Páginas

terça-feira, 30 de junho de 2015

Síndrome de Burnout: adoecimento docente (Gravação do EAD)


Você sabe o que é a síndrome de Burnout e qual o impacto sobre a saúde do professor? Descubra essas e outras questões na palestra “Síndrome de Burnout: adoecimento docente”, que acontecerá, através do Benefício Educação Continuada, no dia 9 de julho, das 8:30 às 12:30h. A palestrante Gisele Levy, Doutora em Políticas Públicas e Formação Humana, espera por você na sede da Appai, auditório Francisco de Pinho Costa (Rua Senador Dantas, 117, sobreloja 218 – Centro – Rio de Janeiro/RJ). Lembrando que nesse dia também ocorrerá a gravação do EAD. Inscreva-se!

segunda-feira, 29 de junho de 2015

Inscrições abertas – Rio Antigo – Etapa Largo da Carioca

Estão abertas as inscrições para o Circuito Light Rio Antigo – Etapa Largo da Carioca. A prova será realizada no dia 9 de agosto, com largada prevista para as 8 horas da manhã, no Largo da Carioca. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado!

sexta-feira, 26 de junho de 2015

Alimentos que contribuem com a saúde bucal


Uma alimentação saudável oferece inúmeros benefícios para nós, e um deles é o combate às cáries. A cirurgiã-dentista Dra. Renata Rebuffo revela que alguns alimentos são amigos da saúde da boca e dos dentes. Confira:

Maçã
Por ser fibrosa e dura, seu consumo promove um atrito com as faces dos dentes e remove micro-organismos provenientes da placa bacteriana, presente em nossa cavidade bucal.

Cereais, castanhas e amêndoas
Devido à dureza e dificuldade na ingestão, esses alimentos aumentam a salivação e ajudam a engolir com mais facilidade. Como a saliva possui naturalmente a capacidade de limpar a boca, cereais, castanhas e amêndoas reduzem a quantidade de placa bacteriana e auxiliam na prevenção do mau hálito.

Cenoura
Possui o mesmo efeito da maçã sobre a cavidade bucal. Por ser um alimento bastante rígido e fibroso, estimula a salivação e promove a autolimpeza parcial da boca.

Água
É fundamental para a saúde bucal. A água de abastecimento, na maioria dos estados do Brasil, possui flúor em sua composição. A substância ajuda na remineralização do esmalte dentário, ajudando na prevenção contra as cáries. Além disso, tomar água mantém a cavidade hidratada, estimulando a salivação e reduzindo a possibilidade de mau hálito.

Espinafre, alface e hortaliças
Extremamente ricas em fibras, essas verduras também aumentam a salivação, reduzindo a placa bacteriana e garantindo o bom hálito.


Fonte: Catraca Livre

quinta-feira, 25 de junho de 2015

Inscrições Abertas – Barra Run


Estão abertas as inscrições para a corrida Barra Run (etapa Rio 2), que acontece no dia 19 de julho, na Barra da Tijuca. Serão 5 km de circuito entre as belezas do urbano e da natureza, espaços distintos que convivem harmoniosamente. A concentração está prevista para as 7:30 e a largada para as 8 horas, no Shopping Metropolitano, localizado na Avenida Embaixador Abelardo Bueno, 1300, Zona Oeste do Rio. Junte-se a nós e garanta sua inscrição no Portal do Associado!

quarta-feira, 24 de junho de 2015

Qual o melhor líquido para hidratação durante os exercícios?


Nós da Appai traremos algumas dicas sobre exercícios físicos e vida saudável. Baseado no livro “Manual da Saúde”, de Alexandre Vieira, que traz 150 perguntas e respostas sobre a temática, vamos descobrir qual o melhor líquido para hidratação durante os exercícios e por quê.

O especialista afirma que o melhor de todos é aquele que, além de desempenhar as funções de reidratação e reposição mineral, agrade ao paladar de quem o ingere. Nesse aspecto, a água mineral de boa procedência é indicada para todos. Mas os sucos e os reidratantes comerciais são excelentes. A própria água de coco também pode ser usada com vantagem, pois é rica em sais minerais. Você precisa beber bastante água – e não espere sentir sede, pois esse é o sinal de que você já começou a se desidratar.

Para mais informações procure o Programa Saúde 10, que conta com uma equipe especializada e interdisciplinar, desenvolvendo, junto ao associado e a seus beneficiários, práticas voltadas para a prevenção em saúde, além do acompanhamento, desenvolvimento e controle dos resultados alcançados. 

terça-feira, 23 de junho de 2015

Benefício Médico: profissionais em prol da saúde


Você sabia que o Benefício Médico Ambulatorial Básico Coletivo da Appai é coberto por mais de 200 clínicas distribuídas por diversas regiões do Rio de Janeiro? São muitos os profissionais colaboradores médicos que trabalham para dar um suporte eficaz as suas necessidades dentre as 25 especialidades disponíveis. Lembramos que este benefício é exclusivamente na segmentação ambulatorial, não disponibilizando cobertura hospitalar e/ou internação. Acesse a página do Benefício Médico e confira as condições de uso. Em caso de dúvidas, ligue: (21) 3983-3200. O setor de Apoio ao Associado funciona 24 horas por dia, para um melhor atendimento e esclarecimento.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Professor, divulgue seu livro na Bienal!




Mais uma vez a Appai estará presente na Bienal Internacional do Livro Rio, o maior evento literário do país. Participe conosco e divulgue seu trabalho para mais de meio milhão de leitores, o que corresponde a uns dez Maracanãs lotados. Durante onze dias, o Riocentro sedia a festa da cultura, da literatura e da educação.

O estande da Appai este ano está voltado para a questão da qualidade de vida e bem-estar. Os autores de publicações voltadas para temas transversais, e que queiram participar, devem enviar o formulário preenchido até o dia 10 de julho. Lembrando que todas as solicitações passarão por uma avaliação. Os professores selecionados receberão uma confirmação até o dia 25 de julho. Qualquer dúvida entrar em contato através do telefone (21) 3147-3185 ou do e-mail redacao@appai.org.br.

domingo, 21 de junho de 2015

A chegada do Inverno


Caracterizado como a estação com as temperaturas mais baixas, o inverno no Hemisfério Sul começa hoje, 21 de junho, e vai até o dia 23 de setembro. Outra marca é que nesse período as noites são mais longas que os dias, pois a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra.

O Brasil, por ter a maior parte do território na Zona Intertropical (próxima à linha do Equador), não possui as quatro estações bem definidas. O inverno é mais rigoroso nos estados da Região Sul (Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul), locais onde frequentemente se chega a registrar temperaturas negativas e até mesmo a ocorrência de neve em determinados pontos.

Por isso, aproveite a estação para assistir a um filme com o Cine Saúde 10 ou viajar com o Benefício Boa Viagem. Valença é uma ótima opção, pois fica a uma altitude de 560 metros. Além do contato com a natureza, a Princesinha da Serra, como é conhecida, também se configura como uma cidade histórica, cheia de cultura e atrações turísticas.

Fonte: Brasil Escola

sexta-feira, 19 de junho de 2015

Retirada dos kits – Soul Carioca – Etapa Madureira


Olá, associados! Informamos que o kit da corrida Soul Carioca etapa Madureira já pode ser retirado na sede da Appai, entre hoje (19/06) e amanhã (20/06), das 8 às 17h. Em caso de imprevisto, a retirada também poderá ser feita na tenda da Associação, no dia da corrida (21/06), a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada da prova. Ressaltamos a importância da nova regra: o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo, garantindo assim mais segurança para você. Boa prova!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

Um sorriso com qualidade de vida


É incorreto pensar que a Ortodontia destina-se apenas às crianças. Atualmente pacientes adultos são parte significativa nos consultórios especializados, chegando lá com dores de cabeça, pescoço, ombros e costas, decorrentes de tensões musculares devido à má posição dos dentes. Pensando nisso, o Benefício Odontológico Ambulatorial Básico Coletivo disponibilizou esse atendimento de Ortodontia, para cuidar da sua saúde bucal.

Ortodontia é a especialidade responsável pelo diagnóstico e tratamento dos dentes e ossos da face quando não se encontram em posição ideal. Mas como saber se preciso de aparelho? Apenas o dentista/ortodontista poderá confirmar se há necessidade de tratamento, através de exames específicos. Mas quando a pessoa notar que:

• Ao juntar os dentes de cima nos de baixo, perceber que em algum ponto os dentes não se encostam (mordida aberta);
• Quando ao sorrir quase ou não enxergar os dentes de baixo (sobremordida);
• Dentes anteriores muito pra frente, bicudos (transpasse horizontal);
• Muitos espaços entre os dentes (diastemas);
• Dentes tortos e girados (alinhamento)

…esse indivíduo pode ser um candidato ao tratamento ortodôntico.

Quais os benefícios do tratamento ortodôntico? O benefício mais notado é o estético, embora sua atuação seja muito mais ampla, pois dentes e ossos bem posicionados significam melhor distribuição das forças da mastigação pelos dentes, ossos e músculos da face.

• Uma boa mastigação proporciona um alimento mais triturado e uma digestão mais eficiente;
• Forças bem distribuídas aliviam tensões musculares indesejadas que podem acarretar dores, desgastes, fraturas;
• Bom alinhamento dentário facilita a higiene diminuindo riscos de cáries, doenças periodontais e infecções diversas.

Ficou com dúvidas? Acesse a página do Benefício Odontológico e confira as condições de uso.

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Uma receita que pode evitar doenças


Para proteger o organismo contra infecções e estresse um remédio eficiente é simplesmente um abraço bem dado. Quanto maior a interação social, menor o risco de se desenvolver doenças dessa natureza. Foi essa a conclusão obtida por um grupo de pesquisadores da Carnegie Mellon University, na Pensilvânia, EUA.
O estudo foi realizado com 404 adultos saudáveis. O grupo foi observado durante 14 dias, sendo analisadas suas relações interpessoais e a quantidade de abraços recebidos. Ao final, cada integrante foi exposto a um vírus de resfriado comum e monitorado em quarentena, para que os sinais de infecções fossem avaliados.
Depois do experimento, os participantes que relataram maior integração social apresentaram menos probabilidade de serem afetados pela doença. Além disso, o estudo mostrou que os abraços foram responsáveis por cerca de um terço deste efeito protetor. Sendo assim, vamos abraçar mais.
Fonte: Catraca Livre

terça-feira, 16 de junho de 2015

O DJ da Rádio Web Appai tem um convite especial pra você!

Olá, Associado, assista o vídeo e sintonize na Rádio que foi pensada exclusivamente para o professor, que está repleta de música e notícia sobre o mundo da educação, 24 horas por dia. Na página da Rádio Web Appai você também pode participar deixando um comentário sobre a programação. Não fique fora dessa!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Podemos praticar exercício físico em jejum?

O especialista recomenda comer algo antes do exercício físico

Para começar bem a semana, nós da Appai traremos algumas dicas sobre exercícios físicos e vida saudável. Baseado no livro “Manual da Saúde”, de Alexandre Vieira, que traz 150 perguntas e respostas sobre o tema, vamos descobrir se podemos praticar esse tipo de atividade em jejum.

O especialista afirma que é preciso ter muito cuidado com essa situação, principalmente se você acabou de acordar. “Os estoques de glicogênio, nesse momento, estão quase esgotados, uma vez que ninguém se alimenta durante o sono. Essa hipoglicemia aumenta a produção do hormônio de crescimento, que tem grande poder lipolítico, ou seja, de produzir energia a partir da decomposição de gordura, que passa a ser o combustível principal do organismo. Em vista disso, pessoas com problemas cardíacos não devem praticar atividades físicas em jejum”, explica.

Para mais informações procure o Programa Saúde 10, que conta com uma equipe especializada e interdisciplinar, desenvolvendo, junto ao associado e a seus beneficiários, práticas voltadas para a prevenção em saúde, além do acompanhamento, desenvolvimento e controle dos resultados alcançados.

Dia Mundial de Conscientização contra a violência a Pessoa Idosa


O envelhecimento da população é um fenômeno mundial. Nos países em desenvolvimento, as transformações demonstram um crescimento expressivo no número de pessoas com mais de 60 anos e, em especial, nas de mais de 80 anos. No Brasil, existem quase 20 milhões de pessoas idosas. Isso representa 11% da população, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), colhidos no Censo 2010.


A Organização das Nações Unidas e a Organização Mundial de Saúde declararam o dia 15 de junho como Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa, visando sensibilizar todo o planeta em prol do combate a esse problema. Com intuito de fomentar essa ideia para população, a Appai e os associados do Projeto Terceira Idade participaram no último domingo (14/06) de uma ação na orla de Copacabana em comemoração à data, promovida pelo Fórum Permanente da Política Nacional e Estadual do Idoso no RJ.

O evento, realizado em uma tenda, contou com alongamento e dança, através dos benefícios Caminhadas e Corridas e Dança de Salão; aferição da pressão arterial e orientação postural, com o Saúde 10, enquanto as equipes do Serviço Social e do PPAS realizaram abordagem das pessoas visando a conscientização sobre o combate à violência contra o idoso.

domingo, 14 de junho de 2015

Dia Mundial do Doador de Sangue

Há cada três meses, um grupo de funcionários da Appai se dispõe voluntariamente a participar da ação

Há 11 anos, a Organização Mundial de Saúde (OMS) determinou o dia 14 de junho como marca do Dia Mundial do Doador de Sangue, com o intuito de homenagear e agradecer a todos que ajudam a salvar vidas diariamente. No dia 10 de junho, uma ação realizada no Hemorio, em parceria com o Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), reuniu cerca de 20 voluntários funcionários da Appai para doação, tendo como objetivo abastecer os bancos de sangue que constantemente carecem deste precioso recurso.

Para colaborar, o voluntário precisa levar um documento de identificação no Hemorio (Rua Frei Caneca, 8, Centro) e preencher um cadastro. Depois é feito um teste para saber se está em condições de doar sangue. Em seguida, medem-se a pressão arterial, o pulso e a temperatura. O próximo passo é uma entrevista chamada triagem clínica, cuja finalidade é avaliar os antecedentes patológicos. Todo este processo dura cerca de 5 minutos, até iniciar o ato voluntário final.


Doar sangue é um procedimento rápido, fácil e seguro. Ressaltamos, ainda, a importância de pessoas saudáveis praticarem esse belo ato regularmente.

sexta-feira, 12 de junho de 2015

Dia dos Namorados


A data comemorativa em homenagem aos apaixonados está chegando! No Brasil, o Dia dos Namorados é celebrado no dia 12 de junho, véspera de Santo Antônio, conhecido como “Santo Casamenteiro”. Já em Portugal, assim como em vários outros países, a data, conhecida como Dia de São Valentim ou Valentine's Day, é comemorada no dia 14 de fevereiro.
Existem muitas histórias sobre a origem dessa data. Uma delas conta que na Roma Antiga, por volta de 270 a.C., o imperador Claudius II proibiu o casamento entre jovens. O objetivo era diminuir o número de homens casados e ter mais soldados em seu contingente. Insatisfeito com a proibição, o bispo Valentinus desafiou a autoridade do rei e começou a realizar casamentos às escondidas. Após descoberto, foi preso e condenado à morte.
Na prisão, Valentinus apaixonou-se por uma moça cega, filha do carcereiro. Com um milagre, ele recuperou a visão de sua amada e deixou-lhe uma carta antes de ser decapitado. No bilhete, lia-se “from your Valentine” (do seu Valentinus). Foi desta frase que surgiu a expressão Valentine’s Day (Dia de São Valentim), data comemorada, até hoje, nos Estados Unidos, no dia 14 de fevereiro (data da morte do bispo).
No Brasil, o dia teve uma origem comercial, em 1948, quando a rede de lojas Clipper percebeu que, durante o mês de junho, sempre ocorria uma queda nas vendas relacionada à ausência de uma data comemorativa. Para reverter essa situação, a empresa teve a ideia de copiar o Valentine’s Day e escolheu o dia 12 de junho para as comemorações, um dia antes das homenagens a Santo Antônio, o “santo casamenteiro”. Isso fez com que as vendas da loja aumentassem, motivando a criação da tradicional troca de presentes na data.
E você, como celebrará esse dia? Ao lado de seu amigo, alma gêmea ou todas as opções anteriores?

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Temos uma dica pra você!


Você já conhece o Benefício Boa Viagem, mas, mesmo assim, ainda não decidiu qual o seu próximo destino? Nossa dica de hoje é Araruama. Além das belezas da Lagoa, com apenas 30 minutos de carro você pode conhecer a praia de Arubinha, um local privilegiado para aqueles que procuram tranquilidade e prática de esportes. 

Dividida por um banco de areia, a praia fica na região dos fortes ventos, na qual há condições perfeitas para a prática de Kitesurf – uma espécie de prancha voadora. Do outro lado, poucas ondas e baixa profundidade garantem a calmaria do litoral. Já no centro da cidade, a lagoa hipersalina se estende por uma orla de quase 10 km, proporcionando ao visitante uma boa caminhada ou corrida na companhia de uma bela paisagem. 

Confira as regras para a utilização de suas diárias gratuitas e agende já sua próxima viagem!

* Agendamento sujeito a disponibilidade das pousadas. Consulte o regulamento. 

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Inscrições abertas – Family Run


Estão abertas as inscrições para a Olympikus Family Run 2015. A corrida, que é dedicada à sua família, será realizada no dia 26 de julho, com largada prevista para as 8 horas da manhã, no Aterro do Flamengo. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado e participe da corrida que foi feita para você que gosta de curtir o domingo em família.

terça-feira, 9 de junho de 2015

26º Grande Baile da Appai – Melhores momentos

No primeiro baile de 2015, mais de 2 mil participantes festejaram no Ribalta

Confira os melhores momentos do 26º Grande Baile da Appai, que aconteceu no dia 23 de maio, na Barra da Tijuca. Com o tema “Quem dança é mais feliz”, os participantes puderam demonstrar na pista do Ribalta todo o aprendizado dos polos de dança. Repleto de animação e com uma decoração surpreendente, os organizadores do baile aproveitaram para homenagear os colaboradores pelo ato voluntário de doar. O evento, que acontece duas vezes ao ano, tem o intuito de promover integração, socialização e, sobretudo, um componente terapêutico, já que ajuda a agregar mais qualidade de vida.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Todas as pessoas devem praticar exercícios?


Para começar bem a semana, nós da Appai traremos algumas dicas sobre exercícios físicos e vida saudável. Baseado no livro “Manual da Saúde”, de Alexandre Vieira, que traz 150 perguntas e respostas sobre a temática, vamos descobrir se todas as pessoas devem praticar exercícios e o por quê.

O especialista garante que não há dúvidas quanto aos benefícios dos exercícios para o corpo humano em diversos aspectos. A atividade corporal regular tem papel muito importante na manutenção da saúde física e mental do indivíduo em qualquer fase da vida, beneficiando praticamente todas as pessoas. A maioria delas pode iniciar gradualmente a prática de exercícios moderados. Lembrando que é importante sempre consultar um médico antes de iniciar um novo programa de treinamento.

Para mais informações procure o Programa Saúde 10, que conta com uma equipe especializada e interdisciplinar, desenvolvendo, junto ao associado e a seus beneficiários, práticas voltadas para a prevenção em saúde, além do acompanhamento, desenvolvimento e controle dos resultados alcançados.

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Dia Mundial do Meio Ambiente


Durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente Humano, em 1972, na cidade de Estocolmo, a Organização das Nações Unidas (ONU) instituiu o Dia Mundial do Meio Ambiente, que passou a ser comemorado todo dia 5 de junho. A data, que foi escolhida para coincidir com a da realização dessa conferência, tem como objetivo chamar a atenção da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais, que até então eram considerados, por muitos, inesgotáveis.

Neste período do ano, ocorrem diversos eventos no mundo todo. Palestras, campanhas educativas, documentários e outros são realizados, em vários locais, com o propósito de despertar as pessoas para esta importante questão mundial. Em muitos países ocorrem acordos ambientais e definição de políticas voltadas para a proteção do meio ambiente. Esta data é muito importante nas escolas, pois os alunos, em estágio de formação, podem desenvolver uma consciência ambiental que é fundamental para o futuro do planeta.

Atitudes individuais e coletivas, como o consumo consciente no dia a dia e a exigência, pela população, do cumprimento das leis por órgãos governamentais em todos os níveis, são fundamentais. Todos temos como contribuir, direta ou indiretamente, para que a sociedade caminhe rumo à sustentabilidade e para que a harmonia entre o desenvolvimento socioeconômico e a conservação da natureza deixe de ser mera utopia.

E você, professor, qual atividade realizou com seus alunos em comemoração ao Dia do Meio Ambiente? Queremos saber! Envie um e-mail para redacao@appai.gov.br com sua atividade pedagógica realizada na instituição de ensino.

quinta-feira, 4 de junho de 2015

Quiz – Benefício Boa Viagem: Qual destino combina com você?



Com as férias se aproximando, você tem mais um motivo para agendar aquela viagem tão esperada. Não sabe para onde ir? O quiz do Boa Viagem ajuda na escolha do destino que mais combina com você. Para isso, acesse a página do benefício e responda as perguntas que vão aparecer na tela. Ao final, o resultado baseado no seu gosto pessoal apresentará a dica exata para que você possa desfrutar de momentos de puro lazer. Participe e viaje nessa novidade!

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Alimentação saudável pode fazer bem para o cérebro



Já é mais do que sabido que uma alimentação balanceada é imprescindível para manter o peso ideal, além de precaver contra diabetes e doenças do coração. Mas agora médicos da Universidade de Boston têm investigado como este tipo de dieta pode também estar atrelado à prevenção de demências como o Alzheimer.

Estudos indicam que pessoas com alimentação saudável apresentam menor risco de desenvolver qualquer doença relacionada à memorização, ordenação de pensamento, fixação de ideias etc. Existe até a hipótese de que, se o paciente já estiver com algum dos sintomas acima citados, ao adotar uma dieta saudável, seja possível desacelerar ou até reverter o processo.

A “dieta do cérebro”, como vem sendo chamada, é rica em frutas, legumes e grãos integrais e com pouca gordura e sem carne vermelha. Estudos indicam que pessoas com alimentação saudável apresentam menor chance de desenvolver qualquer doença relacionada à memorização, ordenação de pensamento, fixação de ideias etc.

terça-feira, 2 de junho de 2015

Appai realiza atividades infantis no Dia Mundial do Brincar

A diretora-geral da EMEI, Sueli Barata Araújo, em comemoração ao Dia Mundial do Brincar

Em comemoração ao Dia Mundial do Brincar, a Appai, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), promoveu atividades na Escola Municipal de Educação Infantil Nova Era (EMEI), em Nova Iguaçu, no dia 28 de maio. Com o intuito de resgatar brincadeiras antigas, a ação favoreceu outras formas de recreação, deixando de lado as tecnológicas, proporcionando socialização, movimento, linguagem e descobertas.

O dia do Brincar foi instituído pela UNESCO/ONU na Conferência Internacional de Brinquedotecas, em 28 de maio de 1999, com o propósito de mobilizar responsáveis, educadores e sociedade em geral, reforçando a importância do brincar na primeira infância, pela necessidade de garantir esse direito às crianças.

Para Sueli Barata Araújo, diretora-geral da EMEI, em relação à Appai, eu acho uma ótima parceria, pois pessoalmente eu não poderia proporcionar essas brincadeiras hoje aqui, como a Associação está fazendo. Nós estamos inseridos numa comunidade carente, eles não têm esse tipo de atividade aqui no bairro. Então pra eles isso está sendo uma novidade. As crianças estão maravilhadas, pois o brincar é tudo na vida delas. Quando a gente brinca, cria novas perspectivas, e passa a viver esse momento único. E esse evento mostra o quanto é importante a brincadeira, através da qual se pode adquirir mais conhecimento e ser mais feliz”, enfatiza a educadora.

A estagiária Flávia Valente, estudante do ensino regular, exalta a importância da realização deste projeto: “Estou achando maravilhoso esse momento, pois está proporcionando às crianças algo que elas não têm, tornando esse dia bem fantasioso, que é um dos objetivos do projeto. É lindo, pois eles estão encantados e ao mesmo tempo solidários, querendo se divertir. Por isso estão fazendo fila, organizadinhos, deixando oportunidade pra todos os alunos brincarem”.

Jussara dos Santos, do PPASenaltece: “A Semana Mundial do Brincar é um movimento que merece toda a nossa atenção, pois as crianças são o nosso futuro. Ao brincar, além de se tornarem mais felizes, desenvolvem potencialidades que são primordiais para uma boa educação e construção do caráter”.


No mesmo dia, o PPAS também realizou atividades no Hospital Pedro Ernesto, em Vila Isabel, levando o Projeto Musical “Vozes do Coração”, nas alas hospitalares infantis, tendo como objetivo levar música de forma lúdica, esperança e conforto para os enfermos.

Nova data – Desafio Subida do Imperador


Atenção associado, a data da Corrida Desafio Subida do Imperador foi alterada para o dia 16 de agosto. Lembramos que o associado já inscrito na corrida tem a sua participação garantida. A prova acontecerá no Parque Nacional da Tijuca – Horto (Jardim Botânico). A concentração está marcada para oito horas da manhã e a largada, para as oito e meia. Não fique fora dessa!

segunda-feira, 1 de junho de 2015

As crianças e a caminhada

A criançada já faz bonito durante as provas do Benefício Caminhadas e Corridas

Para começar bem a semana, nós da Appai traremos algumas dicas sobre exercícios físicos e vida saudável. Baseado no livro “Manual da Saúde”, de Alexandre Vieira, que traz 150 perguntas e respostas sobre a temática, vamos descobrir se as crianças podem participar de caminhadas.

O especialista garante que sim. “Principalmente nos dias de hoje, em que o videogame e os computadores fazem parte do dia a dia delas, tornando-as sedentárias”, ressalta. Caminhar é uma excelente forma de as crianças adquirirem hábitos de vida ativa. Se os pais mostrarem entusiasmo com a ideia de um passeio pela montanha, é mais provável que transmita esse sentimento a elas.

Alexandre ressalta que também é importante tratar a caminhada como uma atividade de exploração e de aventura e caminhar no ritmo que elas puderem manter – não importa quantas vezes parem para olhar a paisagem. Se as crianças experimentarem essa atividade de forma divertida, é mais provável que a queiram fazer mais vezes.

Para mais informações procure o Programa Saúde 10, que conta com uma equipe especializada e interdisciplinar, desenvolvendo, junto ao associado e a seus beneficiários, práticas voltadas para a prevenção em saúde, além do acompanhamento, desenvolvimento e controle dos resultados alcançados.