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7 dicas para dormir melhor


Se há uma coisa que nos prejudica durante o dia todo é uma noite mal dormida. As consequências? Cansaço, impaciência, falta de concentração. Sabemos também que no dia a dia não é fácil nos desligarmos completamente e deixarmos as preocupações para trás. Por este motivo listamos sete dicas simples que podem beneficiar o seu sono diariamente.

1. Mantenha um horário regular de sono: ir para a cama e acordar sempre na mesma hora, mesmo aos fins de semana, reforça o ciclo natural do sono.

2. Cuidado da alimentação: nunca se deite de barriga cheia nem de barriga vazia. Uma digestão pesada dificulta o sono, mas tentar dormir com fome também traz desconforto. Bebidas demasiado fortes – como café e álcool – também interferem no ciclo do sono. Antes de deitar, recomenda-se uma xícara de chá de camomila com bolachas maria.

3. Crie um ritualpromova uma rotina simples, mas relaxante antes de dormir, de forma a comunicar ao seu corpo que está na hora de “desligar”. Ler, tomar um banho quente, meditar ou ouvir música relaxante são algumas ideias que se pode pôr em prática. Proibido: ligar o computador, a televisão e outros aparelhos elétricos que excitem a atenção.

4. Prioridade ao conforto: um quarto bem arejado e cheiroso, um colchão confortável, a almofada ideal e um pijama macio são grandes amigos do sono. Elimine ruídos (recorrendo, se necessário, a tampões de ouvidos) e garanta que a luz do dia não entre pela janela.

5. Faça exercício físico: uma atividade física regular contribui para um sono saudável, pois, depois de se exercitar, o corpo libera hormônios importantes, que promovem o bem-estar. Contudo, os especialistas alertam que fazer exercícios perto da hora de dormir é contraindicado, já que provoca a liberação de endorfinas que nos fazem ficar mais despertos.

6. Evite sestas prolongadas: uma sesta na hora certa (no meio da tarde) e durante o tempo adequado (entre 10 e 30 minutos) pode ser fundamental para revitalizar o corpo e a mente. Mas fazer sestas longas e fora de hora (antes ou depois da hora de jantar) afasta o sono quando temos que dormir.

7. Aprenda a gerir o estresse: compromissos e preocupações a mais são um mal típico do nosso século. Para ter a cabeça descansada na hora de ir para a cama, organize o seu dia a dia e minimize as suas preocupações, estabelecendo prioridades e delegando tarefas. Risque aquilo que pode ser dispensado.

Se em nenhuma dessas práticas obtiver resultados positivos, o indicado é procurar uma ajuda médica.


Fonte: Mayo Clinic

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