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Encontro Saúde 10: a caminho da qualidade de vida


Saúde e qualidade de vida são dois temas estreitamente relacionados, fato que podemos reconhecer no nosso cotidiano, com o qual pesquisadores e cientistas concordam inteiramente. Isto é, a saúde contribui para melhorar a qualidade de vida e esta é fundamental para que um indivíduo tenha saúde. Em síntese, promover a saúde é promover a qualidade de vida.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) define a saúde como: “Um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não somente ausência de afecções e enfermidades”. Dentro deste pensamento, como base para as discussões, o primeiro Encontro Saúde 10 propôs a seguinte pergunta: “Como anda a sua saúde?”.


Antes de iniciar o debate, uma dinâmica proporcionou um momento de reflexão acerca da qualidade de vida de cada indivíduo presente. Através de um questionário, realizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS), os participantes puderam responder perguntas relacionadas ao seu cotidiano. Para cada questão havia um valor simbólico, que ao final foi somado para que se chegasse a um quadro surpreendente. Cerca de 93% dos resultados avaliaram que os associados presentes estão em um grau médio de qualidade de vida, ou seja, apesar dos percalços diários, ainda é possível estar equilibrado com saúde, fato que se dá nas participações dos benefícios Dança de Salão e Caminhadas e Corridas como contribuinte à promoção da saúde. E a proposta da equipe do Programa Saúde 10 é exatamente elevar esse nível.



Para isso, abriu-se uma nova discussão: a diferença entre a atividade física e o exercício físico. De acordo com a fisioterapeuta da Appai, Luciana dos Santos, a atividade física é entendida como todo movimento produzido pelos músculos com gasto energético acima dos níveis de repouso. Ou seja, tudo o que realizamos no dia a dia, como lavar o carro, passear com o cachorro, varrer a calçada, brincar etc. Já os exercícios físicos são considerados como uma sequência sistematizada de movimentos de diferentes segmentos corporais, executados de forma planejada e com um determinado objetivo a ser atingido. Por exemplo: um passeio ao ar livre é considerado uma atividade física, enquanto uma caminhada orientada é um exercício físico, já que possui um determinado planejamento, como a intensidade, a duração e o objetivo, que pode ser a queima de gordura. Ambos trazem diversos benefícios para a saúde, como controle do peso corporal, perda de gordura, diminuição da pressão arterial, redução do estresse, além de prevenir doenças como as cardiovasculares e o diabetes, desde que sejam realizados regularmente.

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A Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda para cada nível de faixa etária uma quantidade diária ou semanal em minutos de atividades aeróbicas, onde é possível trabalhar por uma qualidade melhor de vida. São elas:

~ Para crianças e adolescentes entre 5 e 17 anos:
Pelo menos 60 minutos diários de atividades aeróbicas.

~ Para adultos de 18 a 64 anos:
Entre 75 e 150 minutos semanais de atividade aeróbica moderada a vigorosa e trabalhos de fortalecimento muscular 2 vezes na semana.
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Para a associada da Appai Rita Princisval, esse encontro foi esclarecedor. “A gente confunde muito atividade com exercício, e aqui foi possível diferenciá-los, além de compreender os seus benefícios. Gosto muito da equipe do Programa porque os profissionais são dinâmicos e trazem sempre temas abrangentes que todos conseguem se identificar”, aponta Rita.


Neste primeiro Encontro do Saúde 10 houve a participação de profissionais na área de psicologia (Ieda Herculano), fisioterapia (Luciana dos Santos) e nutrição (Raquel Azevedo).


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