Páginas

terça-feira, 31 de março de 2015

Nutrientes que não podem faltar na alimentação

Uma boa alimentação, com variados grupos alimentares e ingestão adequada de água, potencializa o rendimento cognitivo


Você sabia que hoje, 31 de março, é o dia da Saúde e Nutrição? Para comemorar essa data, importante para o nosso bem-estar, conversamos com Raquel Azevedo, nutricionista do Programa Saúde 10 da Appai, que elegeu alguns nutrientes que não podem faltar na nossa alimentação para um bom rendimento cognitivo. São eles:


Ômega-3: gordura benéfica e essencial para o organismo que, além de fazer bem ao coração, é boa para a memória porque protege a membrana que recobre os neurônios. Ela é encontrada nos peixes, em especial os de águas frias e profundas, como o salmão. 

Vitamina B1 – Tiamina: quando em falta prejudica a capacidade cerebral, pois é responsável pela captação da glicose, a principal fonte de energia para todo o corpo. É encontrada em cereais e frutas em geral.

Selênio: ajuda na capacidade de concentração, o que se reflete diretamente na memória. É encontrado no alho.

Para a nutricionista, uma alimentação saudável e em quantidade adequada contribui para a aquisição de saberes em todas as áreas do conhecimento. Alguns alimentos estimulam a memória, o raciocínio e ajudam até a melhorar a concentração.

A Appaino intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos Associados e seus beneficiários, implantou há mais de 12 anos o Programa Saúde10, com foco na prevenção de riscos e doenças, e que tem como objetivo permitir que seus momentos mais importantes sejam vividos com melhor saúde e bem-estar. Neste percurso, muitas pessoas já participaram do Programa, que conta com uma equipe especializada e interdisciplinar, desenvolvendo atividades voltadas para a prevenção em saúde, além do acompanhamento e controle dos resultados alcançados. Associe-se!

segunda-feira, 30 de março de 2015

Especial #450Anos: Cidade Olímpica

Vinícius e Tom são os mascotes das Olimpíadas 2016

No último post da série especial #450Anos, nós da Appai falaremos sobre Cidade Olímpica. O principal acontecimento da história foi, em 2009, a escolha da cidade como sede dos 31º Jogos Olímpicos, que deverão ocorrer entre 5 e 21 de agosto de 2016. Ao todo, serão 34 locais de competição espalhados em quatro regiões da cidade – Maracanã, Barra da Tijuca, Deodoro e Copacabana.

Entre as principais transformações da cidade para receber o evento estão a derrubada da Perimetral (Avenida Juscelino Kubitschek) para o resgate do Porto, onde será instalado o Museu do Amanhã, e os investimentos na área de mobilidade urbana com a inauguração do sistema BRT, a implantação do VLT e a ampliação do metrô.

Fiquem ligados no blog da Appai. Postaremos uma nova série no mês de abril. Até breve!

sexta-feira, 27 de março de 2015

7 dicas para dormir melhor


Se há uma coisa que nos prejudica durante o dia todo é uma noite mal dormida. As consequências? Cansaço, impaciência, falta de concentração. Sabemos também que no dia a dia não é fácil nos desligarmos completamente e deixarmos as preocupações para trás. Por este motivo listamos sete dicas simples que podem beneficiar o seu sono diariamente.

1. Mantenha um horário regular de sono: ir para a cama e acordar sempre na mesma hora, mesmo aos fins de semana, reforça o ciclo natural do sono.

2. Cuidado da alimentação: nunca se deite de barriga cheia nem de barriga vazia. Uma digestão pesada dificulta o sono, mas tentar dormir com fome também traz desconforto. Bebidas demasiado fortes – como café e álcool – também interferem no ciclo do sono. Antes de deitar, recomenda-se uma xícara de chá de camomila com bolachas maria.

3. Crie um ritualpromova uma rotina simples, mas relaxante antes de dormir, de forma a comunicar ao seu corpo que está na hora de “desligar”. Ler, tomar um banho quente, meditar ou ouvir música relaxante são algumas ideias que se pode pôr em prática. Proibido: ligar o computador, a televisão e outros aparelhos elétricos que excitem a atenção.

4. Prioridade ao conforto: um quarto bem arejado e cheiroso, um colchão confortável, a almofada ideal e um pijama macio são grandes amigos do sono. Elimine ruídos (recorrendo, se necessário, a tampões de ouvidos) e garanta que a luz do dia não entre pela janela.

5. Faça exercício físico: uma atividade física regular contribui para um sono saudável, pois, depois de se exercitar, o corpo libera hormônios importantes, que promovem o bem-estar. Contudo, os especialistas alertam que fazer exercícios perto da hora de dormir é contraindicado, já que provoca a liberação de endorfinas que nos fazem ficar mais despertos.

6. Evite sestas prolongadas: uma sesta na hora certa (no meio da tarde) e durante o tempo adequado (entre 10 e 30 minutos) pode ser fundamental para revitalizar o corpo e a mente. Mas fazer sestas longas e fora de hora (antes ou depois da hora de jantar) afasta o sono quando temos que dormir.

7. Aprenda a gerir o estresse: compromissos e preocupações a mais são um mal típico do nosso século. Para ter a cabeça descansada na hora de ir para a cama, organize o seu dia a dia e minimize as suas preocupações, estabelecendo prioridades e delegando tarefas. Risque aquilo que pode ser dispensado.

Se em nenhuma dessas práticas obtiver resultados positivos, o indicado é procurar uma ajuda médica.


Fonte: Mayo Clinic

Especial #450Anos: Cidade Sustentável


No penúltimo post da série especial #450Anos, nós da Appai falaremos sobre a Cidade Sustentável, pauta que ganhou importância com a realização, em 1992, da Eco-92 – grande conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente e desenvolvimento. O Rio de Janeiro recebeu cerca de 120 chefes de estado que debateram ações concretas para um futuro sustentável. Um importante benefício para a cidade foi a construção da LinhaVermelha, cuja finalidade era melhorar o acesso ao aeroporto internacional.

Passados vinte anos, foi realizada a Rio+20, nova reunião de grande porte para debater os desafios do clima. A conferência deu início a uma série de importantes eventos internacionais, que tiveram o Rio como palco. Em 2013, é realizada a Jornada Mundial da Juventude, que contou com a presença do Papa Francisco, e, em 2014, a Copa do Mundo, que teve a cidade como sede principal.

Lembrando que os posts serão publicados todas as segundas, quartas e sextas-feiras durante o mês de março. O tema do próximo será Cidade Olímpica, a escolha da cidade para sediar as Olimpíadas de 2016. Até segunda-feira!

quinta-feira, 26 de março de 2015

Novo benefício da Appai



Com o objetivo de proporcionar a você momentos de prazer, alegria e felicidade, a Appai criou o benefício Boa Viagem. Associados e beneficiários terão a oportunidade de vivenciar as maravilhas do turismo histórico, cultural, de praia, aventura, lazer, entre outros, com diárias em belas cidades no estado do Rio de Janeiro. Conheça a relação de pousadas e hotéis conveniados e divirta-se! Mais informações no site da Appai

quarta-feira, 25 de março de 2015

Especial #450Anos: Pós Estado da Guanabara


A reunificação do Rio de Janeiro coincide com grandes mudanças na vida e na cultura brasileira

No oitavo post da série especial #450Anos, nós da Appai falaremos sobre os acontecimentos pós-unificação entre a Guanabara e o estado do Rio de Janeiro, em 15 de março de 1975, que tornou a cidade a capital dessa nova unidade da federação. A Ponte Rio-Niterói completa seu primeiro aniversário e, nos anos seguintes, os cariocas assistem a inauguração do metrô, do sambódromo (projeto do arquiteto Oscar Niemeyer), o fim da Ditadura Militar, a visita do Papa João Paulo II, a primeira edição do Rock in Rio e a circulação do primeiro ônibus de transporte coletivo com ar-condicionado, apelidado pelos cariocas de “frescão”. O automóvel pertencia à empresa Redentor e fazia a linha Castelo/Taquara.

Nesta época, a Cidade Maravilhosa é palco de grandes manifestações pela volta da democracia, que ficaram conhecidas como Diretas Já, movimento no qual a população reivindicava a volta das eleições diretas para presidente da República. “1, 2, 3, 4, 5 mil, queremos eleger o presidente do Brasil”, era o jargão do movimento. A música foi marcada pela irreverência de compositores que contestavam a política e a sociedade da época, como Cazuza, Raul Seixas e Renato Russo. No campo das ciências, estudiosos identificam o buraco na camada de ozônio e, no final dos anos 80, começam a ser comercializados no país os primeiros microcomputadores. A reunificação do Rio de Janeiro coincide com grandes mudanças na vida e na cultura brasileira.

Lembrando que os posts serão publicados todas as segundas, quartas e sextas-feiras durante o mês de março. O penúltimo tema da série será sobre a Cidade Sustentável, pauta de sustentabilidade que ganhou importância com a realização da Eco-92, conferência das Nações Unidas sobre meio ambiente.


terça-feira, 24 de março de 2015

Projeto Terceira Idade promove palestra sobre os direitos da pessoa idosa

Os participantes puderam debater sobre a cartilha do Estatuto do Idoso, bem como os Direitos da Pessoa Idosa


A palestra “Direitos da Pessoa Idosa: um Brasil de todas as idades”, ministrada pela Gerontóloga Sandra Rabello, foi realizada no auditório da Appai como parte do Projeto Terceira Idade. O objetivo foi esclarecer os participantes sobre a Lei nº 10.741, de 1º de outubro de 2003, o Estatuto do Idoso. Percorrendo os caminhos dessa lei, o estudo da cartilha distribuída no evento contou com uma breve introdução do trabalho desenvolvido pelos conselhos paritários, órgão que fiscaliza as leis em vigor. A palestrante também enalteceu a importância da participação dos idosos nos debates dos Conselhos Estaduais. “Queremos ouvir os protagonistas para criar políticas em prol do envelhecimento. Temos que mostrar que o idoso não perde sua capacidade de operação por conta da idade”, afirmou Sandra Rabello.

De acordo com pesquisas realizadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o país ganhou mais anos em expectativa de vida e, consequentemente, cria-se uma necessidade de elaborar novas leis que beneficiem as pessoas que vivem mais. Para Sandra, uma das grandes barreiras atualmente é acreditar que velho é sinônimo de doente. “Perda de capacidade motora funcional não é uma doença. Antigamente subíamos no pé de goiaba, mas hoje sem ajuda de uma escada será bem difícil. Isso não significa que estamos doentes”, ratifica.

* Sandra Rabello é Gerontóloga, coordenadora de Projetos de Extensão da UnATI/UERJ, Presidente do Conselho de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa e Membro do Conselho Nacional dos Direitos do Idoso.

segunda-feira, 23 de março de 2015

Appai e FBB realizam evento que marca data da conscientização hídrica

Crianças participam de dinâmicas com estudos sobre os efeitos colaterais ocasionados pelo mau uso da água


Como uma das ações comemorativas pelo “Dia Mundial da Água”, a Appai e a Federação Bandeirantes do Brasil (FBB) realizaram uma atividade no Museu Histórico Nacional, no Centro do Rio, ontem, dia 22 de março. A proposta foi sensibilizar o público infantil quanto ao consumo consciente desse recurso hídrico. No evento intitulado “Água: eu cuido, eu preservo, eu economizo” foram apresentadas, de forma lúdica, sugestões de práticas para mudanças de hábitos que evitam o desperdício no dia a dia.


A Coordenadora de Relações Institucionais e Parcerias da FBB, Montserrat Cobo, acredita que o movimento teve o poder de transformar a conscientização em ação, pois as atividades lúdicas aguçaram a curiosidade das crianças, fazendo com que elas descobrissem, pesquisando e trabalhando ideias por si próprias, a real importância da economia da água. Para Márcia Marinho, do PPAS, o projeto trouxe um grande ensinamento. “O mais interessante é que a disseminação dos saberes não foi somente para as crianças, mas para os pais que também estiveram presentes no evento. Haja vista que, para garantirmos um futuro seguro, precisamos pensar o agora”, enalteceu Márcia.

Confira o vídeo: 

Especial #450Anos: Estado da Guanabara

Vista do bairro Botafogo, zona sul do Rio de Janeiro. Ao fundo, o Pão de Açúcar e a Baía de Guanabara


No sétimo post da série especial #450Anos, nós da Appai falaremos sobre a criação do Estado da Guanabara. Até 1960, a cidade do Rio era o Distrito Federal. Quando o presidente Juscelino Kubitschek decide transferir a capital para o Centro-Oeste, é fundado o Estado da Guanabara, que atualmente é a Cidade Maravilhosa, com seus 1.356 km². Essa situação perdurou por quinze anos, até 1975, quando a cidade passou a ser a capital do estado do Rio de Janeiro. O seu primeiro governador eleito foi Carlos Lacerda, habilidoso administrador, que conseguiu resolver o problema crônico de falta d’água com a construção da adutora do Guandu. Ergueu, também, centenas de escolas, acabando com o déficit de vagas na educação pública. Entre as reformas urbanas, destacam-se a inauguração do Parque do Flamengo e a abertura dos túneis Rebouças e Santa Bárbara. Em 1965, o Rio de Janeiro comemorou de forma entusiasmada seus 400 anos.


Lembrando que os posts serão publicados todas as segundas, quartas e sextas-feiras durante o mês de março. O próximo tema será a união dos estados Guanabara e Rio de Janeiro. Até quarta-feira!


sábado, 21 de março de 2015

Eu cuido, eu preservo, eu economizo


No próximo domingo, 22 de março, comemora-se o Dia Mundial da Água. A data criada pela Organização das Nações Unidas visa principalmente conscientizar a população, pois o homem tem destruído a natureza em diversos aspectos, comprometendo a qualidade deste bem de consumo. Estudos indicam que num futuro próximo poderemos até mesmo ter uma guerra em busca da água potável, um problema grave que tem atingido todo o mundo. A dificuldade de acesso à água é algo que pode acarretar sérios problemas para as futuras gerações.

Apesar dessa nítida escassez, o Brasil é um país privilegiado, pois possui 11,6% de toda a água doce do planeta, incluindo o maior rio do mundo, o Amazonas, e o maior reservatório subterrâneo do globo, o Sistema Aquífero Guarani. Porém, não há uma boa distribuição, pois 70% da água doce do Brasil está localizada na Amazônia, na qual vivem pouco mais de 7% da população brasileira. A divisão irregular deixa ainda 3% de água para a região Nordeste.

Para colaborar com a economia de água devemos ter consciência na hora de utilizá-la. Precisamos evitar deixar a torneira aberta ao escovar os dentes, fazer barba ou lavar a louça, não tomar banhos demorados, não limpar as calçadas tirando a sujeira com água (o melhor é varrer primeiro), juntar roupas para lavá-las em quantidade maior etc.

Em atenção a essa necessidade, no próximo domingo, a Appai e a Federação Bandeirantes do Brasil realizarão uma atividade no Museu Histórico Nacional, a partir das 10 horas, para sensibilizar, quanto ao consumo consciente de água. No evento intitulado “Água: eu cuido, eu preservo, eu economizo” serão apresentadas de forma lúdica práticas para mudanças de hábitos que evitam o desperdício no dia a dia.

É importante lembrar que, atualmente, muitas pessoas carecem, em diversas partes do mundo, desse bem essencial à vida.


sexta-feira, 20 de março de 2015

Bem-vindo, outono!

Praça Paris, centro do Rio de Janeiro


Prometendo sol com poucas nuvens, o outono começa oficialmente hoje às 19h45. A estação de transição entre o verão e o inverno é caracterizada por noites mais longas que os dias. Alterações bruscas de temperatura, diminuição da umidade do ar e mudança na coloração das folhas das árvores são outros fenômenos que marcam este período. É considerado uma das estações mais bonitas do Rio de Janeiro, pois a luz natural não é agressiva, fazendo sobressaltar as cores, o que facilita o registro de boas fotografias. A estação é abundante para os amantes das atividades outdoor, por ser um ótimo período para se fazer trilhas e caminhadas, proporcionando a descoberta das belas paisagens da cidade. Por este motivo, recomendamos aos associados da Appai pegar a câmera fotográfica e se inscrever no Passeio Cultural. Veja os dias e roteiros na agenda do benefício, no site da Appai. Participe!


Fonte: Climatempo

Especial #450Anos: Cristo Redentor

Construção do Cristo Redentor


No sexto post da série especial #450Anos, nós da Appai falaremos sobre o Cristo Redentor. Um importante ponto turístico e histórico do Rio de Janeiro que, em 2007, foi eleito uma das novas sete maravilhas do mundo. A história desse símbolo da cidade remete a uma ideia que vem do ano 1859, quando, em visita ao Rio de Janeiro, o padre Pedro Maria Boss sugeriu que fosse erguido um monumento religioso, no topo do morro do Corcovado, por se tratar do local mais alto da cidade.


Essa sugestão foi levada à princesa Isabel, que deu o primeiro apoio oficial ao projeto. Em 1922, um abaixo-assinado com mais de 20 mil nomes solicitou que a estátua fosse construída. Assim, o então presidente Epitácio Pessoa doou o topo do Morro do Corcovado para a construção do monumento. Em 1923, o projeto do engenheiro Heitor da Silva Costa foi escolhido para a obra. A imagem do Cristo foi desenhada pelo artista plástico Carlos Oswald e projetada pelo arquiteto francês Paul Landowski. A obra iniciou-se em 1926, e toda a montagem durou cinco anos, sendo finalizada em 1931.

Lembrando que os posts serão publicados todas as segundas, quartas e sextas-feiras durante o mês de março. O tema do próximo será Estado da Guanabara. Com a transferência da capital para Brasília, o Rio de Janeiro passa à condição de cidade-estado, batizado Estado da Guanabara. Até segunda-feira!


quinta-feira, 19 de março de 2015

Giro PPAS

Com o slogan "Vista a fantasia da solidariedade", funcionários da Appai participaram da ação

O primeiro trimestre de 2015 esteve repleto de ações do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS)Com o objetivo de construir resultados sólidos cujos fins estimulem o aumento das redes e parcerias a serem convertidas em oportunidades de uma melhor qualidade de vida, foi realizado em fevereiro o “Bloco da Appai”, no qual teve como temática um pedido de passagem para o grito de carnaval. Promovido pela 7ª Coordenadoria de Assistência Social URS Maria Vieira Bazani, localizado em Guaratiba, zona oeste do Rio de Janeiro, contou com a participação de 35 idosos no baile, no qual cantaram e dançaram as tradicionais marchinhas carnavalescas.


Ainda em ritmo de festa, uma ação realizada no Hemorio, no dia 5 de fevereiro, sensibilizou voluntários sobre a importância da doação de sangue. O objetivo foi manter a média de 300 doadores diariamente e alertar a população para os riscos da falta de sangue neste período de feriado nacional. Com o slogan “Vista a fantasia da solidariedade”, 13 funcionários da Appai participaram da campanha, devido a grande demanda de transfusão de sangue que há nessa data, especialmente pelo aumento do número de acidentes.


Uma parceria entre Appai, Sape e Sinttel promoveu às crianças soropositivas atendidas pela Pediatria do Hospital Gaffrée e Guinle, uma visita ao Museu de Astronomia e Ciências Afins, localizado no bairro imperial de São Cristóvão. A ação, ocorrida no dia 24 de fevereiro, faz parte do projeto “Sape – Socialização e Cidadania”, no qual teve apoio e acompanhamento do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS). Cerca de 40 pessoas participaram, entre elas 16 crianças e responsáveis, das quais também receberam um “kit escola”, composto por mochila e material escolar, doadas pelo Sinttel-RJ. A diretoria da Sape ainda lançou um concurso de redação e de fotografia sobre os temas visitados.


Para o próximo domingo, a Appai e a Federação Bandeirantes do Brasil realizarão uma atividade na Lagoa Rodrigo de Freitas, a partir das 9h, para sensibilizar quanto ao consumo consciente de água, para os frequentadores do Parque dos Patins. No evento intitulado “Água: eu cuido, eu preservo, eu economizo” será apresentado de forma lúdica, práticas para mudanças de hábitos que evitam o desperdício no dia a dia.

quarta-feira, 18 de março de 2015

Especial #450Anos: Bondinho do Pão de Açúcar

Bondinho antigo de 1912. Acervo: Caminho Aéreo Pão de Açúcar

No quinto post da série especial #450Anos, nós da Appai falaremos sobre o Bondinho do Pão de Açúcar. Em 1912, a inauguração de um caminho aéreo no Rio de Janeiro incluía no mapa turístico do Brasil um empreendimento que se tornaria mundialmente famoso. Construído, operado e mantido pela Companhia Caminho Aéreo Pão de Açúcar, o complexo turístico Pão de Açúcar foi criado para o divertimento de milhares de pessoas num local privilegiado pela beleza panorâmica.

Em relação à origem do nome Pão de Açúcar há várias versões históricas. Uma delas é que, segundo o historiador Vieira Fazenda, foram os portugueses que deram esse nome. Durante o apogeu do cultivo da cana-de-açúcar no Brasil (séculos XVI e XVII), após a fruta ser espremida e o caldo fervido e apurado, os blocos de açúcar eram colocados em uma forma de barro cônica para ser transportado para a Europa. Esse recipiente era denominado pão de açúcar. A semelhança do penhasco carioca com aquele utensílio teria originado o nome. Atualmente, o Bondinho do Pão de Açúcar é uns dos cartões-postais da cidade, reconhecido mundialmente.

Lembrando que os posts serão publicados todas as segundas, quartas e sextas-feiras durante o mês de março. O tema do próximo será o Cristo Redentor, que também é um importante ponto turístico e histórico do Rio de Janeiro. Até sexta-feira!



terça-feira, 17 de março de 2015

Rádio Appai e YouTube no Facebook



Você já conhece a novidade que a página oficial da Appai no Facebook está disponibilizando? Agora em uma única rede social você vai acompanhar todos os vídeos das atividades da Associação, além da programação exclusiva que a Rádio Web Appai produz. Na imagem acima, destacamos a nova ferramenta, através da qual, pelo aplicativo do YouTube, você poderá curtir, comentar e compartilhar os vídeos diretamente na sua linha do tempo. Já pelo App da Rádio, é possível minimizar a janela enquanto se navega pela internet e ouvir as notícias atualizadas sobre educação, além das músicas que selecionamos especialmente para você. Confira!

segunda-feira, 16 de março de 2015

Roda de Saúde: Mulher, comportamento e moda


Com o intuito de contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos seus Associados, o Programa Saúde 10 da Appai realizou nesta segunda-feira, 16 de março, mais uma edição do “Roda de Saúde”. Sob a temática “Mulher, comportamento e moda”, cerca de 25 participantes discutiram sobre a pragmática divulgada pela mídia, na qual a beleza estereotipada tem se tornado um padrão mundial. O Programa conta com uma equipe especializada e interdisciplinar, desenvolvendo, junto ao associado e seus beneficiários, atividades voltadas para a prevenção em saúde. Promover modificações na rotina diária e no estilo de vida é um desafio. Comece agora, estamos esperando por você!

Especial #450Anos: Distrito Federal

O Rio de Janeiro foi capital do Brasil até 1960

No quarto post da série especial #450Anos, nós da Appai abordaremos o Distrito Federal, focalizando o momento (1889) em que a cidade do Rio de Janeiro passa a ser a capital da República do Brasil. Pela Lei Orgânica de 1892, os prefeitos da cidade seriam escolhidos pelo presidente da República, assim permanecendo até 1960. Nas primeiras décadas do século XX, o Rio de Janeiro testemunhava novas transformações urbanas, sendo as principais delas empreendidas pelo prefeito Pereira Passos

Outros governantes, no entanto, deixaram marcas importantes, como o médico Pedro Ernesto, que foi um dos que mais construiu escolas e hospitais e, sendo fã do Carnaval, incluiu esse festejo no calendário oficial da cidade, em 1935. Aliás, neste mesmo ano é lançada a marchinha Cidade Maravilhosa interpretada por Aurora Miranda, irmã de Carmem Miranda. Além disso, dois importantes pontos turísticos são inaugurados: o Bondinho do Pão de Açúcar, em 1912, e o Cristo Redentor, em 1931.

Lembrando que os posts serão publicados todas as segundas, quartas e sextas-feiras durante o mês de março. O tema do próximo será o Bondinho do Pão de Açúcar. Um caminho aéreo no Rio de Janeiro que se tornaria mundialmente famoso. Até quarta-feira!


sexta-feira, 13 de março de 2015

Especial #450Anos: Cais do Valongo

Cais e Jardim do Valongo. Acervo: Cidade Olímpica 


No terceiro post da série especial #450Anos, nós da Appai falaremos sobre o Cais do Valongo, construído em 1811 pela Intendência Geral de Polícia da Corte. Revelado em 2011 durante as obras do Porto Maravilha, o cais foi construído com o objetivo de retirar da Rua Direita, atual Primeiro de Março, o desembarque e comércio de africanos escravizados. Em 1831, o Valongo foi fechado, quando o tráfico transatlântico foi proibido por pressão da Inglaterra. Entre a construção do cais e a proibição do tráfico, desembarcaram entre 500 mil e um milhão de escravos de diversas etnias africanas. Em 2014, a Prefeitura do Rio e o Iphan deram início à elaboração do dossiê para o reconhecimento do Cais do Valongo como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

Lembrando que os posts serão publicados todas as segundas, quartas e sextas-feiras durante o mês de março. O tema do próximo será Distrito Federal, abordando o momento em que a cidade do Rio de Janeiro passa a ser capital da República do Brasil. Até segunda-feira!

quinta-feira, 12 de março de 2015

As muitas vantagens da dança

25º Grande Baile da Appai

Todo mundo sabe que os exercícios são muito importantes para a saúde física e mental. Profissionais asseguram que, para aumentar as chances de longevidade e qualidade de vida, não há nada mais eficaz do que uma alimentação equilibrada aliada a atividades físicas regulares. Hábitos saudáveis como esses são levados aos associados da Appai através de benefícios como o de Dança de Salão, oferecido nos Polos de Dança, espalhados em diversos pontos do Estado do Rio de Janeiro. Divididos em turmas iniciantes e intermediárias, os grupos participam dos módulos com duração de 16 horas/aula em diversos horários. Com uma variação rítmica que vai desde o samba, soltinho, bolero, zouk, forró, salsa até a dança do ventre, os espaços de dança contam com instrutores capacitados e qualificados para contribuir para o melhor desempenho dos participantes.


Além disso, todo ano acontece o Grande Baile Beneficentedos Associados da Appai. A 26ª edição ocorrerá no dia 23 de maio, e a solicitação para participar poderá ser feita através do Portal do Associado
, até o dia 29 de março. A retirada dos convites será realizada entre os dias 30 de março e 15 de abril.


O Grande Baile acontece duas vezes ao ano

A dança pode ser uma boa alternativa para quem deseja se exercitar, mas não sente prazer e estímulo nas atividades convencionais. São muitos os benefícios, dentre eles o aumento da flexibilidade, o aprimoramento da coordenação motora, a melhora cardiorrespiratória e também a otimização do condicionamento aeróbico. A dança (a depender da frequência e intensidade) é um dos exercícios físicos que mais ajudam a ficar em dia com a balança. Só para se ter ideia, em uma hora de zumba pode-se perder pelo menos 300 kcal. 


Não importa a idade, a habilidade ou a classe social. Movimentar-se embalado pelo ritmo da música é algo capaz de transformar um dia ruim em um dia bom. A prática é estimulante, relaxante e motivadora, pois não envolve só técnica, pede sentimento. Encontre o polo de dança mais perto de você e comece a se exercitar!



* Fonte: Blog Companhia Athletica

quarta-feira, 11 de março de 2015

Especial #450Anos: Aqueduto da Carioca, os Arcos da Lapa


No segundo post da série especial #450Anos, nós da Appai falaremos sobre o Aqueduto da Carioca, constituído de 42 arcos em 17 metros de altura, no qual fazia parte do sistema de abastecimento da cidade, levando água potável para o centro. Considerada como a obra arquitetônica de maior porte empreendida no Brasil durante o período colonial, é hoje um dos cartões-postais da capital carioca, símbolo mais representativo do Rio Antigo, preservado na região boêmia da Lapa. 


A partir de 1896, o aqueduto passou a ser utilizado como viaduto para os novos bondes de ferro que passaram a circular na cidade e por muito tempo foram o principal meio de acesso do centro às partes mais altas do bairro de Santa Teresa. Conservados pelo poder público, os antigos arcos coloniais servem atualmente como pano de fundo para diversos eventos, como as festividades da Semana Santa e o tradicional Auto de Natal da cidade. Os Arcos da Lapa serão o palco da próxima corrida da Appai, o Circuito Light Rio Antigo, no dia 15 de março.


Lembrando que os posts serão publicados todas as segundas, quartas e sextas-feiras durante o mês de março. O tema do próximo será o Cais do Valongo, construído em 1811 pela Intendência Geral de Polícia da Corte. Até sexta-feira!



* Fonte: Guia Breve História do Rio de Janeiro

Revista Appai Educar em novas plataformas

A partir de hoje você já pode ler as edições digitais da Revista Appai Educar no seu smartphone e no tablet. Compatível com os sistemas operacionais iOS e Android, a ferramenta disponibiliza um fácil acesso repleto de novidades, com downloads personalizados nos quais você pode baixar as matérias de seu interesse, além poder visualizar vídeos exclusivos com conteúdos da edição. Agora, todas as informações que você já obtinha pelo computador agora poderão ser acessadas de onde você estiver. Visite o site da Appai e fique por dentro das notícias sobre educação, agora com mais comodidade.

terça-feira, 10 de março de 2015

Appai e CRA-RJ promovem a 1ª Corrida do Administrador e do Professor


Em homenagem ao professor, a Appai realizará a 1ª Corrida do Administrador e do Professor, em parceria com o CRA-RJ. O evento, que acontecerá no dia 17 de maio de 2015, no Aterro do Flamengo, faz parte da programação do XIV Fórum Internacional de Administração e da comemoração dos 50 anos da profissão, promovidos pelo Conselho Regional de Administração do RJ. Com largada prevista para as 8 horas da manhã, os participantes percorrerão trajetos de 5 e 10 km de caminhada e corrida. Além do associado Appai, administradores do Brasil e de outros países vão estar presentes na competição. As inscrições estarão abertas no site da Appai. Fique atento!

segunda-feira, 9 de março de 2015

Especial #450Anos: A origem do nome Rio de Janeiro e do termo “carioca”

Vista da Baia de Guanabara, cerca de 1903.

Para comemorar os 450 anos da Cidade Maravilhosa, a Appai trará posts e curiosidades sobre a história da Cidade Maravilhosa, a fim de homenagear aquela que canta e encanta os nossos dias. Para começar a série Especial #450Anos falaremos sobre a origem do nome Rio de Janeiro e do termo “carioca”. 


A origem mais aceita sobre o nome da cidade é atribuída a Gonçalo Coelho, que chegou às águas tranquilas da Guanabara em 1º de janeiro de 1502. Acreditando ter encontrado a foz de um rio, Gonçalo batizou o lugar de Rio de Janeiro. 


Já o nome “carioca” é de origem tupi e designa o rio que abastecia a região com água potável. Nele habitava o acari, uma espécie de peixe de água doce, que naquele rio fazia sua oca (casa), daí carioca. O termo passou a ser utilizado pela população da Cidade do Rio de Janeiro para se diferenciar dos fluminenses (como é chamado quem nasce no Estado do Rio) depois da construção, em 1750, do Aqueduto da Carioca, hoje mais conhecido como Arcos da Lapa.


Lembrando que os posts serão publicados todas as segundas, quartas e sextas-feiras durante o mês de março. O tema do próximo será Os Arcos da Lapa. Um espaço de lazer e diversão, e que é o palco da próxima corrida, o Circuito Light Rio Antigo. Até quarta-feira!



sexta-feira, 6 de março de 2015

Dia Internacional da Mulher



Palestra enfatiza o papel e os direitos feminino na sociedade

No próximo domingo, 8 de março, comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Já dizia Erasmo Carlos: "Dizem que a mulher é o sexo frágil, mas que mentira absurda…". E ele estava certo. As mulheres estão atestando a cada dia que não representam o "sexo frágil", e a prova disso é que elas estão à frente de grandes empresas e até governando países. 


Foram muitas as conquistas ao longo dos anos, tanto dentro de casa - já que a mulher, além de cuidar do lar e dos filhos, passou a trabalhar -, quanto na legislação, que garantiu a elas o direito ao voto e a criação de leis que protegem e asseguram direitos iguais a homens e mulheres.


Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. Nessa sexta-feira (06/3), na Appai, as funcionárias estão participando da Semana da Mulher, evento que promove palestras sobre alimentação, saúde, direitos e até uma aula de defesa pessoal. 


No próximo dia 16 de março, o tema "Mulher, comportamento e moda" será discutido na Roda de Saúde, do Programa Saúde 10. Para se inscrever, basta acessar o Portal doAssociado. A Appai deseja a todas vocês um Feliz Dia das Mulheres!