Instituto Nacional do Câncer (Inca). E mais uma vez a Appai, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), apoiou e esteve presente no evento. Pacientes em acompanhamento ambulatorial e os internados puderam se confraternizar e esquecer um pouco as dificuldades enfrentadas por causa da doença. A festa é realizada através de ações e doações voluntárias, como decoração, lanches, brinquedos, fotos, pintura etc. Diversas figuras públicas participaram, entre elas Chay Suede e a bateria da Beija-flor, que tiraram fotos com as crianças e interagiram cantando e dançando. 

Mensagem de agradecimento

Prezados,


Não temos palavras para agradecer todo o carinho, atenção e apoio da Appai ao longo desse ano. Dizer muito obrigado é muito pouco! Trazer um pouco de esperança na construção de um mundo melhor para as crianças e jovens do Movimento Bandeirante não tem preço. Apenas, podemos mostrar nosso agradecimento divulgando as ações que conseguimos graças ao apoio dessa amada Instituição, que é Appai.


Carinhosamente, Maria Montserrat Cobo


Federação de Bandeirantes do Brasil / RJ

Desfile Bandeirantes

A Federação Bandeirantes do Brasil é uma instituição que trabalha de forma voluntária na área da educação. A Appai, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), apoiou a implantação de dois núcleos Bandeirantes, o de Mesquita e o de Irajá. O núcleo nasce a partir da ideia de oferecer atividades extraclasse, lúdicas, motoras e de cidadania, que proporcionem aos alunos mais disciplina, melhor qualidade de vida e preparo para a vida adulta. A associação de professores apoia também os eventos que a instituição oferece, entre eles o Desfile Bandeirantes, onde foram doados os uniformes do evento. Ao longo do projeto, 100 crianças e jovens foram beneficiados. 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Appai é homenageada pelo Inca na categoria "Parceiro INCAvoluntário 2014 - Você Faz a Diferença"



Anualmente, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) realiza uma comemoração em alusão ao Dia Internacional do Voluntário. A data que é reconhecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) conta com mais de 600 voluntários que dedicam seu tempo nas quatro unidades do instituto em prol da solidariedade. 


Durante a confraternização, o Diretor do Inca, Dr. Luis Antônio Santini, ratificou que a equipe técnica hospitalar é muito importante, mas que os voluntários são especiais porque acolhem e levam esperança às pessoas adoecidas. Márcia Marinho e Simone Braga, representando o Diretor-Presidente da Appai Julio Cesar da Costa, receberam a placa simbólica de reconhecimento na categoria "Parceiro INCAvoluntário 2014 - Você Faz a Diferença". 


Conhecida como INCAvoluntário, a área de realizações voluntárias é responsável pelo planejamento e promoção de ações educacionais, recreativas, culturais, de lazer e geração de renda para os pacientes do Instituto. O objetivo é contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos enfermos e seus acompanhantes. Mensalmente, a Appai doa ao Inca 600 latas de leite em pó, além de contribuir nas festas infantis, como a do dia das crianças e natal. Apoia também a festa dos voluntários, na qual os participantes recebem agendas, camisas e canetas.



terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Projeto Espaço de Leitura é implantado com parceria da Appai, Prefeitura do Rio e Ação da Cidadania




A Appai, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), e em parceria com a Prefeitura do Rio e a Ação da Cidadania, ajudou a implementar o projeto "Espaço de Leitura", que tem como objetivo desenvolver diversas atividades para combater o analfabetismo funcional, estimulando a leitura entre as famílias beneficiadas. De acordo com o IBGE, existem no país, acima de 10 anos de idade, 37 milhões de analfabetos funcionais. Para que o projeto fosse implantado de forma estruturada, a Appai investiu na instalação de 20 espaços de leitura, através da doação de livros, estantes, tapetes, camisas. "Através dessa iniciativa, procuramos contribuir para a redução desse problema. Sem esquecer que se trata de uma atividade que está alinhada com a visão da Associação de atuar na transformação social com foco em educação. Trabalhamos para esse resultado!", finaliza Márcia Marinho, do PPAS.

segunda-feira, 1 de dezembro de 2014

Carreta do Morhan alerta sobre hanseníase



A Appai, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), participou da ação “Carreta da Saúde”, na Lapa, no Centro do Rio de Janeiro. No evento foram oferecidos para a comunidade vários serviços e atividades de lazer, como a presença da trupe do Teatro Bacurau Morhan/Appai. O veículo permaneceu estacionado durante todo o dia, realizando exames para detectar eventuais casos de hanseníase entre os visitantes. Para a divulgação desse atendimento, foram utilizados dois atores vestidos de palhacinhos, que distribuíam panfletos no local e encaminhavam os visitantes para o posto móvel. Os artistas contratados representam uma parceria entre o Morhan e a Appai, que atuam juntos no Estado do Rio de Janeiro na busca da conscientização da população. O grupo também visita escolas, realizando apresentações teatrais e palestras, para esclarecer dúvidas dos participantes. Quem quiser conhecer ou levar o grupo de teatro para sua escola, basta entrar em contato através do site: morhan@morhan.org.br ou do telefone 0800 026 2001.