Páginas

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Inscrições abertas – Corrida Solidária


























Estão abertas as inscrições para a Corrida Solidária, que acontece no próximo dia 20 de setembro, no Aterro do Flamengo. Com percurso de 5 km de corrida e largada marcada para as 8 horas, a já conhecida Corrida da Primavera, atualmente chamada de Corrida da Solidariedade, acontece todos os anos no mês de setembro, período em que se comemora a chegada da estação das flores.
Este evento esportivo teve início há 21 anos, em Brasília, quando foram revelados dois grandes atletas: Carmem de Oliveira e Valdenor Pereira dos Santos, que foram vencedores de várias etapas. A corrida tem por objetivo levar satisfação, alegria e principalmente construir um mundo melhor, através de ações de Esporte, Saúde e Lazer. Inscreva-se no Portal do Associado.

sexta-feira, 28 de agosto de 2015

Appai na Bienal: Ricardo de Castro





























O oitavo nome confirmado no estande da Appai na Bienal é Ricardo de Castro. Neto do Embaixador Josué de Castro, ex-presidente do Conselho Executivo da FAO/Roma, sempre esteve envolvido com o universo acadêmico. Mestre em Comunicação e Psicologia, leciona há mais de 20 anos e passou por instituições como ESPM, IBMEC, CCE PUC-Rio até chegar à FGV Management, onde atua há sete anos como professor em Pesquisa de Mercado e de Comunicação Integrada de Marketing, do MBA em Marketing da Fundação Getulio Vargas, aplicando seu conhecimento em diversos estados brasileiros. Ricardo de Castro também é autor dos livros “História da Comunicação”, “Análise e Planejamento de Marketing” e “Sistemas e Tecnologias da Comunicação”, pelo CCAA.

O estande da Appai estará localizado no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Programe sua próxima viagem!


























Que tal pensar na sua próxima viagem? A dica de hoje é Paraty. Através do Benefício Boa Viagem, conheça a cidade considerada Patrimônio Histórico Nacional, que possui uma fascinante arquitetura colonial, cercada de muita natureza e um dos principais destinos do benefício oferecido pela Appai.

Paraty possui atrações para todos os gostos e idades. Além de seu centro histórico, existem diversas cachoeiras, trilhas ecológicas, ilhas e praias paradisíacas ao redor. Muitas ficam bem próximas ao Centro da cidade, a menos de dez quilômetros. A cidade é considerada um dos conjuntos arquitetônicos coloniais mais perfeitos e harmoniosos do país.

Confira algumas sugestões de cachoeiras em Paraty:

Pedra Branca – Considerada uma das cachoeiras mais bonitas de Paraty, Pedra Branca é formada por duas quedas que terminam em piscinas naturais rodeadas por pedras. A área, boa para banhos, guarda ruínas de uma antiga usina hidrelétrica e atrai muitos turistas.

Poço da Laje – Indicada para quem está com crianças, a cachoeira da Laje é formada por uma pedra lisa, semelhante a um escorregador, que termina em uma grande e rasa piscina natural. É bastante frequentada por moradores da região.

Poço das Andorinhas – As corredeiras formam uma piscina profunda de águas geladas e emoldurada por muito verde.

Poço do Inglês – De fácil acesso e excelente para mergulho, o poço tem águas transparentes e é cercado por vegetação nativa.

Tobogã – Três saltos formam duchas naturais e um “escorrega” perfeito que termina em uma piscina.


* Agendamento sujeito a disponibilidade das pousadas. Consulte o regulamento. 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Educação Continuada promove palestra: “Território Creche – que espaço é este?”





























O Benefício Educação Continuada da Appai promoveu uma palestra que tem por objetivo melhorar a gestão e contemplar a atuação dos profissionais coordenadores e diretores de instituições localizadas em comunidades do Rio de Janeiro. Cerca de 30 educadores de 9 creches comunitárias, integrantes do Projeto Carioquinha, do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), participaram da palestra “Território Creche – que espaço é este?”, que proporcionou conhecimento técnico e especializado a esses profissionais, apresentando um novo olhar sobre o espaço de desenvolvimento infantil e uma nova percepção das suas próprias atribuições como educadores de crianças.

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Inscrições abertas – Barra Run – Etapa Novo Leblon





























Estão abertas as inscrições para o Barra Run – Etapa Novo Leblon. A corrida será realizada no dia 6 de setembro, com largada prevista para as 8 horas da manhã, na Rua Rino Levi – Cond. Novo Leblon, atrás do Shopping Rio Design Barra. A corrida será disputada na distância de 5 km, em percurso que será amplamente divulgado no site da corrida: www.barrarun.com.br. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado!

segunda-feira, 24 de agosto de 2015

Appai na Bienal: Alexandre Ribeiro


O sétimo nome confirmado no estande da Appai na Bienal é Alexandre RibeiroSeis vezes Campeão Mundial do Ultraman conversa sobre como superar os limites do corpo e da mente em prol dos seus objetivos. Com uma carreira de mais de 30 anos como atleta, técnico e consultor esportivo, Alexandre também ministra palestras que abordam temas relevantes e atuais para o mundo.


O estande da Appai estará localizado no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Appai na Bienal: Robson Caetano


O sexto nome confirmado no estande da Appai na Bienal é Robson Caetano. Professor, medalhista nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos e detentor de vários recordes sul-americanos discute sobre suas experiências na carreira esportiva. Além disso, o atleta é presidente do Instituto Robson Caetano de Atletismo, que atende mais de mil crianças e adolescentes, residentes em áreas socialmente vulneráveis.

Conheça mais um pouco sobre nosso convidado:



O estande da Appai estará localizado no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

quinta-feira, 20 de agosto de 2015

Retirada dos kits – Soul Carioca – Etapa Apoteose


Olá, associados! Informamos que o kit da corrida Soul Carioca (Etapa Apoteose) já pode ser retirado na sede da Appai, entre sexta-feira (21/08) e sábado (22/08), das 8 às 17 horas. Pode ser retirado também no dia da corrida (23/08) na tenda da associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada. Garanta seu kit e boa prova!

Fique atento ao novo local da largada e chegada da prova, que agora será na Cidade Nova (próximo à estação Estácio do metrô).

Appai na Bienal: José Pacheco


O quinto nome confirmado no estande da Appai na Bienal é o do renomado José PachecoO educador que revolucionou o ensino em Portugal conta sua experiência ao abolir provas, séries e salas de aula. Ele foi o idealizador da Escola da Ponte, uma instituição pública localizada em Portugal, que tem como objetivo oferecer um método de aprendizado que dá iguais direitos de participação para estudantes, professores e funcionários. 

Conheça mais um pouco sobre nosso convidado:



O estande da Appai estará localizado no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

quarta-feira, 19 de agosto de 2015

O Boa Viagem tem uma dica para você!


Está contando os dias para sua próxima viagem, mas não sabe para onde ir? A dica de hoje é Búzios. Mergulhe nas águas cristalinas e participe do “batismo”, indicado para quem nunca fez um curso de mergulho, mas que pretende mesmo assim apreciar o fundo do mar com segurança. Trata-se de uma aula teórica de 15 minutos, a bordo da própria embarcação ou na praia, seguida de adaptação ao equipamento autônomo na superfície.

Em seguida, é feito o mergulho, que dura cerca de 40 minutos e a profundidade gira em torno dos 15 metros. Durante toda a atividade, o instrutor orienta e acompanha o iniciante. O equipamento é composto por roupa de neoprene, cilindro, colete, máscara e pés-de-pato.

Operadoras locais de mergulho oferecem batismos, cursos para iniciantes e atividades para os avançados. As saídas são diárias em embarcações próprias – equipadas com todos os itens de segurança – e levam aos melhores pontos de mergulho na cidade. As empresas também alugam e vendem equipamentos em geral.

Com o Benefício Boa Viagem você garante diárias para desfrutar da vida marinha da cidade. Não perca tempo e programe já a sua!


* Agendamento sujeito a disponibilidade das pousadas. Consulte o regulamento. 

terça-feira, 18 de agosto de 2015

9 dicas para viver melhor


Sabe aquela expressão que diz: “É nas pequenas coisas que se encontra a felicidade”? Em entrevista ao Estadãoa psicóloga Luciana Kotaka fez uma lista de simples ações que podem promover maior leveza e bem-estar em nossas vidas. Confira as dicas:

1. Faça aulas de dança, pode ser de salão, danças circulares ou outro ritmo de que você goste.

2. Participe de um grupo beneficente. Alguns costuram, outros tricotam ou pintam. Além de ajudar pessoas que necessitam de ajuda, você compartilha da companhia de outras pessoas.

3. Busque cursos rápidos. Existem locais que oferecem aulas de computação, como escrever um livro, história e até mesmo uma nova língua.

4. Atividades físicas são sempre bem-vindas, pois, além de propiciar a saúde física, liberam substâncias que promovem o bem-estar. 

5. Terapias em grupo também são bem interessantes. Elas estimulam a comunicação e a resolução de problemas pessoais.

6. Tenha um animal de estimação. A troca afetiva com o bichano sempre é maravilhosa, além de se tornar uma ocupação saudável.

7. A jardinagem sempre é uma atividade que promove o relaxamento.

8. Gosta de aventuras? Fugir da rotina do dia a dia? Viajar é uma ótima opção.

9. Faça leitura de bons livros e revistas. Há quanto tempo você não visita uma biblioteca? Nesses locais se pode encontrar leituras excelentes, além de ser um ótimo local para a leitura.

Tem mais alguma dica? Conte para gente nos comentários abaixo.

segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Appai na Bienal: Associação Brasileira de Stress


O quarto nome confirmado no estande da Appai na Bienal é da Associação Brasileira de Stress. A organização de cientistas e profissionais da saúde voltada para a pesquisa sobre estresse debate como este mal afeta o desempenho dos professores e seu dia a dia. O objetivo da ABS é estimular o intercâmbio de informações e a pesquisa (básica, clínica e epidemiológica) sobre o estresse entre estudiosos e profissionais da saúde brasileiros e incentivar jovens cientistas e atuantes de várias áreas do saber a desenvolverem pesquisas na área do estresse investigando suas implicações para a saúde, para a produtividade, para a qualidade de vida e para o bem-estar social e do ser humano.


O estande da Appai estará localizado no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Appai na Bienal – Faça sua pergunta


Você também pode fazer parte da maior Bienal da História perguntando a um de nossos convidados especiais. O seu questionamento poderá ser feito ao vivo durante o bate-papo que acontecerá no estande da Appai na 17ª Bienal do Livro – Rio. Lembramos que as rodas de conversa acontecem a partir das 15 horas, no Pavilhão Verde, Estande M10. O prazo para envio das perguntas é até o dia 25 de agosto.

Inscreva sua pergunta agora mesmo no formulário abaixo:

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Retirada dos kits – Extreme – Tinguá


Olá, associados! Informamos que o kit da corrida Extreme, etapa Tinguá, só poderá ser retirado no local do evento, no dia da corrida (16/08), a partir das 6h30 e até meia hora antes da largada da prova. Não haverá tenda da Appai. Ressaltamos a importância da nova regra: o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo, garantindo assim mais segurança para você. Boa prova!

Appai na Bienal: Marta Relvas


O terceiro convidado de nossa lista é Marta Relvas. Importante psicanalista membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, que contará como a Neurociência é hoje um conhecimento fundamental para o educador moderno. Além disso, Marta é palestrante, conferencista e consultora na área de Neurociência Aplicada à Aprendizagem Cognitiva e Emocional no Desenvolvimento Humano.


Conheça mais um pouco sobre o trabalho de nossa convidada:



O estande da Appai estará localizado no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Projeto Terceira Idade visita símbolo dos últimos dias do Império

Cenário do evento que ficou conhecido como “O Último Baile do Império”, realizado alguns dias antes da Proclamação da República, a Ilha Fiscal recebeu as turmas “Desafios da Longevidade” e “Garra e Ousadia”, do Projeto Terceira Idade, que tiveram a oportunidade de reviver entre os ambientes o clima e as curiosidades da festa promovida pela monarquia em 1889.

A parceria com o benefício Passeio Cultural proporcionou aos participantes da melhor idade uma aula de história levando de bônus um espetáculo de paisagem. Localizada no meio da Baía de Guanabara, a Ilha Fiscal continua sendo um elo entre o presente e o passado. Décadas se passaram e o “castelinho” que testemunhou tantos fatos históricos é hoje uma das principais atrações turísticas do Rio de Janeiro.

Para a associada Conceição Menali Menezes, as atividades do Terceira Idade representam uma união entre o lazer e a aprendizagem. “A gente costuma registrar em foto, para levar de recordação, esses momentos únicos que só a Appai nos proporciona”, afirma.

terça-feira, 11 de agosto de 2015

Appai na Bienal: Eugênio Cunha


O segundo nome confirmado no estande da Appai é o do ilustre Eugênio Cunha. Mestre e autor de mais de 10 obras voltadas para a educação – entre elas “Afeto e aprendizagem”, “Autismo e inclusão”, “Afetividade na prática pedagógica” e “Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade” –, fala sobre o desafio da inclusão social na escola. Eugênio é doutorando e mestre em educação, psicopedagogo, jornalista, palestrante e pesquisador.

Conheça mais um pouco sobre o trabalho de nosso convidado:



O estande da Appai estará localizado no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Passeio Cultural: Inscrições abertas para o roteiro 14


No próximo dia 12 de agosto, o benefício Passeio Cultural levará os associados para desfrutar das principais atrações da floresta da Tijuca, conhecidas internacionalmente: Jardim Botânico, Vista Chinesa e Mesa do Imperador.

A construção da Vista Chinesa, em estilo oriental, fica a 380 metros de altura proporcionando uma das mais bonitas visões da cidade, tendo o Cristo, a Lagoa, o Pão de Açúcar e as praias da Zona Sul como pano de fundo. Mais acima, um local preparado para servir como ponto de repouso nos frequentes passeios da Família Real ganhou o nome de Mesa do Imperador, onde há também um deslumbrante mirante.

Já o Jardim Botânico do Rio de Janeiro, uma das mais belas e bem preservadas áreas verdes da cidade, é um exemplo da diversidade da flora brasileira e estrangeira. Nele podem ser observadas cerca de 6.500 espécies, algumas ameaçadas de extinção, distribuídas por uma área de 54 hectares, ao ar livre e em estufas.

Não fique de fora dessa e inscreva-se pelo Portal do Associado!

domingo, 9 de agosto de 2015

Dia dos Pais


O segundo domingo de agosto é uma data que carrega uma história de heroísmo e amizade. Quando somos crianças, temos em nosso pai a plena segurança. Ao lado dele somos invencíveis e utópicos, capazes de enfrentar os mais contagiantes desafios. Somos gratos por ter nos ensinado a andar de bicicleta e pela preocupação constante ao dizer: “Juízo, menino(a)!”.

No Brasil, uma nação conhecida pelo acolhimento, pelo carisma e pelo carinho, a data é um dia em que as famílias se reúnem, relembram velhas tradições e saúdam os pais com muita alegria. Não importa a maneira como se homenageia, o fundamental é manter valores como respeito, honra e amor, pois eles nunca deixam de ser heróis, amigos, exemplos de vida.

A origem desta comemoração teve o intuito de incentivar a valorização dos pais e o fortalecimento dos laços familiares, tendo início na antiga Babilônia, há mais de 4 mil anos. Um jovem chamado Elmesu moldou em argila o primeiro cartão desejando sorte, saúde e longa vida a seu pai. Já a escolha para o segundo domingo de agosto surgiu pela necessidade de que a comemoração ocorresse em um dia em que as famílias tivessem mais condições de estarem reunidas.

Parabéns a todos os pais, padrastos, vovôs e mamães que por muitas vezes também atuam no papel de exemplares papais!

Abaixo ouça a canção “Pai”, de Fábio Jr.

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Roteiro Especial do Passeio Cultural – Bienal do Livro





























Já está sabendo da novidade? Pela primeira vez o Benefício Passeio Cultural vai levar os professores associados para a maior edição da Bienal do Livro. São 7 dias para você escolher e embarcar neste roteiro especial. Inscreva-se agora mesmo!

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Appai na Bienal: Geraldo Peçanha



A partir de hoje, vamos apresentar nossos convidados confirmados no estande da Appai na Bienal. O primeiro dessa lista é o renomado professor Geraldo Peçanha, autor de mais de 40 livros e referência em educação nacional e internacional, em países como Alemanha e Bolívia. Com 11 anos de prática na escola com crianças da Educação Infantil, ele também foi docente nas séries iniciais do Fundamental e no Ensino Médio. Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal do Paraná e doutor em Teoria Literária pela Universidade Federal de Santa Catarina, tem seus livros dedicados principalmente às áreas da Educação Infantil, Alfabetização e Letramento e Psicomotricidade, além de outras produções voltadas para educadores e obras de autoconhecimento.

Conheça mais um pouco sobre o trabalho de nosso convidado:



Lembrando que na Bienal a Appai estará localizada no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Retirada dos kits – Rio Antigo – Etapa Largo da Carioca

Olá, associados! Informamos que o kit do Circuito Light Rio Antigo (Etapa Largo da Carioca) já pode ser retirado na sede da Appai, entre quinta-feira (06/08), sexta-feira (07/08) e sábado (08/08), das 8 às 17 horas. Pode ser retirado também no dia da corrida (09/08) na tenda da associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada. Garanta seu kit e boa prova!

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Appai na Bienal: Confira a programação completa



Participe dos bate-papos em nosso estande, na 17ª Bienal Internacional do Livro e não perca a oportunidade de ouvir o que grandes pensadores da educação têm a dizer sobre o modelo de ensino atual e como se adaptar às novas necessidades geradas com a democratização da tecnologia. E ainda descubra no esporte inspirações e exemplos de superação. A maior Bienal da história acontece de 3 a 13 de setembro, no Riocentro (Estande M10 – Pavilhão Verde), na Barra da Tijuca, todos os dias a partir das 11 horas da manhã.

Confira a programação completa da Appai na Bienal:

04 de setembro
11h00 – Professores Autores | Michele Joia da Silva com a obra “A inclusão de crianças com dificuldades de aprendizagem na escola regular particular
13h00 – Professores Autores | Camila Machado de Lima com a obra “Educação de Surdos: desafios para a prática e formação de professores
16h00 - Ricardo de Castro | Mestre em comunicação e psicologia, lecionou 20 anos em instituições como IBMEC e PUC. Especialista em planejamento e comunicação integrada de marketing e pesquisa de mercado.


05 de setembro
11h00 – Professores Autores | Bianca de Lima Maia com a obra “Sou um jovem leitor e escritor brasileiro: tendo memórias, contando histórias”
13h00 – Professores Autores | Maria da Graça Rezende Mendes com a obra “Altas habilidades na escola. Identificar para não discriminar”
17h30 – Geraldo Peçanha | Professor, autor de mais de 40 livros e referência em educação nacional e internacional, em países como Alemanha e Bolívia, entre outros


06 de setembro
11h00 – Professores Autores | Patricia Morais com a obra “A vida que eu quero
13h00 – Professores Autores | Patricia Lopes da Fonte com a obra “Pedagogia de projetos: ano letivo sem mesmice”
16h00 – Eugênio Cunha | Mestre e autor de mais de 10 obras voltadas para a educação fala sobre o desafio da inclusão social na escola

07 de setembro
11h00 – Professores Autores | Sarita Ortega com a obra “Do sonho à conquista”
13h00 – Professores Autores | Roberto Rivelino Albuquerque Martins com a obra “Construções geométricas significativas na educação básica”
14h00 – Professores Autores | Maria Aparecida Campos com a obra “Figuras Geométricas”
16h00 – Marta Relvas | Psicanalista, membro da Sociedade Brasileira de Neurociência e Comportamento, conta como a Neurociência é hoje um conhecimento fundamental para o educador moderno

09 de setembro
13h00 – Professores Autores | Analucia de Almeida Oliveira com a obra “Arte & Construção”

10 de setembro
11h00 – Professores Autores | Indinalva Nepomuceno Fajardo com a obra “Resiliência e educação: exemplo das escolas do amanhã”
13h00 – Professores Autores | Samanta Obadia com a obra “Pessoas, palavras e valores – elos em contrução”
16h00 – José Pacheco | O educador que revolucionou o ensino em Portugal conta sua experiência ao abolir provas, séries e salas de aula

11 de setembro
11h00 – Professores Autores | Cláudio de Oliveira Lima com a obra “Autogerenciamento Vivencial”
13h00 – Professores Autores | Fabio Cardoso Marinho com a obra “Manual de sobrevivência financeira”
16h00 – Associação Brasileira de Stress | Organização de cientistas e profissionais da saúde, voltada para a pesquisa sobre estresse, debate como este mal afeta o desempenho dos professores e seu dia a dia

12 de setembro
11h00 – Professores Autores | Demetrius Silva Gomes com a obra “Diário do Negão”
13h00 – Professores Autores | Marcelo Barros de Vasconcellos com a obra “HidroVariações”
15h00 – Alexandre Ribeiro | Seis vezes Campeão Mundial do Ultraman conversa sobre como superar os limites do corpo e da mente em prol dos seus objetivos
16h00 – Robson Caetano | Professor, medalhista nos Jogos Olímpicos e Pan-Americanos e detentor de vários recordes sul-americanos discute sobre suas experiências na carreira esportiva
Marcia Narloch | Maior nome feminino do maratonismo brasileiro, medalhista pan-americana nos jogos de Santo Domingo e do Rio, fala sobre a sua brilhante carreira e a importância de praticar caminhadas e corridas


13 de setembro
11h00 – Professores Autores | Waldemar Pereira de Freitas Jr. com a obra “Um ônibus chamado Rio”
13h00 – Professores Autores | Pablo Demétrio de Pinho Pereira com a obra “Árvore literária (quadrinhas e parlendas)”
15h00 – Professores Autores | João Crispim Victorio com a obra Poemas: Sobre o trabalho que falo…

Lembrando que o estande da Appai estará localizado no Pavilhão Verde, M10.

segunda-feira, 3 de agosto de 2015

4 dicas simples para estimular a memória


A memória é uma forma de registrar informações, como se fosse um arquivo e, como todo processo dessa natureza, exige atenção e estímulo. A seguir, a Appai listou quatro dicas de exercícios que podem ser facilmente utilizados em casa para estimular a memória.

Palavras Cruzadas
Os jogos no papel podem ser praticados individualmente ou em grupo. É que esses exercícios exigem que o cérebro faça uma busca em todo o seu conhecimento a cada charada, incitando assim a capacidade de memória e discernimento.

Leitura
Ler é um ato imprescindível ao longo de toda a vida, mas na terceira idade ele ganha ainda mais força e importância. É que a leitura estimula tanto a memória de curto prazo quanto a de longo prazo. Para a primeira, o fundamental é a captura dos elementos apresentados para a compreensão. No caso da memória de longo prazo, as novas palavras e expressões, além do enredo da história de forma geral, é que ganham mais destaque.

Jogos infantis
Pode parecer estranho, mas os jogos infantis podem ser grandes exercícios para estimular a memória na terceira idade. Isso porque as habilidades que precisam ser desenvolvidas na infância necessitam de manutenção na maturidade. Quebra-cabeça, jogo da memória, “qual é a música?” e dominó são boas dicas.

Rotina em movimento
Existem algumas possibilidades de incitar o cérebro com as atividades rotineiras. Preencha uma lista de compras para o supermercado, mas tente recolher todos os itens sem ter que consultá-la. Na hora do banho, faça um esforço para pegar xampus e sabonetes sem ter que olhar, somente lembrando de onde estão. Memorize uma palavra em um outdoor e tente lembrar-se de ao menos outras três que comecem com a mesma letra. 

E você, conhece outro exercício que pode ser usado para estimular a memória?