Páginas

quinta-feira, 31 de dezembro de 2015

Seja bem-vindo 2016!


O ano que passou foi marcado por muitos acontecimentos. Um dos pontos altos foi a comemoração dos 450 anos do Rio de Janeiro, que ocorreu ao longo de 2015 e só deve terminar em março de 2016. Na área da educação, a 17ª Bienal do Livro do Rio levou mais de 700 mil pessoas ao Riocentro e a Appai novamente marcou presença nesse evento que privilegia a cultura. Na saúde, no esporte e no social, certamente também tivemos bons e maus momentos que marcaram a vida de todos.

Já para 2016, no Brasil, em especial para o Rio de Janeiro – cidade escolhida para sediar os Jogos Olímpicos –, o ano promete muita movimentação, tanto de pessoas, como de investimentos, a exemplo do que já acontece na revitalização de todos os armazéns da antiga Praça Mauá, hoje já conhecida como Porto Maravilha. Na área tecnológica, a TV digital será definitivamente adotada em todo o Brasil, ocorrendo assim o desligamento da transmissão analógica.

Bem, sei que muito mais aconteceu e que várias outras coisas estão por vir. Então fiquemos ligados em todas as novidades e aproveitemos ao máximo o ano novo que se inicia. Feliz 2016 a todos nós!



quarta-feira, 30 de dezembro de 2015

Aproveite as suas férias com o Benefício Passeio Cultural


Que tal descobrir o Rio que você não conhece? Em janeiro todos os caminhos te levam a diversão e cultura. O Benefício Passeio Cultural preparou um calendário para você conseguir se programar e participar dos próximos roteiros a serem realizados.

Confira a relação abaixo, fique atento às datas e inscreva-se no Portal do Associado.


Calendário Passeio Cultural

** Cancelado devido ao mau tempo.


terça-feira, 29 de dezembro de 2015

Benefícios das atividades físicas no processo de envelhecimento saudável














O fim do ano chegou e as pessoas buscam as academias para obterem corpos sarados no verão. Porém, quem realmente sabe os benefícios da prática de exercícios físicos no cotidiano reconhece que não é somente nessa época que se devem buscar tais atividades.

A fisioterapeuta da SOBACC (Sociedade Brasileira de Arte, Cultura e Cidadania), Liana de Lima, é quem comprova essa melhoria. Ela conta que, com o aumento do número de idosos que praticam atividades físicas na instituição, foi possível observar uma melhora nas suas capacidades psicomotoras. Com o passar dos anos e o envelhecimento, ocorre a diminuição das habilidades de motricidade, como flexibilidade, coordenação motora e força, mas têm sido consideráveis as mudanças nesses aspectos. A atividade física é determinante no retardo do processo de senilidade. Deve-se, antes de iniciar a prática, fazer um teste físico com o profissional que indicará as condições de saúde e os melhores exercícios, pois os fatores de risco nesta idade não podem ser esquecidos”, alerta Liana.

Segundo a especialista, os praticantes percebem e reconhecem que os alongamentos feitos antes e depois das aulas são muito importantes para prevenir contusões e manter a flexibilidade na musculatura.

A prática de atividades físicas não traz apenas benefícios diretamente relacionados à saúde do corpo, mas também a sociabilidade e o equilíbrio mental. Nisso, tanto a fisioterapeuta quanto os professores de dança concordam. “Nos dias de hoje muito se busca a longevidade, mas a maturidade de quem já experimentou muito na vida é que pode ensinar quais os caminhos para se chegar à melhor idade”, conclui a doutora.



Matéria publicada no site Terra

segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

Inscrições abertas – Jogos Cariocas de Verão (Parque Madureira)






O maior evento esportivo ao ar livre do Rio de Janeiro chega à sua segunda edição celebrando o estilo de vida carioca. As inscrições para a corrida dos Jogos Cariocas de Verão já estão abertas. A prova será realizada no dia 10 de janeiro, com largada prevista para as 8 horas, no Parque Madureira.
Excepcionalmente neste evento, a retirada dos kits ocorrerá somente na sede da Appai (Rua Senador Dantas, 117 - Sala 211 / Sobreloja, nos dias 8 e 9 de janeiro, das 8 às 17h), pois não haverá montagem da tenda no local da corrida.
Para começar bem o ano, garanta agora mesmo a sua inscrição no Portal do Associado.

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Boas Festas!










Chegamos ao último mês do ano. É época de festas, pois estamos nos preparando para o Natal e o Ano-Novo. Também é um momento de muita reflexão. Conseguimos alcançar todas as metas traçadas? Superamos nossas expectativas? São perguntas que muitas vezes nos esquecemos de fazer ou simplesmente desistimos e deixamos para o próximo ano.

Na Appai tivemos um 2015 bastante positivo, com a nossa participação em grandes eventos, entre eles o XIV Fórum Internacional de Administração (FIA) e a Bienal Internacional do Livro Rio. Além disso, disponibilizamos aos nossos associados novos polos de treinamento, bem como lançamos mais um benefício, o Boa Viagem, que já é um sucesso absoluto desde o seu recente lançamento! E, por falar em sucesso, os novos roteiros do Benefício Passeio Cultural também são recorde de público e contam com a presença garantida dos integrantes do Projeto Terceira Idade.

Além de tudo isso, na esfera do esporte, ainda não tínhamos tido um ano tão recompensador. Participamos de mais de 25 corridas ao longo do ano, e a grande novidade foi a prova dedicada aos nossos professores. Embalados pelas ondas sonoras, relançamos a nossa Rádio Appai no último grande baile deste ano. Na educação, aprendemos muito com os projetos divulgados na Revista Appai Educar, desenvolvidos por nossos professores. E, para aumentar o espaço de divulgação, desde a edição 95 estamos trazendo um encarte com mais 8 páginas de informação sobre os benefícios Appai. Sem esquecer, é claro, das palestras e cursos presenciais e a distância oferecidos pelo Benefício Educação Continuada, que ficou ainda mais completo com a nova modalidade que aproveita a praticidade da tecnologia. Passamos a disponibilizar nossos vídeos das aulas produzidas, editadas e gravadas pela equipe da Appai.

Bem, as outras novidades… essas tenho certeza de que serão lançadas pela Appai e oferecidas a você associado, na virada do novo ano que se inicia. Desejamos a todos um Feliz Natal e um excelente Ano-Novo. Até 2016!

quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Diabéticos podem e devem praticar esportes


Diabetes é uma doença cada vez mais comum. Dados recentes da Federação Internacional de Diabetes (FID) revelam que o Brasil ocupa o 5º lugar na lista de nações com o maior número de portadores desta doença, cerca de 7,6 milhões. Muitos desses indivíduos, inclusive, acham que após o diagnóstico estão fadados a um futuro sem perspectiva. Por isso, o post de hoje vem para desmistificar este pensamento contraditório e mostrar como o diabético pode se tornar um atleta em potencial, os benefícios do esporte para amenizar e ajudar a tratar este problema e como a atividade física é a chave para conquistar um dia a dia mais saudável e com qualidade.


A atividade física é essencial no tratamento do diabetes para manter os níveis de açúcar no sangue controlados e afastar os riscos de ganho de peso. A prática de exercícios deve ser realizada de três a cinco vezes na semana. Há restrição nos casos de hipoglicemia, principalmente para os pacientes com diabetes tipo 1. Por isso, antes de “adotar” qualquer atividade física, é necessário consultar um médico e um profissional de educação física, habilitado para preparar programas de treinos que vão de encontro às suas necessidades.

Os melhores exercícios para quem possui diabetes, segundo os principais endocrinologistas consultados, são:

Caminhada
É um exercício excelente para quem quer começar e para quem está fora de forma. A caminhada queima calorias sem ser agressiva, é relaxante e tem pouco impacto. Além disso, pode ser feita em praticamente qualquer lugar e o indivíduo basicamente precisa apenas de um bom tênis. O programa pode começar com apenas vinte minutos durante os dias de semana e ir aumentando o tempo de acordo com a capacidade adquirida.

Fortalecimento muscular
O diabético pode realizar treinamento com pesos, desde que bem orientado e iniciando com cargas leves. Além dos benefícios esperados do controle da glicemia pelo consumo de glicose, da melhora da autoconfiança e autoestima, o treinamento com pesos desenvolve a força e preserva a massa muscular. Os músculos são um tecido nobre e sua presença em boa condição de tônus é essencial na qualidade de vida do diabético, que terá mais segurança e liberdade em suas atividades. Duas ou três sessões semanais, com trinta minutos cada, são suficientes para alcançar boas metas.

Dicas valiosas
Para quem quer ingressar num esporte, mas fica em dúvida por onde começar, aqui vão algumas sugestões que podem ajudar você neste processo.

– O primeiro passo antes de começar um treinamento regular é que o diabético seja submetido a um teste de esforço (ergométrico), caso esteja acima dos 35 anos ou tenha mais de 10 anos de doença.

– Antes de iniciar os exercícios propriamente ditos, o principal cuidado é medir a glicemia, especialmente para evitar risco de hipoglicemia (baixa dos níveis de glicose na corrente sanguínea), um cuidado mais importante para quem faz uso de insulina. Se antes da atividade física a glicemia for igual ou menor do que 100 mg/dl, a recomendação é ingerir algum tipo de alimento com carboidrato. No caso de hiperglicemia (acima de 250 mg/dl), se o indivíduo estiver se sentindo bem pode seguir com o treino, evitando atividades muito intensas. O ideal também é, nesse caso, fazer nova medição de ponta de dedo em 15 ou 20 minutos para verificar o comportamento da glicemia durante o exercício.

– Utilizar calçados e meias confortáveis para evitar lesões na pele dos pés – diabéticos têm mais probabilidade de sofrer problemas nessa região. Lubrificar os dedos com cremes para evitar atrito e bolhas também é uma medida recomendável.

– A hidratação não pode ser negligenciada por quem pratica atividade física. Para quem tem diabetes é ainda mais essencial, já que a doença traz, potencialmente, um estado de pouca hidratação (um dos mecanismos fisiológicos para manter a glicemia é eliminar a glicose em excesso pela urina e essa regulação constante rouba água dos tecidos). Os especialistas recomendam beber 200 a 300 ml de água a cada 15 ou 20 minutos e prestar atenção ao consumo de bebidas isotônicas, que muitas vezes contêm outras formas de açúcar.

– Sempre que for praticar atividade física, é bom levar algum doce de absorção rápida. Ele serve para que, em casos de emergência ou dúvida, se evite um quadro de hipoglicemia severa.

Em geral, independente do tipo, além do óbvio controle alimentar, a prática de atividades físicas é fundamental para manter os níveis de glicose e o peso adequados e evitar possíveis complicações da doença.

Para se prevenir do diabetes, tendo risco familiar e pessoal aumentado para isso, a prática de atividades físicas moderadas reduz em até 70% o risco de desenvolver a doença, pois aumenta a sensibilidade do organismo à insulina produzida, que eleva sua eficiência diminuindo o nível da glicemia.


Matéria publicada no site Blog Fabrício Lima

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Pré-inscrição: Curso de Libras


Cusro de Libras 2016 - Pré Inscrições Abertas
#SouAppaiO tão aguardado Curso de Libras, promovido pelo Benefício Educação Continuada, já está com pré-inscrições abertas para 2016. Além de ampliar seus horizontes profissionais, você viverá uma experiência transformadora. Aperte o play e veja o recado que as formandas de 2015 têm para você!
Posted by Appai Associação de Professores on Terça, 22 de dezembro de 2015


Olá, associado! Você já pode realizar a sua pré-inscrição para o Curso de Libras 2016 do Benefício Educação Continuada. As aulas, que serão presenciais, começam em março e trazem novidade. Dessa vez serão duas turmas, uma pela manhã (sextas-feiras) e outra à tarde (terças-feiras). Ao fazer sua pré-inscrição não esqueça de escolher o dia e o horário da turma que deseja cursar. Sua indicação é muito importante, pois as vagas são limitadas por turma.

A Appai acredita na importância da formação profissional na sua concepção mais ampla. Todos os participantes que concluírem o curso saem aptos a serem professores bilíngues, com certificado emitido pela Apilrj (Associação dos Profissionais Tradutores/Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais do Rio deJaneiro).



Em caso de dúvidas acesse o regulamento.

Início do verão + dicas de coisas divertidas para fazer na estação



Hoje começa a estação mais divertida do ano. Por mais que algumas pessoas não gostem de calor, não dá pra negar que o verão é uma estação cheia de beleza. Sol, céu azul, noites quentes com aquele vento agradável, roupas confortáveis e muita alegria, são só algumas das várias coisas que essa época do ano nos traz de bom. E nada melhor do que curtir esse tempo ao máximo e se divertir com coisas que são muito mais legais de fazer quando está calor. Aí vão algumas dicas:

Tome banho de chuva
Melhor maneira de se refrescar em um dia quente e aproveitar o poder que a natureza tem de nos fazer bem. É revigorante.

Passeie pela sua cidade
Vá conhecer aquele ponto turístico em que você nunca foi ou caminhar em algum lugar que tenha coisas diferentes para ver. O Benefício Passeio Cultural oferece diversos roteiros para você conhecer a cidade. Confira a listagem completa no Portal do Associado.

Vá a um show
Melhor ainda se ele acontecer em um espaço aberto. Fique de olho na programação da sua cidade e vá assistir uma banda que você gosta de pertinho!

Aproveite a luz do sol para tirar fotos
A iluminação natural faz com que elas fiquem muito mais bonitas.

Faça piquenique à noite
É sempre legal reunir os amigos para comer num espaço aberto, e no verão dá pra fazer isso na hora que você quiser! Já publicamos um post aqui no blog sobre lugares gratuitos para fazer um piquenique no Rio.

Tome banho de piscina
Se onde você mora não tiver uma, vá para a casa de um amigo que tenha ou compre uma daquelas infláveis para colocar no quintal. O importante é se refrescar e se deliciar com uma das coisas mais legais que você só pode fazer no calor.

Passeie com seu cachorro
Quando estiver em casa fazendo nada, vá dar uma volta com ele. Ambos retornarão mais felizes e animados.

Descanse debaixo da sombra de uma árvore
Mais uma maneira de estar em contato com a natureza. Leve uma toalha ou canga, um livro, os fones de ouvido e relaxe. Fizemos também um post com dicas de e-books gratuitos para quem trabalha com educação

Tome suco de melancia
É o melhor suco pra tomar quando está muito calor, e ainda ajuda a desintoxicar o organismo e hidratar o corpo.

Assista ao nascer e ao pôr do sol
O verão é a época em que o céu fica mais bonito, principalmente no final da tarde.

E você, tem outras dicas do que fazer no verão?
Deixe nos comentários. Vamos adorar saber!



segunda-feira, 21 de dezembro de 2015

Dia do Atleta homenageia os praticantes do esporte

Valerio Fabiano - 4º colocado na Meia Maratona do Rio e 2º melhor brasileiro na Maratona Internacional de Valência, na Espanha






























A vida das pessoas envolvidas com o esporte não é fácil. Por isso elas merecem um dia especial para serem lembradas. E essa data no Brasil é 21 de dezembro, instituída em 1961 pelo então presidente Jânio Quadros. Muita coisa no esporte mudou. Muitas tecnologias, atualização de regras nas diversas modalidades, o surgimento de novos ídolos esportivos. O que não mudou foi a dedicação daqueles que buscam superar seus limites a todo instante.

Atualmente o conceito de atleta é bem mais abrangente. Não importa a sua idade, sexo ou limitações. Para cada pessoa existem modalidades esportivas compatíveis e divertidas. Praticar atividade física, ter uma boa alimentação, dormir bem, cuidar com carinho da sua saúde são alguns dos cuidados que o atleta deve ter.

O nosso parabéns especial vai para todos os nossos associados atletas e equipe de elite, que enchem a pista de alegria durante as corridas oferecidas através do Benefício Caminhadas e Corridas, ao longo de todo o ano.


quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Você sabia que animais de estimação trazem benefícios à família?


























Muita gente doa seus bichos de estimação quando vai ter filhos porque tem medo de que eles fiquem alérgicos. Só que pesquisas mostram que crianças criadas em lares com cães ou gatos cortam pela metade as chances de desenvolver reações alérgicas a fungos e poeira. A explicação é que, com esse convívio, a molecada fica mais exposta a substâncias que causam alergia, turbinando naturalmente as defesas do organismo.

Para as crianças, o contato com o animal possibilita ainda o desenvolvimento da disciplina e o sentimento de fidelidade. Quando os pais não estão em casa, um animal doméstico estimula as crianças a desenvolver responsabilidade porque ele precisa de cuidados.

Um estudo americano, realizado com 240 casais, revelou que a presença de uma mascote em casa deixa as tarefas do dia a dia muito mais agradáveis, aliviando nossa pressão cotidiana. Segundo o veterinário Johannes Odedaal, essa interação libera endorfina, dopamina e outros hormônios que reduzem a ansiedade, além de relaxar o corpo.

Independentemente de idade ou personalidade, a troca de afeto puro e simples com o animal já é o bastante para a vida ficar mais leve. Os idosos donos de cães e gatos também se tornam mais ativos e sociáveis, garantem cientistas norte-americanos, pois passear com um cachorro facilita aproximações. Pessoas que saem com seu cão acabam fazendo mais amizades do que as que costumam caminhar desacompanhadas.

Quem duvida que a duração das caminhadas é maior quando se está acompanhado de um cão animado e hiperativo? Sem falar que levar o seu animal para passear é um ótimo motivo para se exercitar.

Curiosidade:

A Prefeitura do Rio criou o Programa “Adotar é o Bicho”, no qual realiza feiras de adoção itinerantes pela cidade, com o objetivo de conseguir novos lares para os animais que foram resgatados e estão sob a tutela da Secretaria Especial de Promoção e Defesa dos Animais (SEPDA), vivendo no gatil São Francisco de Assis ou na fazenda Modelo, e também animais de colônias fiscalizadas pela Secretaria. Para mais informações acesse a página da SEPDA e adote seu bichinho.

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

Quando você mais precisa





























Natal chegando e você, com tantas coisas para resolver, descobre que sua fechadura quebrou! E agora? Utilize a Assistência Flex Domiciliar, através do telefone 0800-7700351. A Appai disponibiliza, desde 2009, o benefício para ser usado nos casos de ocorrências emergenciais em domicílios cadastrados na associação de professores. Entre os serviços oferecidos estão os de chaveiro, eletricista, encanador e vidraceiro. Para mais informações, acesse o site da Appai.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

3 novos destinos do Benefício Boa Viagem para você descansar





























Chegou a hora de programar sua viagem. Com o Benefício Boa Viagem, duas diárias em hotel ou pousada já estão garantidas para você e um acompanhante. Agora só falta você escolher o seu destino e arrumar as malas. A nossa dica é: Região Serrana do Rio de Janeiro. Conheça as opções e agende agora mesmo sua próxima diversão!


Penedo
Conhecida como destino romântico, a cidade é ideal para quem procura tirar uns dias de tranquilidade. Com arquitetura finlandesa, o local tem um polo gastronômico riquíssimo especializado na culinária europeia e ainda conta, nesta época natalina, com uma atração sensacional chamada de “A Casa do Papai-Noel”, situada no Complexo Comercial Pequena Finlândia, um ponto turístico que não pode deixar de ser visitado por quem escolhe este destino.


Cachoeiras de Macacu
Se você é fã de água doce, este é o destino ideal para os seus tão sonhados dias de descanso. Este paraíso ecológico fluminense oferece diversas cachoeiras que formam duchas, tobogãs e piscinas naturais, tudo cercado de muitas plantas nativas. O município, que possui um clima quente/úmido com temperaturas que variam de 15 a 30 graus, vai proporcionar a você momentos únicos de lazer em meio à natureza.


Casimiro de Abreu
Calmo e aconchegante, o município é propício aos amantes da natureza, pois encontra-se lá uma grande oportunidade de estar em contato com a diversidade de áreas verdes, entre rios, cachoeiras e reserva ecológica, levando de bônus paisagens de tirar o fôlego (Por isso não esqueça de levar a câmera fotográfica). Quem conhece esse destino se encanta pelo clima ameno.

*Agendamento sujeito a disponibilidade das pousadas. Consulte o regulamento.


Fonte: Climatempo.com

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Inscrições abertas – Corrida São Sebastiãozinho





























Estão abertas as inscrições para o primeiro circuito do ano exclusivo para a criançada. A Corrida de São Sebastiãozinho será realizada no dia 24 de janeiro, com largada prevista para as 8 horas da manhã, no CEFAN (Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes – Marinha), localizado na Av. Brasil, 10.590Penha. Lembrando que essa edição kids é para crianças de 3 a 14 anos. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado!

sexta-feira, 11 de dezembro de 2015

Palestras de janeiro da Educação Continuada





























Inscreva-se nas palestras de janeiro promovidas pelo Benefício Educação Continuada e comece o ano bem preparado! São 19 temas sobre os assuntos que farão a diferença em sala de aula.

Educação a Distância: possibilidades e caminhos
Data: 05/01 (terça-feira)
Horário: 8 às 12h

Avaliação na Ótica das Políticas Públicas e da Gestão Educacional
Data: 05/01 (terça-feira)
Horário: 13 às 17h

Emoção e Afeto: bases estruturantes para a aprendizagem
Data: 06/01 (quarta-feira)
Horário: 8h30 às 12h30

Educação e Tecnologia Digital: uma parceria possível e necessária para o século XXI
Data: 07/01 (quinta-feira)
Horário: 8 às 12h

Acertando o Ponto: as regras para o uso correto dos sinais de pontuação em variados textos
Data: 07/01 (quinta-feira)
Horário: 13 às 17h

Memória e Aprendizagem
Data: 11/01 (segunda-feira)
Horário: 8h30 às 12h30

Sexualidade Através dos Tempos e sua Influência na Educação
Data: 12/01 (terça-feira)
Horário: 8 às 12h

A Mudança do Universo da Sala de Aula – professor diante do aluno inclusivo e do mediador
Data: 13/01 (quarta-feira)
Horário: 8 às 12h

Corpo: mediador entre o conhecimento e a criança
Data: 13/01 (quarta-feira)
Horário: 13 às 17h

Desenvolvimento Infantil: contribuições de Wallon, Vygotsky e Winnicott
Data: 14/01 (quinta-feira)
Horário 8 às 12h

Práticas Lúdico-artísticas de Contação de Histórias, Músicas e Narrativas
Data: 14/01 (quinta-feira)
Horário: 13 às 17h

O Tangram nas Aulas de Matemática
Data: 25/01 (segunda-feira)
Horário: 8 às 12h

Educação & Gênero – O feminino e o masculino na escola
Data: 25/01 (segunda-feira)
Horário: 13 às 17h

Sob o Comando do Cérebro
Data: 26/01 (terça-feira)
Horário: 8 às 12h

Educação Especial & Escola Inclusiva
Data: 26/01 (terça-feira)
Horário: 13 às 17h

Deficiência Intelectual: causas, diagnóstico, diagnóstico diferencial e inclusão escolar
Data: 27/01 (quarta-feira)
Horário: 8 às 12h

Possibilidades da “Escuta” – dificuldades de aprendizagem e a sala de aula
Data: 27/01 (quarta-feira)
Horário: 13 às 17h

Neuróbica: a aeróbica cerebral
Data: 28/01 (quinta-feira)
Horário: 8 às 12h

A Normalidade, Essa Esquecida – o que esperar no desenvolvimento do nascimento à adolescência?
Data: 28/01 (quinta-feira)
Horário: 13 às 17h

Inscreva-se em nossas palestras!

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Conquistas de uma parceria de sucesso

O Diretor do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle, Fernando Ferry, distribuindo os laços vermelhos e os panfletos




























Parceiros da Appai, desde 2008, a Sape (Sociedade dos Amigos da Pediatria do Hospital Gaffrée e Guinle) e o HUGG (Hospital Universitário Gaffrée e Guinle) estão também entre as instituições beneficiadas pelo Projeto Nutrindo, além de realizarem em conjunto ações ao longo do ano.

Uma delas ocorreu no Circuito Light Rio Antigo (Etapa Porto Maravilha), onde milhares de pessoas participaram do evento no último dia 6 de dezembro, em homenagem ao Dia Mundial de Luta contra a Aids. A ação contou também com a parceria da De Castilho Marketing Esportivo e da equipe Sebo nas Canelas.

Resultado da ação
Com intuito de fomentar e massificar essa conscientização para a questão da prevenção da Aids/HIV, foram distribuídos 2 mil panfletos indicando onde fazer o teste, 3 mil informativos sobre a prevenção da doença, 5 mil laços vermelhos e 3 mil kits com camisinhas masculinas e femininas.

Sobre o Projeto Nutrindo
Desenvolvido pelo PPAS (Programa de Projetos e Ações Sociais), o projeto Nutrindo visa atender a diversas organizações públicas e privadas, contribuindo para a suplementação alimentar segura e adequada, de alto valor nutritivo para crianças, adolescentes e idosos de baixa renda, ou em situação vulnerável de saúde. Auxiliando também para o combate à desnutrição e à inapetência de crianças adoecidas pelo câncer, HIV/Aids e com fissura labiopalatal (lábio leporino e fenda palatina).

A Sape (Sociedade Amigos da Pediatria do Hospital Universitário Gaffrée e Guinle) é uma das instituições que recebem bolsas de alimentos todo mês, promovendo uma assistência prioritária às crianças portadoras de HIV/Aids ou filhos de soropositivos. A instituição recebe mensalmente 30 cestas de alimentos, totalizando mais de 5 toneladas por ano.

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Inscrições abertas – Circuito Soul Carioca (Etapa Quinta da Boa Vista)





























O Circuito Soul Carioca está de volta proporcionando a cada etapa uma paisagem incrível do Rio de Janeiro. Para começar o ano, venha correr conosco na Quinta da Boa Vista! As inscrições já estão abertas e a corrida será realizada no dia 24 de janeiro, com largada prevista para as 8 horas da manhã. Garanta já sua inscrição no Portal do Associado e participe desse circuito tendo como cenário a natureza e construções da época do Império.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

Professor, proteja a sua voz!



























Um dos maiores problemas na vida do professor está ligado diretamente ao uso prolongado da voz. O principal instrumento de trabalho do educador, que nem sempre pode ser poupado usando pouco ou mesmo falando baixo com as turmas, muitas vezes acaba sendo prejudicado pelo grande desgaste ocorrido por conta do mau uso em sala de aula ou pela jornada de trabalho muito extensa. Dentre as reclamações mais comuns, podemos encontrar as de rouquidão, dor na traqueia, garganta com a sensação de ter sempre uma bolinha e arranhando, além de falhas na voz. 

Mas você sabia que através da alimentação é possível obter uma melhoria na saúde de suas cordas vocais?

Para isso, evite:
  • Bebidas alcoólicas
  • Lactose, refrigerantes
  • Balas e pastilhas (Acredite, piora se for de menta ou hortelã)

Porém na sua lista não pode faltar:
  • Muita água
  • Maçã
  • Mel
  • Gengibre

Esses itens têm o poder de manter uma boa voz. Que tal listar esses alimentos no seu bloco de anotações e partir agora mesmo para o supermercado?

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Agenda dezembro do Passeio Cultural





























Que tal começar as suas férias reservando um tempinho livre para conhecer o Rio de Janeiro? Aproveite os roteiros que o Passeio Cultural preparou especialmente para você e divirta-se!

09/12 (quarta-feira)
Roteiro 29 – Casa Daros c/ Mirante do Pasmado

12/12 (sábado)
Roteiro 3 – Santa Tereza

Novo
15/12 (terça-feira)
Roteiro 31 – Fundação Eva Klabin c/ Parque da Catacumba

Novo
18/12 (sexta-feira)
Roteiro 33 – Parque Nacional da Tijuca