Páginas

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Appai e CRA-RJ comemoram o sucesso do FIA

Pierre Lévy, uma das atrações mais aguardadas do FIA

Celeiro de grandes eventos mundiais, o Rio de Janeiro foi palco do XIV Fórum Internacional de Administração (FIA), promovido pelo CRA-RJ. Em comemoração aos 50 anos da profissão, o evento reuniu grandes nomes da administração e da educação. Foram três dias de palestras, debates e uma vasta programação cultural. Os associados da Appai que participaram contam que foi uma experiência única e de extrema importância para aprimoramento pessoal e educacional. Confira no vídeo abaixo os melhores momentos desse evento.

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Valorizando o brincar


O brincar é uma das atividades mais comuns da infância. Diverte, educa, valoriza, sociabiliza e influencia positivamente o comportamento e a formação das crianças. Com o intuito de ressaltar a importância dessa atividade, o dia 28 de maio foi decretado como o Dia Mundial do Brincar.

A data foi instituída pela UNESCO/ONU na Conferência Internacional de Brinquedotecas em 28 de maio de 1999, com o objetivo de mobilizar responsáveis, educadores e sociedade em geral, reforçando a importância do brincar na primeira infância, uma necessidade que deve ser garantida por direito.

Brincar não só diverte como também estimula a atenção e a concentração, aumenta a memória, desperta a imaginação e a fantasia, ajuda a criança a expressar-se e a melhorar a sua linguagem, ensina a compartir, a colaborar e a trabalhar em equipe, entre outros benefícios.

Em comemoração à data, o Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) promoverá atividades infantis no Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, e na Escola Municipal de Educação Infantil Nova Era, em Nova Iguaçu, resgatando diversões e brinquedos antigos, abrangendo outras formas de recreação, além das tecnológicas, proporcionando socialização, movimento, linguagem e descobertas. A programação traz ainda a participação do projeto musical “Vozes do Coração”, além de um espaço dedicado à brincadeira, como pula-pula e piscina de bolinhas.

quarta-feira, 27 de maio de 2015

Inscrições Abertas - Soul Carioca - Etapa Madureira


Estão abertas as inscrições para a corrida que tem a alma do Rio. O Circuito Soul Carioca etapa Madureira será realizado no dia 21 de junho, com largada prevista para as 8 horas da manhã, no Parque Madureira. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado e participe da corrida que foi feita para você que gosta de correr por lugares tipicamente cariocas.

terça-feira, 26 de maio de 2015

Dança do ventre: agora em dois novos polos




Quem deseja aprender os movimentos da dança do ventre já pode se inscrever nos novos polos de dança do benefício criado pela Appai. O ritmo folclórico do Oriente Médio, que faz o maior sucesso entre os amantes da dança, agora chega a dois destinos. Em Nilópolis, na Academia Verinha Reis e Filhas (com aulas às segundas-feiras, às 19 horas), e em Niterói, na Academia Tech Fitness (com aulas às quartas-feiras, às 20 horas). O benefício Dança de Salão colabora para o seu bem-estar, já que visa o aumento da autoestima, proporcionando saúde. Participe inscrevendo-se pelo Portal do Associado!

segunda-feira, 25 de maio de 2015

Frequência com que devemos nos exercitar e atividade que devemos escolher

Exercitar-se com um familiar ou um amigo pode ser estimulante para a permanência em um programa de exercícios

Para começar bem a semana, nós da Appai traremos algumas dicas sobre exercícios físicos e vida saudável. Baseado no livro “Manual da Saúde”, de Alexandre Vieira, que traz 150 perguntas e respostas sobre a temática, vamos descobrir com que frequência devemos praticar exercícios e por quais atividade devemos optar.

O especialista ressalta que, se você for iniciante, o melhor é ir com calma. Comece se exercitando três vezes por semana, por 20 minutos ou mais, e vá aumentando gradativamente até a meta de realizar atividade física cinco ou mais vezes, por pelo menos 30 minutos, com intensidade moderada, totalizando um mínimo de 150 minutos dentro do espaço de sete dias.

Exercitar-se com um familiar ou um amigo pode ser estimulante para a permanência em um programa de exercícios e torná-lo mais divertido e prazeroso. A caminhada é uma boa atividade para quem está começando. Inicie essa prática duas vezes por semana e aumente a frequência gradativamente, tudo com supervisão de um profissional da área da saúde.

Para mais informações procure o Programa Saúde 10, que conta com uma equipe especializada e interdisciplinar, desenvolvendo, junto ao associado e a seus beneficiários, atividades voltadas para a prevenção em saúde, além do acompanhamento, desenvolvimento e controle dos resultados alcançados. 

sexta-feira, 22 de maio de 2015

Projeto Terceira idade visita exposição no CCBB


Com o objetivo de proporcionar informações culturais aos associados, os benefícios Serviço Social e Saúde 10 promoveram um passeio ao Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) para os integrantes do projeto Terceira Idade. Os participantes apreciaram obras de mais de 10 artistas na exposição “Se Liga”. A mostra, que está em sua terceira edição, conta com instalações, pinturas, fotografias, videoarte e colagens, que foram distribuídas em três salas transformadas em uma espécie de laboratório divertido. Os temas apresentados dialogam com diversos conteúdos científicos, numa experiência lúdica de aprendizado para todas as idades.

Para a associada Conceição Menali Menezes, que passou a frequentar museus somente depois de se associar à Appai, “foi um encontro maravilhoso, um encontro cultural, que nos trouxe conhecimento e coisas que nós já passamos, esquecemos e hoje relembramos. Eu fiquei contagiada! O Projeto Terceira Idade me proporciona uma expectativa de vida, longevidade... A equipe é muito boa, muito criativa, maravilhosa!”, enalteceu a associada.

De acordo com Cristiane Freitas, Assistente Social da Appai, a realização de atividades culturais com os grupos do Projeto Terceira Idade tem por objetivo a ampliação do universo do conhecimento, desenvolvimento da autonomia e sociabilização. "Elas proporcionam momentos de discussão e reflexão acerca da realidade cotidiana, contribuindo assim para a construção da cidadania. Além disso, visa romper com o estigma do isolamento social, que permeia a terceira idade, incentivando e implementando a efetiva participação na sociedade”, enfatizou.

Retirada dos kits – Soul Carioca (Etapa Méier)


Olá, associados! Informamos que o kit da corrida Soul Carioca etapa Méier já pode ser retirado na sede da Appai, entre hoje (22/05) e amanhã (23/05), das 8 às 17h. Ressaltamos a importância da nova regra: o kit só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo, garantindo assim mais segurança para todos. Você também poderá ter acesso a ele na tenda da Associação, no dia da corrida (24/05), a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada da prova.

quinta-feira, 21 de maio de 2015

Morhan leva diversão e conhecimento para as escolas


De forma lúdica e interativa os atores do Morhan levam informação às crianças de escolas públicas de diversos municípios do estado do Rio de Janeiro e da capital, e também em praças públicas e organizações sociais. O projeto é desenvolvido com apoio da Appai que, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), faz o acompanhamento das apresentações que o Teatro Bacurau realiza nas escolas e instituições.

O Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Morhan) é uma entidade sem fins lucrativos fundada em 6 de junho de 1981. Suas atividades são voltadas para a eliminação da hanseníase, através do trabalho de conscientização e foco na construção de políticas públicas eficazes para a população.

A coordenadora do Projeto Teatro Bacurau, Brenda Menezes, relata que o grupo realiza, em média, 50 apresentações por mês. E, durante as campanhas, os atores, caracterizados de palhaços, conversam com a população e falam sobre a importância do diagnóstico precoce e do tratamento da doença. “Que tem cura, quando identificada a tempo”, esclarece Brenda.

Durante as atividades, o grupo realiza números teatrais e palestras, para esclarecer dúvidas dos participantes. No último trimestre, 27 escolas foram visitadas (incluindo 76 apresentações) com mais de 3.000 panfletos sendo distribuídos. Quem quiser conhecer ou levar o grupo de teatro para sua escola, basta entrar em contato através do site: morhan@morhan.org.br ou pelo telefone 0800 026 2001.

Última chance para retirada do convite!


Falta muito pouco para o 26º Grande Baile da AppaiA última chance para retirada dos convites será no dia 22 de maio, véspera do evento, das 9 às 17 horas, na sede da Appai (Rua Senador Dantas, 117 – sobreloja 211 – Centro – Rio de Janeiro / RJ).

Lembramos que os associados devem trazer identidade, carteira da Appai e duas latas de leite para cada convite solicitado. A Appai promove duas vezes ao ano o Grande Baile, que no próximo dia 23 de maio chega a sua 26ª edição.


O evento será realizado no Ribalta Eventos, localizado na Avenida das Américas, 9.650, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Venha dançar com a gente!

quarta-feira, 20 de maio de 2015

Novo Polo de dança - Campo Grande


Conheça o novo polo do Benefício Dança de Salão, localizado no Núcleo de Dança Sylvia Magalhães, na Rua Dona Mafalda, 132 – Sobrado, em Campo Grande. Divididos por turmas iniciantes e intermediárias, os participantes praticam em módulos com duração de 16 horas/aula em diversos horários. Com uma variação rítmica que abrange estilos como samba, soltinho, bolero, zouk, forró e salsa, as aulas acontecem em espaços de dança e contam com instrutores capacitados e qualificados a contribuir para o melhor desempenho dos participantes. Inscreva-se no Portal do Associado e divirta-se!

terça-feira, 19 de maio de 2015

Uma fonte de pesquisa


Lançada bimestralmente, a Revista Appai Educar traz informações voltadas principalmente para os profissionais de educação. Contudo, ela visa focalizar os mais importantes projetos realizados nas instituições de ensino, tornando-se uma fonte de pesquisa para que os professores possam aplicar essas atividades em suas classes escolares. Na edição atual, um grupo de cientistas da disciplina de biologia, do 9º ano, criou um gerador hidrocinético com o qual consegue reaproveitar a água da chuva e da máquina de lavar roupas. E você, professor, qual projeto está realizando com seus alunos? Envie um e-mail para redacao@appai.org.br e conte-nos sobre suas atividades pedagógicas. Além da versão física, confira a publicação que também está disponível em suporte digital no Portal do Associado. Boa leitura!

segunda-feira, 18 de maio de 2015

Exercícios adequados para uma pessoa sedentária


Para começar bem a semana, nós da Appai traremos algumas dicas sobre exercícios físicos e vida saudável. Baseado no livro “Manual da Saúde”, de Alexandre Vieira, que traz 150 perguntas e respostas sobre o assunto, vamos descobrir que exercícios são adequados para uma pessoa sedentária.

Segundo o especialista, nesse caso é preciso, em princípio, ir com calma. Exercícios que aumentam os batimentos cardíacos e acionam grandes grupos musculares (pernas e braços) são os preferenciais. Escolha uma atividade que lhe traga prazer e que você possa iniciar de forma gradual, aumentando a intensidade quando se sentir confortável.

Caminhar é uma boa escolha, assim como dançar, andar de bicicleta, jogar futebol e nadar. Você pode escolher diferentes atividades para realizar durante uma mesma semana. Utilizar as escadas no lugar do elevador, descer algumas paradas antes do seu destino e completar caminhando o restante do percurso, cuidar do jardim e brincar com os filhos ao ar livre são boas formas de começar a ser mais ativo.

Para mais informações procure o Programa Saúde 10, que conta com uma equipe especializada e interdisciplinar, desenvolvendo, junto ao associado e a seus beneficiários, atividades voltadas para a prevenção em saúde, além do acompanhamento e controle dos resultados alcançados.

sexta-feira, 15 de maio de 2015

Retire seu kit - Corrida do Administrador e Professor



Associados, informamos que o kit da 1ª Corrida do Administrador e Professor já pode ser retirado na sede da Appai, entre hoje (15/05) e amanhã (16/05), das 8 às 17 horas. Ressaltamos a importância da nova regra: o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo, garantindo assim mais segurança para você. Você também poderá ter acesso a ele na tenda da Associação, no dia da corrida (17/05), a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada da prova. Não deixe de marcar suas fotos com a hashtag #SouAppai. Nos vemos lá!

quinta-feira, 14 de maio de 2015

Retire seu kit na Appai e leve uma camisa com o seu nome

Associado, retire seu kit da Corrida do Administrador e do Professor na sede da Appai e tenha seu nome estampado na camisa. Para garantir a sua, pegue seu material de corrida nesta sexta-feira (15/05) ou no sábado (16/05), das 8 às 17 horas na rua Senador Dantas, 117, sala 213 – sobreloja. Aproveite essa oportunidade e personalize a sua participação!

Para você se sentir seguro


Você sabia que a Appai oferece o benefício de seguro para a cobertura de doenças graves, que propicia auxílio nos custos das despesas para tratamento de algumas enfermidades? São consideradas “doenças graves” quaisquer perturbações involuntárias das funções orgânicas, físicas e/ou mentais diagnosticadas e declaradas como estado de saúde grave, por profissional médico legalmente habilitado, que requeira acompanhamento e/ou tratamento médico-hospitalar do segurado, desde que não seja decorrente de acidente. Alguns exemplos: 

Cirurgia Coronariana • Transplante de Órgãos Vitais • Acidente Vascular Cerebral (AVC) Insuficiência Renal Crônica • Neoplasia Maligna • Insuficiência Hepática Crônica • Lúpus em Estado Crônico • Mal de Parkinson • Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (AIDS)


Para que o benefício seja ativado é preciso apresentar o relatório médico do exame e/ou laudo médico indicando a data em que se diagnosticou e declarou formalmente que o segurado passou a ser portador de uma das doenças cobertas pelo contrato de seguro. Observadas as datas e as ocorrências do fato gerador, a Appai deverá ser comunicada imediatamente a fim de evitar a ocorrência de prescrição, para que sejam fornecidas orientações sobre os documentos necessários para instruir o processo a ser submetido a análise pela seguradora conveniada. Para mais informações acesse o Portal da Appai. Sobre riscos excluídos, ligue para (21) 3983-3200.

quarta-feira, 13 de maio de 2015

Inscrições Abertas - Subida do Imperador


Estão abertas as inscrições para a corrida Desafio Subida do Imperador, que acontecerá no dia 7 de junho, no Parque Nacional da Tijuca – Horto (Jardim Botânico). A concentração está marcada para oito horas da manhã e a largada para as oito e meia. Lembrando que especificamente nesta prova, o titular ou seus dependentes e agregados poderão retirar, na sede da Appai, os kits dos participantes que estiverem vinculados à mesma matrícula. Não haverá a entrega no local da corrida. Não fique fora dessa! Inscreva-se no Portal do Associado e boa prova!

terça-feira, 12 de maio de 2015

Retire seu convite - Grande Baile



Falta muito pouco para o 26º Grande Baile da Appai. Por ano, cerca de 5.000 pessoas participam dessa grande festa e aguardam ansiosamente a próxima edição do evento, que acontece semestralmente.

A associada Ana Paula Santos conta que esse é um evento muito esperado, principalmente pelos frequentadores da Dança de Salão. “Todo esse glamour e a banda, que é maravilhosa. Pena que são apenas dois eventos durante o ano; a gente pede que seja ampliado para três, quatro. São maravilhosos!”, garante.

O 26º Grande Baile acontece no dia 23 de maio, no Ribalta Eventos, localizado na Avenida das Américas, 9.650, Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Venha dançar com a gente!

segunda-feira, 11 de maio de 2015

Como o exercício físico torna as pessoas mais saudáveis


Para começar bem a semana, nós da Appai apresentaremos algumas dicas sobre exercícios físicos e vida saudável. Baseado no livro “Manual da Saúde”, de Alexandre Vieira – que traz 150 perguntas e respostas sobre a temática –, vamos descobrir como as práticas corporais tornam as pessoas mais saudáveis.

Segundo o especialista, a atividade física não deve se tornar simplesmente uma moda entre as pessoas. Além de propiciar bem-estar para o corpo e para a mente, tal prática melhora a circulação sanguínea, tornando mais fácil o fornecimento de oxigênio a todas as partes do corpo, o que ajuda o organismo a funcionar melhor.

O exercício físico ligeiro fortalece os músculos e torna as articulações mais flexíveis, portanto há mais facilidade em realizar as tarefas diárias. Os ossos podem tornar-se mais frágeis com o avanço dos anos, principalmente nas mulheres. A prática regular de exercícios ajuda a fortalecê-los, deixando-os assim menos suscetíveis a quedas e, em consequência, a fraturas.

Para mais informações procure o Programa Saúde 10, que conta com uma equipe especializada e interdisciplinar, desenvolvendo, junto ao associado e a seus beneficiários, atividades voltadas para a prevenção em saúde, além do acompanhamento, desenvolvimento e controle dos resultados alcançados.


sexta-feira, 8 de maio de 2015

O novo ritmo do benefício Dança de Salão


No mês de maio, o Benefício Dança de Salão traz uma nova modalidade: o tango. A dança, resultante da fusão de música europeia, africana e gaúcha, desenvolvida na Argentina e no Uruguai no século XIX, é mais do que simplesmente uma postura precisa e um passo estável. Naquele tempo, as pessoas começaram a sentir o ritmo sob a pele como uma linguagem da alma. O tango é dançado normalmente em linha (ronda), numa posição cerrada, peito com peito ou faces encostadas (cara a cara). No entanto, o Nuevo Tango permite dançar numa postura aberta, possibilitando uma improvisação infinita. Inscreva-se no Portal do Associado e participe!

quinta-feira, 7 de maio de 2015

Retire seu kit


Associados, informamos que o kit da corrida Rio Antigo etapa Tiradentes já pode ser retirado na sede da Appai, entre hoje (07/05), amanhã (08/05) e sábado (09/05), das 8 às 17 horas. Ressaltamos a importância da nova regra: o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão pegá-lo, garantindo assim mais segurança para você. Também é possível retirá-lo na tenda da Associação, no dia da corrida (10/05), a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada da prova.

quarta-feira, 6 de maio de 2015

Faça uma homenagem para sua mãe


Qual a música que você gostaria de ouvir neste dia tão especial? Deixe seu comentário no Facebook da Appai e faça uma homenagem à melhor mãe do mundo, a sua!

terça-feira, 5 de maio de 2015

Descobrindo histórias e paisagens

No último passeio, o roteiro foi "Rio Antigo", no qual os participantes percorreram a região central da capital entre as construções da antiga época colonial


Que tal tirar um dia para enriquecer seus conhecimentos sobre o estado do Rio de Janeiro? Rico em diversidade de atrações, a Cidade Maravilhosa é altamente explorado através do Benefício Passeio Cultural. De pontos históricos tradicionais até a modernidade, os associados têm a chance de conhecer os locais que construíram a identidade fluminense, acompanhados de profissionais que levam informações culturais e turísticas relevantes para o aperfeiçoamento dos participantes, tanto pessoal, como profissional, de modo de que também se qualifiquem para transmitir toda a riqueza de conhecimentos. 

Organizados por roteiros específicos, os passeios oferecem diversos destinos para você escolher. Dentre as opções estão a Ilha de Paquetá, a cidade de Niterói com Museu de Arte Contemporânea, a Cidade Imperial de Petrópolis, a Trilha do Morro da Urca, entre outras. Junte-se a nós e inscreva-se para o próximo Passeio Cultural. A lista dos futuros roteiros a serem realizados você encontra no site da Appai. Ah, e não esqueça da câmera fotográfica! Bom passeio.

Abaixo, confira o vídeo do roteiro 7: Ilha de Paquetá.


segunda-feira, 4 de maio de 2015

Para sair do sufoco


A fechadura quebrou? O cano estourou? Utilize o benefício Assistência Flex Domiciliar, através do telefone 0800-7700351. A Appai disponibiliza, desde 2009, o benefício para ser usado nos casos de ocorrências emergenciais em domicílios cadastrados na associação de professores. Entre os serviços oferecidos estão os de: chaveiro, eletricista, encanador e vidraceiro. Para mais informações, acesse o site da Appai.

sexta-feira, 1 de maio de 2015

Corra que ainda dá tempo!


Ainda estão abertas as inscrições para a 1ª Corrida do Administrador e do Professor, que acontece no dia 17 de maio no Aterro do Flamengo. Com largada prevista para as 8 horas da manhã, os participantes percorrerão um trajeto de 5 km de caminhada e corrida. O evento faz parte da programação do XIV Fórum Internacional de Administração (FIA) e da comemoração dos 50 anos da profissão, e é promovido pelo Conselho Regional de Administração do RJ. Por isso, além do associado Appai, administradores de todo o Brasil estarão presentes na competição. Faça sua inscrição no Portal do Associado e boa prova!