Páginas

quinta-feira, 30 de abril de 2015

Mitos e Verdades: Chá de Boldo


No mês de abril, nós da Appai traremos curiosidades sobre hábitos do cotidiano. No último post da série Mitos e Verdades a pergunta é: chá de boldo é bom para o fígado? Melhora a ressaca? Será mito ou verdade?

VERDADE

Segundo a nutricionista da Appai Viviane Macedo, o chá de boldo apresenta propriedades desintoxicantes e é recomendado para casos de desconforto na ingestão de alimentos, além de ajudar o fígado a trabalhar melhor.


* Viviane Macedo é graduada em Nutrição e especialista em Segurança Alimentar.

quarta-feira, 29 de abril de 2015

Retire seu kit


Associados, informamos que o kit da corrida Barra Run – etapa Península pode ser retirado na sede da Appai amanhã (30/04) e sábado (02/05), entre 8 e 17 horas. Ressaltamos a importância da nova regra: o kit só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo, garantindo assim mais segurança para você. Também será possível ter acesso ao seu kit na tenda da Associação, no dia da corrida, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada da prova.

terça-feira, 28 de abril de 2015

Mitos e Verdades: Frango e hormônios


No mês de abril, nós da Appai traremos curiosidades sobre hábitos do cotidiano. No penúltimo post da série Mitos e Verdades a pergunta é: a carne de frango faz mal por causa da adição de hormônios? Será mito ou verdade?

MITO

Viviane Macedo, nutricionista da Appai, explica que a carne de frango não apresenta hormônios de espécie alguma: “isso é uma lenda”, afirma. Colocar hormônio em carne é crime e existe uma portaria, a de número 51, de 1991, do Ministério da Agricultura, que proíbe tal procedimento. Logo, a carne que apresentar índices de hormônio não poderá ser comercializada. Este mito surgiu porque os frangos criados em granjas atingem o tamanho de abate em pouco tempo, em função da seleção genética que é realizada para esse fim.

Lembrando que os posts serão publicados todas as terças e quintas-feiras durante o mês de abril. A pergunta do próximo será “Chá de boldo é bom para o fígado? Melhora a ressaca?”. Será mito ou verdade?


* Viviane Macedo é graduada em Nutrição e especialista em Segurança Alimentar.

segunda-feira, 27 de abril de 2015

Tenha este telefone sempre em mãos


A Appai disponibiliza o benefício coletivo de Assistência Funeral 24h, através de um convênio com uma seguradora que dispõe de profissional especializado na execução de procedimentos funerários necessários, evitando que a família, num momento difícil, tenha de se envolver com assuntos burocráticos e financeiros, sem qualquer custo. No caso de falecimento do Segurado (associado colaborador, cônjuge, filhos menores de 21 anos, pais do associado colaborador e beneficiários agregados), a Seguradora deverá ser comunicada, no ato, pelo telefone 0800-023-4600 (24 horas todos os dias, inclusive feriados) para que a Assistência possa ser imediata. Para mais informações acesse o site da Appai.

sexta-feira, 24 de abril de 2015

Nova regra na entrega do kit das corridas


A partir da próxima competição – a Soul Carioca, que se realizará no dia 26 de abril –, os kits das corridas só serão disponibilizados ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-los, o que garante mais segurança para você, associado. A entrega dos kits continuará sendo feita na sede da Appai, mas agora com uma novidade: o participante também poderá ter acesso a eles na tenda da Associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada da prova. O importante é que associados e beneficiários se conscientizem em doar leites preferencialmente do tipo integral. Compartilhe essa ideia!

Retirada dos kits



Olá, associados! Informamos que os kits da corrida Soul Carioca – etapa Quinta da Boa Vista – já podem ser retirados na sede da Appai, entre hoje (24/04) e amanhã (25/04), das 8 às 17 horas. Ressaltamos a importância da nova regra: os kits da prova só serão entregues ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo, garantindo assim mais segurança para você. Também será possível ter acesso ao seu kit na tenda da Associação, no dia da corrida, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada da prova.

quinta-feira, 23 de abril de 2015

Mitos e Verdades: Vegetais congelados



No mês de abril, nós da Appai traremos curiosidades sobre hábitos do cotidiano. No sétimo post da série Mitos e Verdades a pergunta é: Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados? Será mito ou verdade?

MITO

A nutricionista da Appai Viviane Macedo explica que congelar o alimento o mantém mais próximo do seu estado natural e, dessa forma, seus nutrientes não se perdem. Além disso, a baixa temperatura impede a ação dos micro-organismos.

Lembrando que os posts serão publicados todas as terças e quintas-feiras durante o mês de abril. A pergunta do próximo será “A carne de frango faz mal por causa da adição de hormônios?”. Será mito ou verdade?

* Viviane Macedo é graduada em Nutrição e especialista em Segurança Alimentar.

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Inscreva-se!


Estão abertas as inscrições para a corrida que tem a alma do Rio. O Circuito Soul Carioca, etapa Méier, será realizado no dia 24 de maio e percorrerá o centro histórico de engenhos, que antes formavam o tradicional bairro carioca, que é portador de duas aparências urbanas distintas: uma mais agitada, na sua área comercial, e outra mais calma, nas ruas de caráter mais residencial. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado e participe da corrida que foi feita para você que gosta de correr por lugares tipicamente cariocas.

terça-feira, 21 de abril de 2015

Mitos e Verdades: Saleiro na mesa



No mês de abril, nós da Appai traremos curiosidades sobre hábitos do cotidiano. No quinto post da série Mitos e Verdades a pergunta é: Para restringir o consumo de sal no dia a dia, vale eliminar o saleiro da mesa? Será mito ou verdade?

VERDADE

A nutricionista da Appai Viviane Macedo explica que não deixar o saleiro à vista é uma medida simples, porém eficiente. Principalmente porque, durante a preparação de muitos pratos, já utilizamos o sal de cozinha e também alimentos industrializados, além de embutidos que incluem grande quantidade do componente. Ela lembra que muitas pessoas adicionam o sal antes mesmo de experimentar a comida. A especialista orienta para não se fazer isso e em seu lugar utilizar ervas.

Lembrando que os posts serão publicados todas as terças e quintas-feiras durante o mês de abril. A pergunta do próximo será “Os vegetais perdem seus nutrientes quando congelados?”. Será mito ou verdade?


* Viviane Macedo é graduada em Nutrição e especialista em Segurança Alimentar.

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Não fique fora dessa!


Estão abertas as inscrições para o Circuito Light Rio Antigo, que acontece no dia 10 de maio, na Praça Tiradentes, no Centro do Rio. No local, a estátua equestre destaca a figura de D. Pedro I vestido com o uniforme de general, segurando com a mão esquerda as rédeas e o braço direito levantado, representando o ato da Independência. Em seu pedestal há quatro esculturas em bronze com figuras que simbolizam os quatro maiores rios brasileiros: o Amazonas, simbolizado por uma índia com uma criança nas costas e um índio com os pés sobre um jacaré, além de uma arara; o Paraná, representado por um índio segurando uma flecha e uma índia tocando maracá próximos de uma anta, um tatu e duas grandes aves; o São Francisco, retratado através de um índio sentado perto de um tamanduá bandeira e uma capivara; e o Madeira, que aparece na figura de um índio com arco e flecha, em atitude de disparar próximo a uma tartaruga, uma ave e um peixe. 

Muita história e cultura pelas ruas do Rio. Junte-se a nós e garanta sua inscrição no Portal do Associado!

sexta-feira, 17 de abril de 2015

Faça parte desse grande evento


Estão abertas as inscrições para a 1ª Corrida do Administrador e do Professor, em parceria com o CRA-RJ. O evento, que acontecerá no dia 17 de maio de 2015, no Aterro do Flamengo, faz parte da programação do XIV Fórum Internacional de Administração e da comemoração dos 50 anos da profissão, promovidos pelo Conselho Regional de Administração do Rio de Janeiro. Com largada prevista para as 8 horas da manhã, os participantes percorrerão trajetos de 5 e 10 km de caminhada e corrida. Além do associado Appai, administradores do Brasil e de outros países estarão presentes na competição. As inscrições para os associados deverão ser feitas através do Portal da Appai.

Inscrições Abertas - Barra Run



Estão abertas as inscrições para a corrida Barra Run – etapa Península, que acontece no dia 3 de maio, na Barra da Tijuca. A região passou a ficar conhecida devido a sua importância prática para o estudo da urbanização moderna no Brasil, com o conceito de desenvolvimento sustentável, atualmente em voga nos cursos de arquitetura. A área da Península foi preparada para ocupação consciente do terreno, sendo um projeto único no país. O grande destaque da corrida fica por conta do percurso, estendido ao longo de um maravilhoso local, junto à Reserva Ecológica de Marapendi, declarada como Área de Proteção Ambiental em 1991. Junte-se a nós e garanta sua inscrição no Portal do Associado.

quinta-feira, 16 de abril de 2015

Professoras associadas da Appai ganham prêmio da Prefeitura do Rio

Professoras premiadas pela Prefeitura do Rio

A Prefeitura do Rio premiou as 11 melhores professoras alfabetizadoras das escolas da rede municipal de ensino, em uma cerimônia na sede da Secretaria de Educação, na Cidade Nova. A escolha das contempladas foi feita com base nos resultados do Alfabetiza Rio 2014, que é uma avaliação externa, aplicada anualmente desde 2010, que mede o nível de alfabetização dos alunos do 1º ano do Ensino Fundamental em Língua Portuguesa (Leitura e Escrita) e em Matemática.

Sônia de Araújo Pinto, uma das professoras premiadas, é associada da Appai e leciona na Escola Municipal José Pancetti, em Realengo. Ela conta que seu desejo pela carreira do magistério começou na infância, pois sempre brincava de dar aulas. “O que amo em minha profissão é o contato diário com diferentes crianças e a possibilidade que tenho, através disso, de mudar de forma positiva a vida deles”, afirma.

Já para a professora Maria de Fátima Rangel, que também é associada da Appai e atua há 20 anos na Escola Municipal Haydea Vianna Fiuza de Castro, em Paciência, revela que o segredo está no amor pela profissão e em fazer o que gosta. “Não tenho uma fórmula para a coisa dar certo. Acho que o principal é o amor pelo meu trabalho. Nossa unidade é viva e dinâmica e todas as salas de aula possuem canto de leitura e da matemática. Dessa forma, desde a educação infantil as crianças já vêm preparadas e sendo estimuladas. Mesmo mudando de ano e de turma, elas sempre têm o cantinho das atividades seja lá em qual sala estiverem”, conta. 

Simone Braga, do setor de Relações Institucionais da Appai, ressalta que é de extrema importância esse reconhecimento por parte da Prefeitura Municipal da Cidade do Rio de Janeiro, pois estimula as docentes envolvidas em transformar a Educação. “E hoje nosso agradecimento especial vai para Sônia de Araújo Pinto, associada colaborativa da Appai, que muito nos honra e orgulha em tê-la em nosso quadro associativo, pois com dedicação e engajamento conseguiu fazer a diferença para os alunos da Alfabetização”, finaliza.

Mitos e Verdades: Laranja e feijoada


No mês de abril, nós da Appai traremos curiosidades sobre hábitos do cotidiano. No quinto post da série Mitos e Verdades a pergunta é: É verdade que a laranja auxilia a digestão de uma refeição pesada, como a feijoada? Será mito ou verdade?

VERDADE

A nutricionista da Appai, Viviane Macedo, esclarece que as fibras presentes na laranja podem facilitar a digestão, melhorando o funcionamento do intestino e reduzindo parte da absorção de gorduras.

Lembrando que os posts serão publicados todas as terças e quintas-feiras durante o mês de abril. A pergunta do próximo será “Para restringir o consumo de sal no dia a dia, vale eliminar o saleiro da mesa?”. Será mito ou verdade?


* Viviane Macedo é graduada em Nutrição e especialista em Segurança Alimentar.

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Lei Maria da Penha

"A violência, seja qual for a maneira como ela se manifesta, é sempre uma derrota."  Jean-Paul Sartre.


A violência doméstica e familiar é uma questão histórica e cultural, que ainda faz parte da realidade de muitas mulheres brasileiras. Ela não é marcada apenas pela agressão física, mas também pela psicológica, sexual, patrimonial, moral, dentre outras, decorrentes da desigualdade nas relações de poder entre homens e mulheres, ainda presente na sociedade.

As expressões mais terríveis da violência contra a mulher estão localizadas principalmente no âmbito familiar, ou seja, “nas casas” que são consideradas no ideário popular como lugar de proteção, e que pode ser um local de risco para elas. A Lei Maria da Penha (Lei nº 11.340, de 7 de agosto de 2006) consiste em um instrumento de grande importância no combate à violência principalmente contra o público feminino. A partir dela, criou-se mecanismos para prevenir e coibir as agressões nos âmbitos doméstico e familiar. Foi uma grande conquista para a sociedade, um avanço no que diz respeito à intolerância e à violação da dignidade e dos direitos fundamentais.

Nos casos de violência doméstica, o Serviço Social da Appai intervém orientando e encaminhando aos serviços especializados de atendimento à mulher. Para isso, o associado colaborador deverá dirigir-se ao Atendimento Presencial, na sede da Associação (Rua Senador Dantas, 117, sobreloja 211 – Centro – Rio de Janeiro), de segunda a sexta-feira, das 8 às 17:30, para que, de lá, seja encaminhado ao benefício de Serviço Social. Para mais informações ligue: (21) 3983-3200.

terça-feira, 14 de abril de 2015

Mitos e Verdades: Cardápio variado



No mês de abril, nós da Appai abordaremos curiosidades sobre hábitos do cotidiano. No quarto post da série Mitos e Verdades a questão é: Comer sempre os mesmos alimentos, sem variar o cardápio, pode trazer danos à saúde. Será mito ou verdade?

VERDADE

A nutricionista da Appai, Viviane Macedo, explica que a ingestão dos mesmos alimentos, sem haver variação, não fornecerá todos os nutrientes essenciais ao corpo, pois cada um deles contém vitaminas e minerais específicos, e por outro lado apresenta deficiência de outros nutrientes. Estes, por sua vez, estão presentes em outros alimentos. Por isso, ela afirma que é importante variar.

Lembrando que os posts serão publicados todas as terças e quintas-feiras durante o mês de abril. A pergunta do próximo será: “É verdade que a laranja auxilia a digestão de uma refeição pesada, como a feijoada?”. Será mito ou verdade?


* Viviane Macedo é graduada em Nutrição e especialista em Segurança Alimentar.

segunda-feira, 13 de abril de 2015

Sabor à vida


Qual é o melhor sabor do mundo?” foi o tema abordado no Roda de Saúde que aconteceu no auditório da Appai na segunda-feira, 13 de abril. A estratégia da equipe do Programa Saúde 10 para esta edição foi refletir sobre a importância desse nosso bem natural de consumo: a água. 

Durante o debate, os participantes foram indagados sobre a temática, e as respostas vieram acompanhadas de delícias da culinária mundial. Ao se depararem com a conclusão de que de fato o melhor sabor do mundo é o da água, ela se tornou objeto de discussão, principalmente no que diz respeito ao seu futuro. 

Para a associada Josiane Sabino Nogueira, a economia hídrica é fundamental para que possamos manter esse bem precioso para nossas futuras gerações. “Um refrigerante é gostoso, mas ele não mata a sede de verdade. Nós precisamos mesmo é da água para saciar essa necessidade”, comentou Josiane.

A nutricionista do Saúde 10, Raquel de Azevedo, propôs uma reflexão sábia sobre a situação da água em nível mundial. “Antigamente aprendíamos que se tratava de algo renovável; a chuva infiltrava no lençol freático, passava pela evaporação e voltava novamente às nuvens. Mas atualmente não é mais assim por conta da nossa poluição e de outras situações, como o excesso de áreas que receberam concreto e asfalto, por exemplo. Hoje a nossa água é finita!”, ressaltou Raquel.

Para Ieda Herculano, psicóloga do programa, nós temos que responder sobre essa questão pensando no que é o mais essencial para nós. “Dessa forma vamos eleger o sabor que nos faz vivos, levando cada um a pensar de forma sustentável sobre as condições da água”, enalteceu Ieda.

Participe do Roda de Saúde! Fique de olho nas próximas datas no Portal da Appai.

sexta-feira, 10 de abril de 2015

Faça parte do maior Fórum Internacional de Administração



O evento acontece nos dias 18, 19 e 20 de maio e contará com gestores e educadores de diversos países, entre eles Pierre Lévy e Maria Helena Guimarães de Castro, que participa de conselhos de entidades ligadas à educação, como a Todos pela Educação. Não perca essa oportunidade! Faça já sua pré-inscrição no Portal do Associado e aprimore sua capacitação e formação educacional.

quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mitos e Verdades: Carne vermelha



No mês de abril, nós da Appai traremos curiosidades sobre hábitos do cotidiano. No terceiro post da série Mitos e Verdades a pergunta é: Carne vermelha faz mal à saúde? Será mito ou verdade?

MITO

A nutricionista da Appai, Viviane Macedo, explica que a carne bovina é uma fonte importante de proteínas, zinco e, principalmente, ferro e vitamina B12. As quantidades desses dois últimos nela presentes nem se comparam às da carne branca. No entanto, o consumo elevado tem sido associado a um maior risco de doenças, devido ao alto teor de gordura saturada presente no alimento. Assim, para aproveitar os benefícios, o melhor é ingerir a carne bovina três vezes por semana e optar por carnes vermelhas mais magras, como patinho, alcatra, maminha etc.

Lembrando que os posts serão publicados todas as terças e quintas-feiras durante o mês de abril. A pergunta do próximo será “Comer sempre os mesmos alimentos, sem variar o cardápio, pode trazer algum dano à saúde?”. Será mito ou verdade?


* Viviane Macedo é graduada em Nutrição e especialista em Segurança Alimentar.

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Campanha de doação de leite

Associados e voluntários organizando as latas de leite que foram entregues para as instituições

No momento da troca do kit da última corrida, o Barra Run, associados da Appai tiveram a oportunidade de conhecer os representantes de algumas instituições que recebem as doações de leite através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS). Nesse momento, eles foram informados sobre a importância de sua colaboração, como é feito o atendimento, entre outras situações, para que pudessem conhecer melhor as atividades. A associada Daniela Fernandes Lima relatou que foi uma excelente iniciativa de conscientização. “Percebi que posso unir o útil ao agradável. Correr e doar!”, completa a associada se referindo à sua presença nas corridas. Para receber o kit e participar, é necessário colaborar com duas latas de leite integral.

As instituições que receberam as doações foram Casa da Mãe Pobre, o Instituto Correr pela Vida e a Acam – RJ (Associação Carioca de Assistência à Mucoviscidose – Fibrose Cística). Leandro Gonçalves, que é pai de quatro crianças com fibrose cística e recebe o leite através dessa associação, afirma que essa doação é muito importante. “É uma ajuda muito boa, minha esposa não pode colaborar porque precisa cuidar das crianças. Só eu trabalho, temos necessidade desses leites para eles, eu preciso muito dessa ajuda”, conta. O diretor do Instituto Correr pela Vida, César Couto, relata que as doações são de suma importância para os futuros atletas. “E como são! Ficam incrivelmente satisfeitos quando recebem. A alimentação é importante para eles”, finaliza.

terça-feira, 7 de abril de 2015

Mitos e Verdades: Alimentação e descanso



No mês de abril, nós da Appai traremos curiosidades sobre hábitos do cotidiano. No segundo post da série a pergunta é: É verdade que não se deve deitar logo após uma refeição? Será mito ou verdade?

MITO

A nutricionista da Appai Viviane Macedo esclarece que deitar-se logo após uma refeição somente irá acelerar o processo de digestão, pois o organismo concentrará seus esforços nessa atividade. Essa é a razão pela qual sentimos fome quando acordamos.

Lembrando que os posts serão publicados todas as terças e quintas-feiras durante o mês de abril. A pergunta do próximo será “Carne vermelha faz mal à saúde?”. Será mito ou verdade?


* Viviane Macedo é graduada em Nutrição e especialista em Segurança Alimentar.

segunda-feira, 6 de abril de 2015

A rádio dos professores


Uma rádio com conteúdo pensado exclusivamente para o professor! Sintonize na Rádio Web Appai e confira as músicas e notícias sobre educação que selecionamos pra você. Na rádio web da Appai você também pode deixar um comentário contando o que está achando da programação. Muitos ouvintes, como a Maria Perpétua e o Léo Souza, já deixaram o seu. Se liga no que eles escreveram:

Léo Souza| Pessoal, que rádio maravilhosa! A melhor rádio on-line que eu já encontrei, a playlist eclética e muito bem selecionada, perfeita!!! Ah sim, notícias relevantes que cumprem o papel de informar e não apenas despejar palavras aleatoriamente. Estão de parabéns!

Maria Perpétua| Todas as vezes que ouço a Rádio Appai eu só tenho que parabenizar pelo excelente repertório. As músicas são maravilhosas. Vocês estão D+!!!! 

sexta-feira, 3 de abril de 2015

A Appai e o CRA/RJ levam você para participar do XIV FIA


Estão abertas as pré-inscrições para a solicitação das credenciais para o XIV Fórum Internacional de Administração, cuja participação é extensiva aos associados da Appai. Uma excelente oportunidade para troca de experiências, uma vez que administradores e educadores de diversos países estarão presentes (confira abaixo a relação de palestrantes). O associado interessado deverá efetuar a sua pré-inscrição no Portal da Appai. Não perca essa oportunidade única de ampliar seus conhecimentos com os melhores profissionais da área!

quinta-feira, 2 de abril de 2015

Mais do que um movimento

Não é o ritmo nem os passos que fazem a dança, mas a paixão que vai na alma de quem dança. Augusto Branco

O benefício Dança de Salão da Appai tem por objetivo interagir, sociabilizar e, acima de tudo, aumentar o círculo social dos participantes. O exercício de dançar e o aprendizado da técnica são levados aos associados, não somente nos bailes anuais, mas, sobretudo, nas aulas ministradas nos Polos de Dança, espalhados por diversos pontos do Estado do Rio. Esses espaços contam com instrutores capacitados e qualificados a contribuir para o melhor desempenho dos participantes, abordando variações rítmicas que vão desde o samba, soltinho e bolero ao zouk, forró e salsa. Para maio, a surpresa fica por conta de uma nova modalidade: o tango.

A dança desenvolvida na Argentina e no Uruguai no século XIX é mais do que simplesmente uma postura precisa e um passo estável, sendo resultante da fusão de música europeia, africana e gaúcha. Naquele tempo, as pessoas começaram a sentir o ritmo sob a pele como uma linguagem da alma. O tango é dançado normalmente em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito, ou faces encostadas (cara a cara). No entanto, o Nuevo Tango permite dançar numa postura aberta, possibilitando uma improvisação infinita.


E para os alunos colocarem em prática o que aprenderem sobre o tango, bem como sobre os outros ritmos estudados, a Appai promove duas vezes ao ano o “Grande Baile”, que no próximo dia 23 de maio chega a sua 26ª edição. O evento será realizado no Ribalta Eventos, localizado na Avenida das Américas, 9.650, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Para se inscrever acesse o Portal da Appai. Participe!

Mitos e Verdades: Comida e televisão



No mês de abril, nós da Appai traremos curiosidades sobre hábitos do cotidiano. No primeiro post da série Mitos e Verdades a pergunta é: Comer assistindo televisão engorda? O que você acha?

VERDADE

A nutricionista da Appai Viviane Macedo explica que a televisão nos distrai e acabamos comendo mais do que seria o ideal. Ela orienta que as refeições devem ser realizadas em lugares calmos, e os alimentos, mastigados lentamente para que o cérebro acione o centro da saciedade que faz com que a fome seja satisfeita com menos quantidade de alimento.

Lembrando que os posts serão publicados todas as terças e quintas-feiras durante o mês de abril. A pergunta do próximo será “É verdade que não se deve deitar logo após uma refeição?”. Será mito ou verdade?


* Viviane Macedo é graduada em Nutrição e especialista em Segurança Alimentar.

quarta-feira, 1 de abril de 2015

A segunda língua do Brasil

Formatura da turma do ano passado no Curso Intermediário de Libras

Desde os primórdios o homem já se comunicava através de sinais. A Libras (Língua Brasileira de Sinais), que teve sua origem na língua de sinais francesa, é uma forma de comunicação utilizada pelos surdos. No Brasil, a Lei nº 10.436, de 24 de abril de 2002, reconheceu essa modalidade como meio legal de comunicação e expressão, bem como outros recursos a ela associados.

A legislação também determina que as universidades que mantêm cursos de formação de professores e de fonologia devem ter a disciplina de ensino de Libras em suas grades curriculares, em função da capacidade de inclusão que ela oferece. Desse modo, ter conhecimento neste âmbito é um importante diferencial.

Com o intuito de aprimorar a formação de seus associados, a Appai – através do Benefício de Educação Continuada – oferece o Curso Intermediário de Libras, promovido pela Associação dos Profissionais Tradutores/Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Apilrj), que tem como objetivo habilitar o participante a ser professor apto a trabalhar com deficientes auditivos. A data de início da quarta turma está prevista para 17 de abril, e as aulas acontecerão às sextas-feiras, das 8 às 12 horas. Para mais informações, acesse a página do benefício no site da Appai.