Páginas

sexta-feira, 30 de outubro de 2015

Retirada do kit – Corrida Soul Carioca





























Olá, associados! Informamos que o kit da Corrida Soul Carioca etapa Aterro do Flamengo já pode ser retirado na sede da Appai, entre hoje (30/10) e amanhã (31/10), das 8 às 17 horas. É possível também ter acesso a ele no dia da corrida (01/11) na tenda da associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada. Lembrando que o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo. Garanta seu kit e boa prova!

quinta-feira, 29 de outubro de 2015

Roda de Saúde debate câncer de mama e de próstata


Em outubro e novembro há uma mobilização mundial referente aos cânceres de mama e próstata, respectivamente, meses rosa e azul. Para dar continuidade a esse tema e intensificar as campanhas, a Roda de Saúde, do Programa Saúde 10 da Appai, convida seus associados a um debate sobre a prevenção dessas doenças, que atingem grande parte da população. O evento acontece no próximo dia 09/11, a partir das 13 horas, no auditório da Appai. Inscreva-se agora mesmo no Portal do Associado.

quarta-feira, 28 de outubro de 2015

Histórias de Professores – Episódio 4



O quarto e último episódio da homenagem da Appai a todos os heróis da educação já pode ser conferido. O projeto “Histórias de Professores” conta hoje a trajetória de Valéria Angelo, que por muitos anos trabalhou com o EJA e conheceu uma aluna muito guerreira, de 78 anos. Aperte o play e emocione-se!


Confira também:


1º episódio: a história da professora Angela Bravo, que
precisou de muita perseverança para  enfrentar uma turma bagunceira.


2º episódio: os relatos da professora Marlene  Soares Gouy, que vivenciou em sua carreira um momento marcante relacionado ao cotidiano da Biblioteca.



3º episódio: a históriado professor de informática
Antônio Oreiro, que precisou se adaptar às novas tecnologias para ajudar um aluno muito especial.

terça-feira, 27 de outubro de 2015

Um passeio à Ilha de Paquetá

















Totalmente transformada em área de preservação ambiental, com uma cultura rica em lendas e importantes passagens na formação do Rio de Janeiro, através do Império e da República, o roteiro 7 do Benefício Passeio Cultural teve como objetivo mostrar aos associados, através de uma Caminhada Cultural, a relevância histórica, além dos principais atrativos e marcos da Ilha de Paquetá, que possui um interessante acervo arquitetônico e paisagístico, com diversos bens tombados e preservados e um estilo de vida comunitário que o isolamento geográfico guardou com carinho.

O embarque para a Ilha de Paquetá tem partida na histórica Praça XV, no centro da cidade, com fácil acesso. A travessia marítima é feita nas barcas tradicionais, em passeio de 60 a 70 minutos. Uma viagem cultural de 15 km, que desperta o imaginário. Deixamos a agitação da cidade grande e somos envolvidos pela tranquilidade da Baía de Guanabara. Ao desembarcar nos deparamos com passarinhos, cigarras, árvores centenárias, cheiros de terra, de mar, ruas de saibro, casas de época e o silêncio.

Você pode conferir as fotos em que os associados visitam os principais pontos turísticos da ilha, como o Parque Darke de Mattos, a Igreja Matriz Bom Jesus dos Montes e a Pedra da Moreninha, na Fanpage oficial da Appai.

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Roda de Saúde debate obesidade: para que serve o alimento em nossa vida?


























Um em cada dois adultos e uma em cada três crianças no Brasil estão acima do peso. Considerada epidemia pela Organização Mundial de Saúde (OMS), a obesidade vem crescendo no país alavancada por fatores como aumento da renda, mudanças de hábitos alimentares e estresse, fenômeno que até bem pouco tempo só era observado em nações desenvolvidas da Europa e dos Estados Unidos. Os professores, como multiplicadores de conhecimento, devem estar atentos a esses indícios. O Roda de Saúde do Programa Saúde 10 da Appai é um espaço para debates coletivos sempre com um profissional de saúde no intuito de tirar as dúvidas dos associados referentes à melhoria da qualidade de vida.

A Roda de Saúde acontece mensalmente trazendo temáticas atuais. Fique atento às novas datas e inscreva-se no Portal do Associado!

Agenda Roda de Saúde

  • 09/11 – Roda de Saúde – Câncer de Mama e de Próstata
  • 14/12 – Roda de Saúde – Diabetes

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Retirada dos kits – Corrida Santos Dumont





























Olá, associados! Informamos que o kit da Corrida Santos Dumont já pode ser retirado na sede da Appai (Rua Senador Dantas, 117, sala 211 – sobreloja), entre hoje (23/10) e amanhã (24/10), das 8 às 17 horas. É possível também ter acesso a ele no dia da corrida (25/10) na tenda da associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada. Lembrando que o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo. Garanta seu kit e boa prova!

quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Conheça mais opções de cursos da EAD





























O Benefício Educação Continuada oferece para você cursos a distância que facilitam o seu dia a dia. Comece agora mesmo:

PowerPoint 2007 na prática (1) – Conhecendo o programa
Nesse curso, você aprenderá sobre os conteúdos mais básicos do PowerPoint, como tela inicial, painel de slides e de anotações. Serão abordadas colunas, configurações de impressão, formatação de textos e slides.

PowerPoint 2007 na prática (2) – Uso prático
Aprenda como formatar plano de fundo, sombra de texto, espaçamento de caracteres, clipArt, imagens e forma. Além disso, você será apresentado ao álbum de fotografias, wordArt, smartArt, gráficos e tabelas.

Excel I – Básico
Conheça os conceitos básicos do Microsoft Excel. Com ele, você terá a oportunidade de aprender a elaboração de planilha simples com formatação de colunas e linhas, fórmulas, edição de células, operações e a criação de fórmulas simples.

Excel II – Básico
Neste curso você será apresentado aos conceitos básicos do Microsoft Excel e aprenderá as funções para imprimir planilhas e gerar gráficos, além de alguns dos principais tópicos estudados na primeira aula da Série Profissional.


Acesse o Portal do Associado e confira a relação completa de nossos cursos. 

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Histórias de professores – Episódio #3



O terceiro episódio da homenagem da Appai a todos os heróis da educação já pode ser conferido. O projeto “Histórias de Professores” conta hoje relatos do professor de informática Antônio Oreiro, que precisou se adaptar às novas tecnologias para ajudar um aluno muito especial. Aperte o play e emocione-se!


Confira também:


1º episódio: a história da professora Angela Bravo, que
precisou de muita perseverança para  enfrentar uma turma bagunceira.


2º episódio: os relatos da professora Marlene  Soares Gouy, que vivenciou em sua carreira um momento marcante relacionado ao cotidiano da Biblioteca.



terça-feira, 20 de outubro de 2015

Você está preparado para os desafios do dia a dia?


























O desafio da inclusão na sala de aula precisa ser encarado, e o Benefício Educação Continuada está aqui para ajudá-lo. São palestras sem custo adicional que lhe darão certificado e contarão como horas extracurriculares. No próximo dia 28 de outubro, das 8h30 às 12h30, a palestra “A Psicomotricidade como Recurso para o Professor de Alfabetização” fornece aos professores das classes de alfabetização recursos psicomotores para o auxílio da aprendizagem da leitura e da escrita. A palestrante Vera Mattos espera por você na sede da Appai, no auditório Francisco de Pinho Costa – Rua Senador Dantas, 117, Sobreloja 218 / Centro – Rio de Janeiro/RJ. Inscreva-se!

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Benefício Assistência Funeral





























A Appai disponibiliza o benefício coletivo de Assistência Funeral 24h, através de um convênio com uma seguradora que dispõe de profissional especializado na execução de procedimentos funerários necessários, evitando que a família, num momento difícil, tenha de se envolver com assuntos burocráticos e financeiros, sem qualquer custo. No caso de falecimento do Segurado (associado colaborador, cônjuge, filhos menores de 21 anos, pais do associado colaborador e beneficiários agregados), a Seguradora deverá ser comunicada, no ato, pelo telefone 0800-023-4600 (24 horas todos os dias, inclusive feriados) para que a Assistência possa ser imediata. Para mais informações acesse o site da Appai.

sábado, 17 de outubro de 2015

O horário de verão começa neste domingo


























O horário de verão começa a valer na madrugada de sábado para domingo (18/10). À meia-noite, os relógios têm de ser adiantados em uma hora nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste do país. A mudança, adotada anualmente para economizar energia no horário de maior consumo, vai até o dia 21 de fevereiro de 2016.

Em alterações como essa, é comum que o corpo leve um certo tempo para se acostumar. Mas algumas dicas podem ajudar você a se adaptar melhor ao novo horário. Confira:

Sono
No começo é difícil dormir uma hora mais cedo do que o seu corpo está acostumado, e é mais difícil ainda acordar uma hora antes. Mas você pode ajudar seu relógio biológico evitando praticar exercícios intensos no período da noite, e também realizando alguma atividade mais relaxante antes da hora de dormir.


Alimentação
O recomendado é comer a cada três horas, intercalando entre refeições completas e pequenos lanches. No horário de verão não é diferente. Apesar de que a fome pode vir antes da hora, o ideal é procurar manter os horários conforme o relógio. Como essa normalmente é também a época mais quente do ano, recomenda-se a preferência por refeições mais leves, especialmente à noite, e a ingestão de líquidos, durante todo o dia, para manter o corpo bem hidratado.


Exposição ao sol
Quem vai à praia ou se expõe ao sol durante o dia, precisa ficar atento na mudança dos momentos de pico dos raios ultravioleta – UVA e UVB. No novo horário os raios são mais intensos no período entre 11:00 e 17:00, o que inspira ainda mais cuidados, sendo ideal o uso de protetores solares, bonés, chapéus e outras formas de proteção.

E você, tem mais alguma dica para se adaptar ao horário de verão? Deixe nos comentários.

sexta-feira, 16 de outubro de 2015

Mais uma opção para retirada do seu convite do 27º Grande Baile





















Olá, associado. Agora você pode retirar seus convites do 27º Grande Baile da Appai aos sábados. A retirada acontecerá nos dias 17 e 24 de outubro e 14 de novembro, das 9 às 17 horas, na sede da Appai (Rua Senador Dantas, 117, sobreloja 211 – Centro – Rio de Janeiro). Lembramos que os associados devem trazer identidade, carteira da Appai e duas latas de leite para cada convite solicitado. Para quem ainda não fez a solicitação, em breve serão divulgadas as novas datas. Nos vemos lá!

Retirada do kit – Corrida e Caminhada Vida e Luz



















Olá, associados! Informamos que o kit da Corrida e Caminhada Vida e Luz já pode ser retirado hoje (16/10) na sede da Appai, das 8 às 19 horas. É possível também ter acesso a ele no dia da corrida (18/10) na tenda da associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada. Lembrando que o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo. Garanta seu kit e boa prova!

quinta-feira, 15 de outubro de 2015

15 de outubro: Dia do Professor





























Hoje é o dia de uma das mais importantes profissões praticadas no mundo. Afinal, sem ela a transmissão de conhecimentos e a sua correta apreensão pelas pessoas seriam praticamente impossíveis. O educador é o único profissional que forma profissionais. Em tudo e em toda parte necessita-se da pessoa que ensina. Por tudo isso, parabéns a todos os docentes desse país, que tanto fazem por nós! 

quarta-feira, 14 de outubro de 2015

Histórias de Professores - Episódio #2



Já está no ar o segundo episódio do projeto “Histórias de Professores”. A homenagem da Appai a todos os heróis da educação apresentará hoje os relatos da professora de língua portuguesa Marlene Soares Gouy, que tem mais de 30 anos de magistério e vivenciou em sua carreira um momento marcante relacionado ao cotidiano da Biblioteca. Aperte o play e emocione-se!

Lembramos, ainda, que o primeiro capítulo dessa série em comemoração ao Dia do Professor foi divulgado no último dia 6 e pode ser revisto através da página oficial da Appai no YouTube. Não deixe de reviver a trajetória da professora Angela Bravo, que precisou de muita perseverança para enfrentar uma turma bagunceira.


Agradecimento: Fundação Biblioteca Nacional (FBN)

terça-feira, 13 de outubro de 2015

10 dicas para dormir melhor





















Quanto tempo você dorme por dia? Sabia que horas de sono bem dormidas podem contribuir para sua qualidade de vida e bem-estar? A Revista Appai Educar conversou com a especialista Luiza Elena Valle, membro do Grupo de Pesquisas Avançadas em Medicina do Sono, que dá dicas que podem ajudar – e muito – no sono saudável. Confira:

1. Crie o hábito de se deitar todos os dias no mesmo horário.

2. Utilize seu relógio biológico para dormir e acordar.

3. Pratique exercícios adequados a sua idade e a suas necessidades.

4. Busque uma alimentação adequada, lembrando que o horário do jantar não deve ser muito próximo da hora em que se vai dormir.

5. Evite a ingestão de bebidas alcoólicas, tabagismo ou outras drogas.

6. Procure dormir com a cabeça e o tronco mais altos que o abdome e os pés.

7. Faça um esforço para dormir de lado (é interessante colocar algum apoio nas costas para evitar dormir de barriga para cima).

8. Trate problemas como rinites, alergias e infecções respiratórias. Um nariz entupido requer esforço extra para inalar o ar através dele, o que resulta no famoso ronco.

9. Tome todas as medidas possíveis para tornar o quarto um ambiente acolhedor, silencioso, limpo, escuro e de temperatura agradável.

10. Não pratique exercícios físicos e atividades agitadas antes de dormir. Ao contrário, realize coisas relaxantes e agradáveis antes do sono.


Leia a matéria completa na edição 95 da Revista Appai Educar.

segunda-feira, 12 de outubro de 2015

Dia das Crianças


























Ser criança é achar que o mundo é feito de fantasias, sorrisos e brincadeiras. No Brasil, o dia 12 de outubro é dedicado a elas. A data foi criada em 1924, por Galdino do Valle Filho, que na época era deputado federal. A proposta foi votada e os parlamentares aprovaram a ideia, tornando a data oficial para o país.

No entanto, o dia ganhou maior popularidade em 1960, quando a fábrica de brinquedos Estrela realizou uma promoção com a Johnson & Johnson e criou a “Semana do Bebê Robusto”, uma estratégia para aumentar as vendas. A partir deste momento a data passou a ser comemorada, com o costume de dar presentes aos pequenos.

Parabéns a todas as crianças por este dia e por este momento. Aproveitem cada dia, cada hora, cada minuto e cada segundo sendo criança.

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

Brincar é o melhor remédio


























Nada melhor do que aproveitar a semana delas com o que mais gostam de fazer: brincar. No sábado, dia 17 de outubro, a Appai - através do PPAS - faz a festa levando a garotada da Sociedade de Amigos da Pediatria do Hospital Gaffreé e Guinle para visitar o Museu do Exército Conde de Linhares, em São Cristóvão.

Está mais que comprovado que a alegria e a diversão podem ser excelentes remédios no combate a qualquer doença.

Retirada do kit - Corrida das Torcidas





























Olá, associados! Informamos que o kit da Corrida das Torcidas já pode ser retirado na sede da Appai, entre hoje (9/10) e amanhã (10/10), das 8 às 17 horas. É possível também ter acesso a ele no dia da corrida (11/10) na tenda da associação, a partir das 6 horas e até meia hora antes da largada. Lembrando que o kit da corrida só será entregue ao próprio participante, ou seja, terceiros não poderão retirá-lo. Garanta seu kit e boa prova!

quinta-feira, 8 de outubro de 2015

O Boa Viagem tem uma dica para você!






























A nossa dica de hoje é São João da Barra. Conhecido por sua tranquilidade, o município de São João da Barra é um lugar belo e aconchegante. Em meio a ruínas, deixadas pelo avanço do mar sobre o continente, quem visita a cidade não pode deixar de levar a câmera fotográfica. Entre o mar e a lagoa, tombada pela Unesco como Patrimônio da Humanidade, os visitantes podem desfrutar das mais belas paisagens, que são exploradas constantemente por pesquisadores, poetas e cineastas.

Além de belas praias, a cidade ainda possui outros pontos turísticos, como diversas Igrejas que são consideradas patrimônios culturais, e centros históricos que contam a trajetória da cidade. São João da Barra é uma boa opção de turismo, que oferece ao visitante boa infraestrutura e hospitalidade, tornando a estadia muito agradável.

Lembrando que os passeios turísticos não estão incluídos no Boa Viagem. O Benefício só garante diárias nos hotéis e pousadas conveniados. As dicas disponibilizadas no blog são apenas sugestões. Confira as regras para a utilização de suas diárias gratuitas e agende já sua próxima viagem!


* Agendamento sujeito a disponibilidade das pousadas. Consulte o regulamento. 

quarta-feira, 7 de outubro de 2015

Dançar não tem idade


























A Appai não esqueceu o Dia do Idoso, comemorado em primeiro de Outubro. O PPAS promoveu um chá dançante no Instituto Maria de Nazareth da Casa da Mãe Pobre. Aproveitando o conceito de Qualidade de Vida na “Melhor Idade”, a equipe do Programa Saúde 10 abriu as atividades com uma aula de alongamento.

Devidamente alongados, chegou a hora de caírem na dança embalados ao som de soltinho, bolero e samba. O baile contou com a participação de dois instrutores da equipe do Benefício Dança de Salão. O difícil foi parar. Todos queriam bis… Pausa para o lanche. Até a nossa próxima ação!

Ditados populares e seus significados

A imagem acima representa um ditado popular. Sabe qual é? Deixe nos comentários!





























Muitas vezes usamos certas expressões, mas não temos ideia do que elas significam. São ditados ou termos populares que através dos anos permaneceram sempre iguais, significando exemplos morais, filosóficos e religiosos. Tanto os provérbios quanto os ditados populares constituem uma parte importante de cada cultura. Historiadores e escritores sempre tentaram descobrir a origem dessa riqueza cultural, mas essa tarefa nunca foi nada fácil. Veja aqui algumas dessas expressões ou ditados populares:

Com o rei na barriga
A expressão provém do tempo da monarquia em que as rainhas, quando grávidas do soberano, passavam a ser tratadas com deferência especial, pois aumentariam a prole real e, por vezes, dar herdeiros ao trono, mesmo quando bastardos. Em nossos dias refere-se a uma pessoa que dá muita importância a si mesma.

Bicho de sete cabeças
Tem origem na mitologia grega, mais precisamente na lenda da Hidra de Lerna, monstro de sete cabeças que, ao serem cortadas, renasciam. Matar este animal foi uma das doze proezas realizadas por Hércules. A expressão ficou popularmente conhecida, no entanto, por representar a atitude exagerada de alguém que, diante de uma dificuldade, coloca limites à realização da tarefa, até mesmo por falta de disposição para enfrentá-la.

Ver passarinho verde
Significa estar apaixonado. O passarinho em questão é uma espécie de periquito verde. Conta uma lenda que alguns românticos rapazes do século passado adestravam o bichinho para que ele levasse no bico uma carta de amor para a namorada. Assim, o casal de apaixonados tinha grandes chances de burlar a vigilância de um pai ranzinza.

Com a corda toda
Antigamente, os brinquedos que possuíam movimento eram acionados torcendo-se um mecanismo em forma de mola ou um elástico, que, ao ser distendido, fazia o brinquedo se mexer. Ambos os mecanismos eram chamados de “corda”. Logo, quando se dava “corda” totalmente num brinquedo, ele movia-se de forma mais agitada e frenética. Daí a origem da expressão.

Favas contadas
De acordo com Câmara Cascudo, antigamente votavam-se com as favas brancas e pretas, significando sim ou não. Cada votante colocava o voto, ou seja, a fava, na urna. Depois vinha a apuração pela contagem dos grãos, de forma que quem tivesse o maior número de favas brancas estaria eleito. Atualmente, significa coisa certa, negócio seguro.

Tapar o sol com a peneira
Peneira é um instrumento circular de madeira com o fundo em trama de metal, seda ou crina, por onde passa a farinha ou outra substância moída. Qualquer tentativa de tapar o sol com a peneira é inglória, uma vez que o objeto é permeável à luz. A expressão teria nascido dessa constatação, significando atualmente um esforço malsucedido para ocultar uma asneira ou negar uma evidência.

Santa do pau oco
Expressão que se refere à pessoa que se faz de boazinha, mas não é. Nos séculos XVIII e XIX os contrabandistas de ouro em pó, moedas e pedras preciosas utilizavam estátuas de santos ocas por dentro. O santo era “recheado” com preciosidades roubadas e enviado para Portugal.

Mais vale um pássaro na mão que dois voando
Significa que é melhor ter pouco que ambicionar muito e perder tudo. É tradição de antigos caçadores. Eles achavam melhor apanhar logo a ave que tinham atingido de raspão, antes que ela fugisse, do que tentar atirar nas que estavam voando e errar o alvo.

Apressado come cru
Quando não existia o forno micro-ondas, era preciso muito tempo para a comida ficar pronta, ou então comê-la crua. Nessa época, a culinária japonesa ainda não estava na moda e o alimento cru era visto com maus olhos. Assim, a expressão passou a ser usada para significar afobamento, precipitação.

Conheça o significado de outros ditados populares em: http://bit.ly/1LUa72s



terça-feira, 6 de outubro de 2015

Retirada do kit – Corrida Subida do Imperador





























Olá, associados! Informamos que o kit da Corrida Subida do Imperador pode ser retirado, entre os dias 8, 9 e 10 de outubro, das 8 às 17 horas, na sede da Appai (Rua Senador Dantas, 117, sala 211 – sobreloja). Lembrando que, especificamente nesta prova, os titulares ou seus dependentes e agregados poderão retirar os kits dos participantes que estiverem vinculados à mesma matrícula. Não haverá a entrega no local da corrida. Garanta seu kit e boa prova!

Histórias de Professores – Episódio #1



Em comemoração ao Dia do Professor, no próximo 15 de outubro, a Appai apresenta durante esse mês uma série em quatro episódios na qual contará as Histórias de Professores. O projeto é uma iniciativa que tem por objetivo homenagear os heróis da educação. Hoje vamos conhecer os relatos da professora Angela Bravo, que precisou de muita perseverança para lecionar em uma turma de “horrores”. Aperte o play e emocione-se!

segunda-feira, 5 de outubro de 2015

Exposição fotográfica em Nova Friburgo


Entre os dias 5 e 18 de outubro estará em cartaz no Cadima Shopping a exposição fotográfica “Admirar o belo, preservar o vero, venerar o nobre, decidir o bem – Um olhar sobre a Escola Vale de Luz”.

O projeto, desenvolvido pela fotógrafa e jornalista Mariana Pinheiro e pelo publicitário Tiago Guimarães, teve como objetivo registrar o cotidiano dos alunos da Escola Municipal Vale de Luz, situada no distrito de Conselheiro Paulino, em Nova Friburgo.

A Escola é conhecida por ser a primeira do estado do Rio de Janeiro a adotar, como método de ensino, a pedagogia Waldorf, que se notabiliza por uma concepção de desenvolvimento integral do ser humano, partindo da premissa de que somente a educação por meio da arte é capaz de responder aos anseios da criança por um mundo que se apresente bom, belo e verdadeiro.

O Cadima Shopping fica na Rua Moisés Amélio 17, Centro – Nova Friburgo – RJ. Vale a pena conferir!

Retire seu convite para o 27º Grande Baile





























Você já pode retirar seu convite para o evento mais aguardado do ano. Para quem fez a solicitação entre os dias 25 de agosto e 10 de outubro, a retirada deve ser feita entre os dias 5 e 23 de outubro, na sede da Appai (Rua Senador Dantas, 117, sobreloja 211 – Centro – Rio de Janeiro). Lembramos que os associados devem trazer identidade, carteira da Appai e duas latas de leite para cada convite solicitado. Para quem ainda não fez a solicitação, em breve serão divulgadas as novas datas. Nos vemos lá!

sábado, 3 de outubro de 2015

Professor, prepare-se, o seu dia está chegando!

A professora aposentada de língua portuguesa relembrou sua trajetória com seus alunos do ensino médio



























Para homenagear os professores, a Comunicação da Appai filmou na Fundação Biblioteca Nacional um dos episódios do projeto no qual reconta casos de vida de educadores que lecionam no estado do Rio de Janeiro. A gravação contará a história da professora Marlene Soares Gouy, que tem mais de 30 anos de magistério e vivenciou em sua carreira um momento marcante relacionado ao cotidiano da Biblioteca.

Mas não para por aí. As relações entre os alunos e a professora Angela, as emoções vividas com a docente Valéria e as conquistas realizadas com o educador Antônio farão parte da série que será apresentada no site da Appai durante o mês de outubro.

Histórias de Professores é uma homenagem aos heróis da educação em comemoração ao dia 15 de outubro. Fique ligado, pois a exibição já começa na próxima semana!

sexta-feira, 2 de outubro de 2015

Mês de conscientização da luta contra o câncer de mama





























O câncer de mama é a segunda causa de morte entre mulheres no país e, por isso, o diagnóstico precoce da doença é de extrema importância. O movimento Outubro Rosa, criado nos Estados Unidos na década de 1990, espalhou-se pelo mundo, a fim de homenagear as mulheres que lutam contra o câncer de mama e alertar outras pessoas sobre a importância do diagnóstico precoce.

Identificar o mais cedo possível é a melhor maneira de obter a cura, pois as chances aumentam em até 90%. O Ministério da Saúde orienta que todas as mulheres acima dos 40 anos precisam passar pela mamografia pelo menos uma vez ao ano, já que esta faixa etária apresenta a maior incidência de casos.

O sintoma mais comum de câncer de mama é o aparecimento de um caroço. Nódulos que são indolores, duros e irregulares têm mais chances de ser malignos. Outros sinais da doença incluem inchaço em parte do seio, irritação da pele ou aparecimento de irregularidades. Pode haver dor, vermelhidão ou descamação no mamilo ou pele da mama, além de caroço nas axilas. A inversão do mamilo (para dentro) também é comum.

O autoexame é o procedimento mais indicado para detectar precocemente a presença de nódulos nas mamas, além de exames clínicos e laboratoriais que auxiliam na confirmação do diagnóstico. Durante todo o mês de outubro, os postos de saúde orientam o público com palestras nas salas de espera, além da distribuição de fôlderes explicativos sobre a doença. Previna-se e curta mais a vida!

quinta-feira, 1 de outubro de 2015

Inscrições abertas – Corrida e Caminhada Vida e Luz





























Estão abertas as inscrições para a Corrida e Caminhada Vida e Luz, que acontece no próximo dia 18 de outubro, na Praça do Skate, no Centro de Nova Iguaçu. Com percurso de 3,5 km de caminhada e 6 km de corrida, a largada está marcada para as 8 horas e 30 minutos. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado!

Dia Internacional da Terceira Idade





























Hoje é dia de homenagear aqueles que possuem uma enorme bagagem profissional, cultural e emocional. E, para comemorar essa fase da vida, a ONU (Organização das Nações Unidas) instituiu o 1º de outubro como a data dedicada à ideia de qualificar a vida dos mais velhos, através da saúde, conscientização e da integração social.

Assim, no Dia Internacional da Terceira Idade homenageamos as pessoas idosas, comemoramos as conquistas, conscientizamos sobre a importância das mudanças de atitude para com eles e instituímos reflexões sobre suas necessidades.

Com o Projeto Terceira Idade, do benefício Serviço Social da Appai, os idosos contam com auxílio para realizar plenamente seus direitos e conseguir envelhecer com segurança e dignidade, participando da vida econômica, política, social e cultural.

Para envelhecer bem é necessário, sobretudo, que a pessoa valorize a vida, pratique esportes de acordo com sua capacidade física, mantenha uma alimentação saudável e de qualidade, participe de programas de integração social e qualidade de vida, passeie, faça amigos de todas as faixas etárias, enfim, pratique atividades que lhe tragam alegria, prazer, interatividade, adquirindo assim novas experiências.


O Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS) da Appai abre o mês com um Chá Dançante na Casa da Mãe Pobre, entidade que também atende idosos e está incluída no projeto Nutrindo, de doação de leite e outros alimentos. A ação de voluntariado, além de amor e carinho, está levando alegria e música, que chega embalada por um casal de instrutores do Benefício Dança de Salão da Appai.