Pular para o conteúdo principal

Libras: Educação Inclusiva

A Libras (Língua Brasileira de Sinais) é um dialeto natural, criado para promover a inclusão social de deficientes auditivos. Ele possui uma estrutura gramatical própria com aspectos semânticos, sintáticos, morfológicos etc. O que o difere dos outros usados atualmente é que, em vez do som, utilizam-se os gestos como forma de comunicação. Movimentos específicos realizados com as mãos e combinações corporais e faciais se tornam marcas registradas deste idioma.

O ensino de Libras nas universidades brasileiras é uma vitória dos deficientes auditivos, pois, uma vez presente na grade curricular, gera mudanças sociais, não só por sua aplicação nas instituições de ensino, mas pela importância da aceitação e compreensão por parte dos alunos e, principalmente, pela inclusão social. Dessa forma, pode-se concluir que a utilização da linguagem brasileira de sinais deve ser cada vez mais popularizada e incentivada, como também na sociedade em geral, colaborando para a melhoria da qualidade de vida.

A edição 94 da Revista Appai Educar trouxe uma matéria exclusiva falando sobre a segunda língua oficial do Brasil. A associada da Appai Mirtha Nassralla vem contribuindo há 8 anos com a comunidade dos portadores de deficiência auditiva. Após se deparar em sala de aula com problemas de comunicação com um aluno nessas condições, a educadora passou a estudar por conta própria para conseguir atender este público, que vem crescendo, de acordo com o censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2010. Atualmente, Mirtha escreve um livro sobre a temática, com o intuito de fortalecer a inclusão social.

Para ela, a Libras deveria estar presente principalmente no ensino básico, e não apenas nas instituições de ensino superior, como ocorre atualmente, pois os coordenadores preparam os docentes e acabam por esquecer que o aluno surdo também precisa de interação com toda a comunidade escolar. “Como serão realizadas as atividades em grupo? Como solicitar uma informação à ‘tia’ da secretaria ou pedir um lanche? Ao meu ver é de suma importância que todos os estudantes tenham acesso ao ensino de Libras. A inclusão só será de fato completa quando não só os professores mas também toda a escola puderem interagir com os alunos surdos. Libras não é só uma língua, envolve toda a cultura e história de uma comunidade, e ter acesso a esse mundo é um privilégio de valor imensurável. A pessoa surda hoje estuda, trabalha, viaja, se relaciona, enfim já não é limitada como há uns 5 anos atrás”, ressalta a educadora.

Atualmente, a Appai, com o intuito de aprimorar a formação de seus associados, através do Benefício de Educação Continuada, oferece o Curso Intermediário de Libras, de 160 horas, promovido pela Associação dos Profissionais Tradutores/Intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Apilrj), que tem como objetivo habilitar o participante a ser professor apto a trabalhar com deficientes auditivos.

Este ano as aulas, que são presenciais, começam em março e trazem uma boa novidade. Agora existem duas opções de dia e horário para que você escolha a que melhor se adapta a sua rotina. Para fazer a pré-inscrição basta acessar o Portal do Associado. As vagas são limitadas por turma, e a confirmação das mesmas depende do número mínimo de solicitações.




Curso de Libras 2016 - Pré Inscrições Abertas
#SouAppaiO tão aguardado Curso de Libras, promovido pelo Benefício Educação Continuada, já está com pré-inscrições abertas para 2016. Além de ampliar seus horizontes profissionais, você viverá uma experiência transformadora. Aperte o play e veja o recado que as formandas de 2015 têm para você! http://goo.gl/Dyz4tf
Publicado por Appai Associação de Professores em Terça, 22 de dezembro de 2015

Comentários

  1. Esse curso é apenas para os que já tem noções de LIBRAS ?
    Não tem nenhum curso para iniciantes?

    ResponderExcluir
  2. Olá, Nádia! Este curso vai do básico ao intermediário, não precisa ter noção da linguagem de sinais. Garanta sua vaga através do Portal do Associado: http://bit.ly/1wor2jp

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Setembro em ritmo de novidade!

Agora você pode conhecer os ritmos mais badalados do momento através das Oficinas de Dança! E melhor, não precisa estar matriculado para participar! É muito fácil!
Quem já está inscrito num espaço de dança é só conferir as datas e horários disponíveis no seu espaço. Para quem ainda não conhece, é o momento de experimentar, sem compromisso, a novidade do Benefício Dança, os diversos ritmos oferecidos, como: West Coasting Swing - Dança Cigana - Zumba - Charme.

A duração de cada oficina é de a 1 hora. Confira a programação abaixo:
------------------------------------- Ritmo: West Coasting Swing
Classic Festas
Estrada do Mendanha, 1531 Próximo ao Clube dos Aliados Campo Grande 04/09/17 20h Clube dos Oficiais da Marinha
Av. Passos, 122/2º andarCentro 11/09/17 19h Dançando com Arte
R. Gov. Portela, 1084 – Centro, Nova Iguaçu/RJNova Iguaçu 15/09/17 17h30 AC. Bio Fitness
Av. Cesário de Melo, 4799 salas 201 a 204Campo

3 verbos para a educação do século XXI

É fato, as gerações atuais pensam e vivem de forma bem diferente das pertencentes às décadas anteriores. A conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, os conteúdos são apresentados de forma qualitativa e diversificada, e, por isso mesmo, a dinâmica da educação se transforma e se renova. Esse novo contexto traz consigo a demanda por novas ações, e são os grandes especialistas em educação que apontam os pilares/tendências próprios para o século XXI. Para tornar o tema mais aplicável, vamos apresentar essas tendências por meio de três verbos:
CURAR CONECTAR PERSONALIZAR
CURAR O verbo “curar” (cuidar, zelar) carrega consigo algumas preciosas ideias que muito se afinam com o educar. Embora tenha se originado no contexto das artes, o conceito apresenta uma forte e intensa aplicação ao contexto pedagógico. O curador em educação é um guia competente, alguém que tem toda a condição de cuidar, mas não apenas isso. O curador da educação tem um olhar atento e crítico para as necessidades dos…

Rádio e TV Appai ganham programação especial para a Bienal Livro Rio

A TV Appai vai transmitir ao vivo os encontros “Altos Papos” direto de nosso estande na Bienal. Durante os dias de evento reportagens especiais também vão ser apresentadas.  E ainda, quem for ao nosso estande vai poder acompanhar uma mostra de nossos principais programas através de um telão de LED instalado de forma estratégica. São atrações como “Professor Curioso”, “Talentos A+” e vídeos de corridas.
Por sua vez, a Rádio Appai está com uma programação de serviço para ajudar quem for visitar a maior feira literária do país. Trazemos diariamente dicas de transporte de como chegar e sair dos Pavilhões do Riocentro. Também estamos com um espaço para serviço em que informamos os horários dos eventos e toda a agenda.
Juntas a Rádio e a TV Appai contam em suas programações a história da Bienal. Ao mesmo tempo em que é a maior e mais famosa do mundo, a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga. Ela começou a ser promovida logo após a imprensa ter sido inventada, não à …