Páginas

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

Retirada dos kits – Rio Antigo – Etapa Cinelândia





























Olá, associados! Informamos que o kit do Circuito Light Rio Antigo (Etapa Cinelândia) pode ser retirado na sede da Appai, na quinta-feira (01/10), sexta-feira (02/10) e sábado (03/10), das 8 às 17 horas. Você poderá ter acesso a ele também no dia da corrida (04/10) na tenda da associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada. Lembrando que o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo. Garanta seu kit e boa prova!

terça-feira, 29 de setembro de 2015

Intensifique sua comunicação e abra as portas para o sucesso



























Inscreva-se agora mesmo nos cursos a distância oferecidos pelo Benefício Educação Continuada e seja destaque em sua carreira.

Inglês básico na prática: o objetivo é auxiliar aqueles que precisam ir direto ao ponto, isto é, aprender o básico da comunicação, e não ter que perder anos de estudo da gramática da língua inglesa.

Português aplicado: as aulas apresentam todas as ferramentas necessárias para se aprender de uma vez por todas o português essencial.

Interpretação e síntese de textos (versão libras): identifica as dificuldades comuns encontradas na interpretação textual e dá dicas técnicas para melhorar seu rendimento.

Comunicação interpessoal: como evitar ou minimizar as barreiras que dificultam a transmissão de uma mensagem.


Acesse o Portal do Associado e confira a relação completa de nossos cursos. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Superação à vista


























Superando os limites. Essa seria uma boa definição para a associada da Appai, Geneva de Almeida Cavalcanti, que, pela primeira vez, participou de uma corrida de rua. A grande estreia aconteceu no Circuito Soul Carioca etapa Apoteose, realizado no dia 23/08. A deficiente visual, acompanhada de seu guia Hugo Pimpão, sentiu a alegria de participar de sua primeira caminhada oficial.

A ideia surgiu em um bate-papo no Projeto Terceira Idade, desenvolvido pela Appai, de que Geneva faz parte. Durante a prova, a associada não só completou o percurso, como também conseguiu fazer um tempo considerável em sua estreia nas pistas de corrida. Sempre acompanhada pelo marido durante as tarefas do dia a dia, ela descreveu como sendo um momento inesquecível em sua vida ter completado o desafio “sozinha”. Que venham mais provas como essa!

O Projeto Terceira Idade desenvolve um trabalho voltado para todas as áreas estruturais do ser humano, não só psicologicamente e socialmente, mas também fisicamente. Em virtude de levar mais qualidade de vida, o programa tem buscado proporcionar mais atividade física para os associados através do Benefício Caminhadas e Corridas

Menos dinheiro, mais verdura: 10 alimentos que você pode replantar



Você sabia que muitos alimentos que consumimos, e jogamos fora, podem ser replantados? Pois é, a melhor coisa a se fazer – para o bem da natureza, do seu bolso e da sua saúde – é apostar em mini-hortas. O site SOS Solteiros listou os alimentos mais interessantes para você replantar. Confira:

Cebolinha
Quando usar a cebolinha, separe toda a parte branca e mais um pedacinho da parte verde. Coloque dentro de um copo com água, cobrindo a parte branca (cerca de 2,5 cm). Deixe em um local ensolarado e, dentro de poucos dias, cebolinhas novas brotarão. Para ajudar, troque a água todos os dias. Quem tiver um pouquinho de terra pode plantá-las.

Alho
O alho não precisa ser replantado, bastando reaproveitar as folhas do bulbo. Coloque os dentes em uma vasilha de vidro com água e, em alguns dias, alguns brotos crescerão. A dica é usar apenas as extremidades, que são mais saborosas. Quem quiser também pode replantar o alho, mas isso dá um pouco mais de trabalho.

Manjericão
Separe mais ou menos três pares de hastes, corte-as e as deixe com uns 10 ou 15 cm. Escolha as mais bonitas e retire as folhas da parte de baixo, deixando apenas algumas na parte superior. Coloque em um copo de vidro com água até a metade e deixe em um lugar ensolarado, trocando a água de dois em dois dias. Depois, quando as raízes estiverem com o tamanho de 2 cm, replante em um vaso médio ou floreira, pois o manjericão precisa de espaço e de sol.

Hortelã
Funciona da mesma forma que o manjericão. Depois precisa ser plantada também em um vaso maior e com furos em baixo, pois necessita de solo drenado e de muita água. Em nenhum momento a terra poderá ficar seca. Então cuidado com o sol da tarde.

Alecrim
Faça o mesmo processo inicial do Manjericão e da Hortelã. Depois plante os galhinhos em um vaso com furos em baixo para drenar a água, numa mistura de 2/3 de areia grossa e 1/3 de terra musgo. Pela composição da terra, já se percebe que ele não curte muita água, então não regue demais, mantenha-o num local ensolarado. Vá cortando os galhinhos quando precisar, depois replante de novo. Essa técnica pode ser usada com outros temperos, como o coentro.

Cenoura
Assim como o alho, as folhas podem ser reaproveitadas. Também não precisa plantar, basta usar a cabeça da cenoura que todos jogam fora. O ideal é colocar várias numa vasilha com água pela metade. Em aproximadamente 15 dias, novas cenouras começam a brotar.

Cebola
Com a extremidade da raiz descartada da cebola, faça a mesma técnica da água que a cebolinha, e tantas outras que citamos. Então, após aparecer as raízes, coloque ao sol em um vaso com terra de qualidade ou diretamente no solo do lado de fora.

Alface Romana
Pode-se partir também para o cultivo hidropônico. Basta pegar a cabeça da alface, aquela que ia ser jogadea fora, e colocar numa vasilha com água, trocando sempre que necessário.

Aipo (salsão)
É só cortar lá no talo, uns 5 cm, e deixar numa vasilha como um pires mais fundo com água, trocando sempre (ou use um copo cheio de água). Umedeça também a parte de cima da planta para não ressecar. Deixe num local ensolarado. Você vai ver que folhinhas amarelinhas brotarão no centro, depois ficarão verdes. Após 5 a 7 dias de completo brotamento das folhas, passe para um vaso com uma boa mistura de terra e furos para drenar a água e em breve terá talos de salsão para seus pratos e sopas.

Alho-poró
Corte o talo com a parte da raiz, uns 5 cm, e coloque num recipiente não muito fundo ou apoie com dois palitos, um de cada lado, com água até o começo da raiz, e vá cuidando para que não evapore e seque. Se for época de temperatura baixa, poderá manter na água mesmo, mas, se for verão, replante num vaso com terra preparada, após criar as raízes. E as folhinhas brotarão e brotarão.


Confira outras dicas em: http://bit.ly/1AvXjdu

sexta-feira, 25 de setembro de 2015

Inscrições abertas – Corrida Soul Carioca – Etapa Aterro do Flamengo





























Já estão abertas as inscrições para a Corrida Soul Carioca – Etapa Aterro do Flamengo. O evento que será realizado no dia 1º de novembro tem a largada prevista para as 8 horas da manhã e um percurso de 5 km. Faça agora mesmo sua inscrição e garanta a sua vaga!

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Inscrições abertas – Corrida Santos Dumont




























Estão abertas as inscrições para a Corrida Santos Dumont. A prova será realizada no dia 25 de outubro, com largada prevista para as 8 horas da manhã, no Rio de Janeiro. O percurso de 5 km se iniciará no Campo dos Afonsos, em frente ao Museu Aeroespacial (MUSAL), Zona Oeste da capital fluminense. Localizado na Avenida Marechal Fontenelle, 2000. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado!

Passeio Cultural: Museu Casa do Pontal


















Arte popular, antropologia e musicalidade. É esse clima que o roteiro 23 vai propor aos associados que se inscreverem no próximo Passeio Cultural, que vai visitar o Museu Casa do Pontal. Situado na Zona Oeste do Rio, a atração é considerada a maior e mais significativa dos museus de arte popular do país. Seu acervo é composto por cerca de 8.000 peças de 200 artistas brasileiros, produzidas a partir do século XX. A exposição permanente reúne, em 1.500 m2 de galerias, obras representativas das variadas culturas rurais e urbanas do Brasil, sob temáticas que abrangem as atividades cotidianas, festivas, imaginárias e religiosas.

O Museu Casa do Pontal está instalado em um sítio de 5.000 m² no Recreio dos Bandeirantes. Seus amplos jardins foram especialmente desenhados para promover uma perfeita integração entre a vegetação, as galerias do museu e a reserva ecológica que se estende em torno. Segundo membros do International Council of Museums (Icom), associado à Unesco, a instituição “não é apenas um museu completo de Arte Popular Brasileira. Pode ser considerada como um verdadeiro museu antropológico, único no país a permitir uma visão abrangente da vida e da cultura do homem brasileiro”.


Para participar, acesse agora mesmo o Portal do Associado. Você não pode ficar de fora dessa!

quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Temporada das flores
























Hoje, dia 23 de setembro, exatamente as 5h30 da manhã, entramos em uma das estações mais bonitas do ano: a primavera. A temporada das flores, que se antecipou por conta do fenômeno El Niño, tem deixado os lugares com mais cores desde meados de agosto.

Nessa época do ano acontecem chuvas fortes e o clima torna-se ameno, caloroso durante o dia e fresco à noite. Os dias são mais longos que a noite, com o sol nascendo antes das seis horas da manhã e se pondo por volta das dezoito horas. Por esse motivo algumas cidades brasileiras adotam, por determinação do governo federal, o horário de verão, com o adiantamento do relógio em uma hora.

Para aproveitar esta temporada, que tal escolher um dos 17 polos de treinamento do Caminhadas & Corridas? O benefício tem por objetivo promover maior qualidade de vida a seus usuários, agregando saúde, lazer e responsabilidade social em um único local. Confira agora mesmo no site da Appai e escolha um dos polos mais próximos da sua casa. Não perca essa oportunidade e promova saúde! Fica aí a dica.

A Rádio Web Appai aproveita também para oferecer uma das músicas que cantam a estação.

terça-feira, 22 de setembro de 2015

Roda de Saúde: Prevenção da Obesidade





























Um em cada dois adultos e uma em cada três crianças no Brasil estão acima do peso. Considerada epidemia pela Organização Mundial de Saúde, a obesidade vem crescendo no país alavancada por fatores como aumento da renda, mudanças de hábitos alimentares e estresse, fenômeno que até bem pouco tempo só era observado em nações desenvolvidas da Europa e dos Estados Unidos.

Os professores, como multiplicadores de conhecimento, devem estar atentos a esses indícios. Para isso convidamos você a comparecer, no dia 20 de outubro, à roda de debates do Programa Saúde 10, que terá como tema a Prevenção da Obesidade. As inscrições já podem ser feitas através do Portal do Associado.

Tecnologia nas escolas: mito ou aliada no ensino aprendizagem?





























Em meio à era globalizada, as instituições de ensino estão utilizando cada vez mais a tecnologia de forma integrada aos projetos pedagógicos para se adaptar a essa nova geração. Na Escola Municipal Otelo de Souza Reis, um robô cachorrinho é o mais novo assistente nas aulas de reforço de português e matemática. Já no Ciep Professor Lauro de Oliveira Lima, os estudantes utilizaram uma câmera fotográfica para criar um filme de animação para comemorar os 450 anos da Cidade Maravilhosa.
Leia na íntegra as notícias que estão fazendo a diferença no ensino curricular das escolas cariocas na edição 95 da Revista Appai Educar, além, é claro, das muitas informações aos profissionais de educação. E pra você, essa técnica usada dentro da sala de aula é um mito ou é aliada no ensino aprendizagem? Qual é a sua opinião? Deixe seu comentário.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Passeio Cultural leva associados ao Leme e Forte de Copacabana


























Construído em 1914, com o objetivo de reforçar a defesa da Baía de Guanabara, o Forte de Copacabana oferece aos seus visitantes muitas curiosidades e atrações. E, neste clima de antiguidade, os associados da Appai, através do benefício Passeio Cultural, puderam apreciar um dos passeios mais ricos historicamente. No Museu Histórico do Exército estão preservadas as primitivas instalações do forte, com as galerias, os refeitórios, os lavatórios em estilo art-nouveau, o paiol das munições, a câmara de tiro e as quatro cúpulas dos canhões, de trajetória retilínea. O museu conta também com exposições, exibições de vídeo, maquetes e um setor interativo. Além disso, o local oferece uma vista panorâmica de um dos pontos mais belos da orla da cidade.

Já no Forte do Leme, também conhecido como Forte Duque de Caxias, foi proporcionada aos participantes uma caminhada ecológica na área de proteção ambiental da Mata Atlântica e uma visita ao mirante do local. Do alto do Morro do Leme, podem-se admirar as mais belas e ricas paisagens, como a Praia de Copacabana e a entrada da Baía de Guanabara, Fortes da cidade do Rio de Janeiro e de Niterói, Ilhas da Baía de Guanabara, Pedra da Gávea e o Morro Dois Irmãos.

A galeria completa com as fotos do passeio você pode conferir no Facebook da Appai.


Para participar dos Passeios Culturais, fique atento ao calendário do benefício no site da Appai e inscreva-se através do Portal do Associado.

sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Retirada de Kit – Corrida Solidária


























Olá, associados! Informamos que o kit da Corrida Solidária (Flamengo) já pode ser retirado na sede da Appai, entre hoje (18/09) e amanhã (19/09), das 8 às 17 horas. É possível também ter acesso a ele no dia da corrida (20/09) na tenda da associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada. Lembrando que o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo. Garanta seu kit e boa prova!

quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Você merece um tempo de lazer!





























As viagens são muito benéficas à saúde do corpo e da mente. Uma das maiores vantagens proporcionadas por elas é o relaxamento. Para isso, a dica de hoje é Valença. Com o benefício Boa Viagem você já pode se programar e desfrutar da beleza natural da Princesinha da Serra, como é chamada.

Segundo psicólogos, o cérebro necessita de um descanso da rotina para conseguir dar ao corpo sensações de prazer, que são frequentemente obtidas quando vamos para algum lugar completamente diferente.

Além disso, estar relaxado torna a mente mais propensa à criatividade, já que nesse estado as ideias fluem com maior facilidade. Quanto aos benefícios para a família, viagens são ótimos momentos para melhorar o relacionamento, visto que em ocasiões como essa o contato com os familiares é ampliado e são criados laços afetivos, o que ajuda no convívio diário.

Lembrando que os passeios turísticos não estão incluídos no Boa Viagem. O Benefício só garante diárias nos hotéis e pousadas conveniados. As dicas disponibilizadas no blog são apenas sugestões. Confira as regras para a utilização de suas diárias gratuitas e agende já sua próxima viagem!

* Agendamento sujeito a disponibilidade das pousadas. Consulte o regulamento.

quarta-feira, 16 de setembro de 2015

6 lugares gratuitos para fazer piquenique no Rio


























Além de belas praias, o Rio de Janeiro também conta com parques públicos que permitem que os visitantes façam um belo piquenique. Do Jardim Botânico a Realengo, a cidade tem opções gratuitas para a prática dos lanches ao ar livre. Conheça alguns dos locais onde é só chegar, estender a toalha e se deliciar com os quitutes:

Parque Madureira – Sucesso da Zona Norte, prestes a completar um ano, o parque reúne eventos culturais e possui um gramado perfeito para se realizar um piquenique. Conta com pista de skate, ciclovia, bosque e riacho. O Parque está localizado na Rua Soares Caldeira, 115, Madureira, e funciona de terça a domingo, das 6 às 22h.

Parque Lage – Próximo ao Jardim Botânico, aos pés do Corcovado, o parque público que abriga a mansão da família Lage dispõe de um gramado e mesas, além de brinquedos para as crianças, com vista para o Cristo. O local é tombado pelo patrimônio histórico e está localizado na Rua Jardim Botânico, 414, Jardim Botânico. O horário de funcionamento é das 7 às 17h.

Parque Estadual do Grajaú – A Reserva Florestal do Grajaú abriga o parque que possui mesas para a realização de piqueniques, além de um gramado onde é possível se acomodar e aproveitar as guloseimas. Localizado na Rua Comendador Martinelli, 740, Grajaú, o parque funciona de terça a domingo, das 8 às 17h.

Parque Estadual da Pedra Branca – Maior floresta urbana do mundo, localizada na Zona Oeste da cidade, a reserva ecológica oferece três opções de locais para piqueniques, nos bairros que abrange: Realengo, Camorim e Jacarepaguá. A sede Pau-da-Fome está localizada na Estrada do Pau-da-Fome, 4003, Jacarepaguá. Já a de Camorim fica na Estrada do Camorim, 2118. Está aberto das 8 às 17h.

Quinta da Boa Vista – Local clássico para os piqueniques dos cariocas, na Quinta é só desfrutar do extenso gramado que cobre o parque, com direito a vista para o lago. Após o lanche ainda é possível visitar o Jardim Zoológico e o Museu Nacional, que ficam no mesmo espaço. Está localizado na Avenida Pedro II, s/n, São Cristóvão, e funciona das 7 às 18h.

Bosque da Barra – Com acesso pela Avenida das Américas, na Barra da Tijuca, possui espaço para caminhadas, ciclovia, lago e um gramado ideal para os piqueniques. Está situado na Avenida das Américas, 6000, Barra da Tijuca, com funcionamento das 7 às 17h.

E você, conhece outros lugares para fazer piquenique no Rio? Deixe como sugestão nos comentários.

* Fonte: Catraca Livre

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Appai apoia Caravana Solidária

































Em vans exibindo o logotipo da Appai, cerca de 25 jovens voluntários foram encaminhados ao Hemorio para realizar doação de sangue e medula óssea. A ação Caravana Solidária, que conta com o apoio da Associação, tem o intuito de captar doadores e transformar o procedimento em um gesto de conscientização.

Para Clarisse Lobo, diretora do Instituto Estadual de Hematologia, “essas ações vieram para beneficiar o voluntário e facilitar o acesso ao Hemorio. A ideia é desmistificar o processo, mostrando que não é dolorido como muitos imaginam. É preciso quebrar essa barreira da doação de sangue. Depois que vai pela primeira vez, o doador volta com mais facilidade à instituição”, ratifica.


Inscrições abertas - Corrida das Torcidas



















Já estão abertas as inscrições para a Corrida das Torcidas. O evento será realizado no dia 11 de outubro, com largada prevista para 8 horas da manhã, com um percurso de 10 km. O local da realização da prova será no Aterro do Flamengo. Inscreva-se agora mesmo no Portal do Associado. Não fique de fora dessa!

segunda-feira, 14 de setembro de 2015

7 razões para fazer nossos cursos




O Benefício Educação Continuada oferece cursos a distância gratuitos e exclusivos para você aprimorar sua formação e aplicar o conteúdo no seu dia a dia. Inscreva-se nos cursos exclusivos da Educação Continuada a Distância (EAD):

Avanços da Avaliação Escolar no Século XXI
O curso, ministrado pela educadora e escritora Thereza Penna Firme, apresenta a evolução dos conceitos da avaliação, perfil do avaliador contemporâneo, o desafio da mudança de paradigma na prática da avaliação, os mitos na promoção escolar e a relação da avaliação com as múltiplas inteligências.

Mediação e Aprendizagem na Inclusão Escolar
O curso, ministrado pela educadora e escritora Gislaine Coimbra Budel, apresenta o conceito de pessoa com deficiência, as origens das dificuldades de aprendizagem, a teoria da mediação da aprendizagem e as características da mediação.

Neuroeducação
O curso, ministrado pela psicopedagoga e psicomotricista Rita Thompson, apresenta o conceito de neurociência, as conexões entre neurociência e educação, e como abordar as dificuldades de aprendizagem dentro da visão da neuroeducação.


Acesse o Portal do Associado e confira a relação completa de nossos cursos. 

sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Appai na Bienal: Márcia Narloch





O maior nome feminino do maratonismo brasileiro também estará presente no estande da Appai na Bienal. Márcia Narloch, medalhista pan-americana nos jogos de Santo Domingo e do Rio, fala sobre a sua brilhante carreira e a importância de praticar caminhadas e corridas.


Conheça mais um pouco sobre nossa convidada:




O estande da Appai estará localizado no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Vem aí o baile mais aguardado da cidade


















O 27º Grande Baile Appai está chegando! Com o tema “Então é Natal!”, o evento será realizado no dia 28 de novembro, das 19 às 24 horas, no Ribalta Eventos (Av. das Américas, 9.650 – Barra da Tijuca). O evento, que acontece duas vezes ao ano, tem o intuito de promover integração, socialização e, sobretudo, um componente terapêutico, já que ajuda a agregar mais qualidade de vida.

E a festa não para por aí: surpreenda-se com o lançamento da Nova Rádio Appai, que traz o locutor Luiz André Ferreira, novo integrante da rádio web, que, além de jornalista e apresentador, também é professor, e por isso não poderia estar num lugar melhor. Solicite já o seu convite através do Portal do Associado. Lembrando que o primeiro período para realizar a solicitação acontece até o dia 10 de outubro. Não fique fora dessa!

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

PPAS e Casa Ronald McDonald: um dia de solidariedade e luta contra o câncer infantil e juvenil




























Todos os anos, o último sábado do mês de agosto é momento de transformar Big Mac em sorrisos. E, no último dia 29, não faltou diversão para as crianças da Creche Comunitária Mães Trabalhadoras (CCMT), que participaram da campanha McDia Feliz, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) da Appai, que marca presença anualmente no evento e faz a doação para o Hospital do Inca.

O projeto, que teve a parceria com o grupo teatral Anfitrões, da Casa Ronald McDonald, proporcionou aos pequenos de 3 a 6 anos uma grande tarde de brincadeiras, na qual também puderam assistir a peça “Frozen”, além de interagir com os diversos personagens da Disney.

O McDia Feliz é coordenado pelo Instituto Ronald McDonald que, através da venda de tíquetes e camisetas, contribui para a manutenção da Casa Ronald McDonald, que atende mais de 70 crianças acompanhadas de um responsável, em tratamento contra o câncer em hospitais do Rio de Janeiro.

Localizada em Ipiiba, São Gonçalo, a Creche Comunitária está cadastrada no PPAS e recebe doação mensal de leite através do projeto Nutrindo.

Dia do Administrador





























Comemorado anualmente no dia 9 de setembro, a data é dedicada ao administrador. Por ser a data da assinatura da Lei nº 4769, em 1965, que regulamentou a profissão de Administrador no Brasil, a data também foi instituída pela Resolução CFA nº 65/68, de 09/12/68. 

Em 2015, o Rio de Janeiro foi palco do XIV Fórum Internacional de Administração (FIA), promovido pelo CRA-RJ. Em comemoração aos 50 anos do exercício da profissão, o evento reuniu grandes nomes da educação e da administração, como o ilustríssimo presidente do CRA-RJ Wagner Siqueira e profissionais de diversos países. Foram três dias de palestras, debates e uma vasta programação cultural que nos ajudou a entender melhor este cenário de informações e estratégias. 

Parabéns a todos esses administradores que planejam e gerenciam as muitas atividades e sistemas ligados à organização, área financeira, tecnológica, recursos humanos, enfim, sempre voltados a buscar soluções para todo e qualquer problema correlacionado a uma ação administrativa.

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Roda de Saúde debate doenças vasculares





























As doenças cardiovasculares são responsáveis por mais de 30% das mortes que ocorrem no Brasil. Entre elas estão: AVCs, hipertensão, ataque cardíaco, aterosclerose, entre outras. A maioria das DCVs resulta de um estilo de vida inapropriado. Entre os principais fatores que ocasionam essas enfermidades estão má alimentação, tabagismo, consumo de álcool, sedentarismo, obesidade, além do estresse do cotidiano. No próximo dia 14 de setembro, a partir das 13h30, o Programa Saúde 10 promove uma conversa, no Auditório da Appai, com o Endocrinologista Dr. Nilmo Sabino, sobre Prevenção a Doenças Cardiovasculares. Para se inscrever acesse o Portal do Associado.

segunda-feira, 7 de setembro de 2015

Já está on-line a nova edição da Revista Appai Educar























Com uma temática futurística que une teoria e prática estimulando diversos conceitos, como autonomia, autodesenvolvimento, trabalho em equipe, capacidade de solucionar problemas, senso crítico e integração de disciplinas, a edição 95 da Revista Appai Educar traz um conteúdo inovador chamado “robótica educativa”. Trata-se de uma metodologia de ensino que agrega investigação e materialização dos conceitos apreendidos no conteúdo curricular e a ciência que estuda a montagem e a programação de robôs. Acesse agora mesmo a página da publicação da Appai, que traz essa e outras informações ao profissional de educação, e saiba quais projetos fazem mais sucesso nas instituições de ensino do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Professor, você tem uma boa história para nos contar?



A data em que comemoramos o seu dia está se aproximando e, para homenageá-lo no dia 15 de outubro, gostaríamos de conhecer a sua história com seus alunos. Conte-nos sobre a sua vivência dentro das instituições de ensino, como você iniciou a profissão, como é sua relação com os estudantes, que curiosidades você tem para revelar... Inspire-se e envie a sua história para o e-mail redacao@appai.org.br até o dia 20 de setembro. Estamos aguardando!

Appai na Bienal: Marque suas fotos com a hashtag #SouAppai





























Este ano, o estande da Appai está com uma programação cheia de opções preparadas especialmente para você, professor! Faça uma foto aproveitando as atrações, poste no facebook usando a hashtag #SouAppai e compartilhe conosco os melhores momentos da sua visita à Bienal do Livro do Rio. Incentive seus amigos e familiares a participarem da iniciativa e, assim, conhecer outras pessoas que também passaram por lá. Você pode postar quantas fotos quiser, basta usar a criatividade. O estande da Appai está localizado no Pavilhão Verde, Estande M10. Esperamos por você!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Novo horário do Passeio Cultural na Bienal

























Olá, associados! Informamos que o horário do nosso encontro com os inscritos no Passeio Cultural foi antecipado para as 11 horas da manhã, na portaria da Appai. Somente no dia 5 de setembro o horário será ao meio-dia. Lembrando que não haverá intervalos durante o passeio. Certifique-se quanto a sua documentação, e não se esqueça de providenciar sua alimentação e utilizar calçados confortáveis. Bom passeio!

Retirada dos kits – Barra Run – Etapa Novo Leblon





























Olá, associados! Informamos que o kit da corrida Barra Run (Etapa Novo Leblon) pode ser retirado na sede da Appai, entre amanhã (04/09) e sábado (05/09), das 8 às 17 horas. É possível também ter acesso a ele no dia da corrida (06/09) na tenda da associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada. Lembrando que o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo. Garanta seu kit e boa prova!

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

Inscrições abertas – Rio Antigo – Etapa Cinelândia


























Estão abertas as inscrições para o Circuito Rio Antigo – Etapa Cinelândia. A corrida será realizada no dia 4 de outubro, com largada prevista para as 8 horas da manhã, na Cinelândia, situada em frente ao Teatro Municipal e à Biblioteca Nacional. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado!

Professores Autores na Bienal





























Olá, associados! No próximo dia 3 de setembro será dada a largada para a maior Bienal da história. A 17ª edição da Bienal Internacional do Livro está repleta de atrações incríveis, que farão parte da programação oficial do estande da Appai. Confira abaixo as datas e horários em que os “Professores Autores” divulgarão seus livros e batendo um papo com o público. Lembrando que o evento acontecerá de 3 a 13 de setembro no Riocentro, localizado na avenida Salvador Allende, 6555 - Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Fique atento ao horário de funcionamento e programe-se!

Nota: Parabéns a todos os selecionados! É com muita alegria que anunciamos os nomes dos Professores Autores e suas respectivas obras. A escolha não foi uma tarefa fácil, pois todas as inscrições vieram repletas de criatividade e muita sabedoria. Por isso, o nosso parabéns é dedicado a todos os inscritos unanimemente!

04 de setembro, sexta-feira

11 horas – Michele Joia da Silva com a obra “A inclusão de crianças com dificuldades de aprendizagem na escola regular particular”. Trata-se de um artigo inicial aprovado no sexto encontro dos transtornos de aprendizagem em TDAHUnesp/Lida. Formata uma nova estrutura de atendimento especializado para crianças com toda e quaisquer dificuldades de aprendizagem ou comportamento, em escola regular particular no estado do Rio de Janeiro. Sala de recurso, currículo adaptado, avaliação adaptada e PEI.

13 horas – Camila Machado de Lima com a obra Educação de surdos: desafios para a prática e formação de professores”. Uma leitura indispensável para quem deseja pensar, viver, militar no campo da Educação de Surdos no Brasil, pois traz questões do cotidiano vivido por professores e professoras que atuam com crianças surdas, em escolas públicas, enfrentando a tão conhecida realidade cotidiana.

05 de setembro, sábado

11 horas – Bianca de Lima Maia com a obra Sou um jovem leitor e escritor brasileiro: tendo memórias, contando histórias”. Este livro mostra que a vontade de aprender não está perdida, mas somente adormecida pelas negativas constantemente ouvidas. A escrita singela e entusiasmada pelas rimas reflete os pensamentos daqueles que estão começando a escrever para o outro, com a expectativa de ver na face do ouvinte surpresa e alegria, e com um sorriso presentear quem tiver um minuto para compartilhar sua felicidade.

13 horas – Maria da Graça Rezende Mendes com a obra “Altas habilidades na escola. Identificar para não discriminar”. Esse trabalho discute o papel do professor no contexto da educação atual, que deveria ser inclusiva, com ênfase nas altas habilidades, e destaca resultados de pesquisa que indicam falta de conhecimento e/ou preparo do docente levando à não identificação da população que apresenta essas habilidades e, consequentemente, ao desperdício de seu potencial.

06 de setembro, domingo

11 horas – Patricia Morais Pinto Reis com a obra A vida que eu quero”. O livro aborda de modo bem sacado os diversos conflitos da mulher de hoje, que em seu estilo de vida “modernoso” leva os dias em ritmo alucinante, cansativo e estressante. A autora dá dicas úteis a todas as mulheres que estejam dispostas a levar uma vida mais feliz não amanhã, não depois e sim hoje mesmo.

13 horas – Patricia Lopes da Fonte com a obra Pedagogia de projetos: ano letivo sem mesmice”. A presente obra se preocupa em alertar os docentes para que não transformem seus alunos em meros espectadores, em uma plateia que concorda com tudo, sem argumentar e criar. Assim sendo, por meio de artigos, reflexões e sugestões de aulas, apresenta a base da Pedagogia de Projetos – onde o aluno é o autor de sua própria história.

07 de setembro, segunda-feira

11 horas – Sarita Ortega com a obra Do sonho à conquista”. Para alcançar os seus sonhos, são necessários disciplina, metas e objetivos. Com o livro você terá dicas extraordinárias para superar seus fantasmas e conquistar o que deseja. Comece agora seu plano de ação e acredite no seu potencial.

13 horas – Roberto Rivelino Albuquerque Martins com a obra Construções geométricas significativas na educação básica”. A obra faz um levantamento das Construções Geométricas, com fundamentações baseadas no MEC, e em vários autores nacionais e internacionais.

14 horas – Maria Aparecida Campos com a obra Figuras geométricas”. O livro é uma abordagem das formas geométricas básicas: quadrado, retângulo, triângulo e círculo, de maneira lúdica com ilustrações coloridas. É indicado para crianças na faixa etária de 3 a 6 anos.

09 de setembro, quarta-feira

13 horas – Analucia de Almeida Oliveira com a obra Arte & Construção”. O projeto didático escrito em quatro volumes, do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, proporciona uma viagem pelo mundo da Arte, desde a Pré-história até os dias atuais, e apresenta uma espécie de treinamento visual para melhor compreender os elementos que compõem a linguagem plástica, presentes nas diversas manifestações artísticas praticadas em diferentes épocas da História.

10 de setembro, quinta-feira

11 horas – Indinalva Nepomuceno Fajardo com a obra Resiliência e educação: exemplo das escolas do amanhã”. A obra focaliza histórias de vida de professores do ensino fundamental que se destacam pela sua total dedicação à carreira docente. Seu universo de trabalho são as chamadas “Escolas do Amanhã”, projeto da Secretaria Municipal de Educação da Cidade do Rio de Janeiro, concebido em 2009, para elevar a qualidade do ensino e superar a evasão escolar em áreas consideradas de risco social e violência.

13 horas – Samanta Obadia com a obra Pessoas, palavras e valores – elos em construção”. Como ter qualidade de vida, diante de um mundo globalizado que busca o 'ter' e não o 'ser'? O que fazer? Sentir-se culpado? Agir? Fugir? Como ser feliz sendo autêntico? Como ser amado e amar? Como ter tempo? A autora nos leva à reflexão sobre diversos temas de forma clara e objetiva, nos fazendo pensar sobre a urgente necessidade de fazer boas escolhas para ser feliz hoje!

11 de setembro, sexta-feira

11 horas – Cláudio de Oliveira Lima com a obra Autogerenciamento vivencial”. O autor, através de uma exposição simples e objetiva, busca apresentar uma nova interpretação sobre os problemas psicológicos dentro de uma visão vivencial, levando o leitor a viajar pelo seu interior, despertando-o para o autoconhecimento.

13 horas – Fabio Cardoso Marinho com a obra Manual de sobrevivência financeira”. Planejamento é a alma do sucesso. Sendo assim o livro tem como principal objetivo ajudar o leitor a controlar suas finanças planejando. Com o consumismo batendo em nossa porta todos os dias, através de "promoções imperdíveis" e "ofertas arrasadoras", é necessária uma blindagem especial, dando valor ao que é realmente relevante.

12 de setembro, sábado

11 horas – Demetrius Silva Gomes com a obra Diário do Negão”. Um livro de crônicas que relata a decisão de um homem sedentário de 40 anos tentando mudar seus hábitos em busca de uma melhor qualidade de vida. Aborda ainda as brincadeiras que trabalhavam o corpo de forma natural até as incursões pela cozinha moderna na era da globalização, tudo regado a bom humor e leveza.

13 horas – Marcelo Barros de Vasconcellos com a obra HidroVariações”. Recomendada para professores de Educação Física, recreadores, personal trainers e profissionais da área de saúde, a obra HidroVariações apresenta mais de 200 estratégias e temas de aulas de hidroginástica, ilustrações e exemplos de vários formatos que são realizadas no Brasil e no mercado mundial de fitness aquático.

13 de setembro, domingo

11 horas – Waldemar Pereira de Freitas Jr. com a obra Um ônibus chamado Rio”. Um livro infantil para colorir, que também contém uma maquete do personagem para destacar e montar, sem cola. Uma ferramenta muito interessante para transmitir noções de cidadania e despertar a atenção de crianças de todas as idades para um tema tão importante e tão presente no dia a dia delas, o ÔNIBUS.


15 horas – João Crispim Victorio com a obra “Sobre o trabalho que falo...”. O livro aborda o trabalho nas suas dimensões sociais, políticas, filosóficas e relacionais inseridas no cotidiano das várias categorias de trabalhadoras e trabalhadores brasileiros. Pretende mostrar a realidade do trabalho, descaracterizado pelo sistema capitalista, na intenção de despertar os trabalhadores para as mais variadas formas de injustiça relacionadas ao mundo do trabalho.