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Nem adianta espernear! Os refrigerantes vão desaparecer dos colégios




Fabricantes vão deixar de distribuir refrigerantes para cantinas escolares. A decisão conjunta foi acertada entre os maiores fornecedores brasileiros, as gigantes Coca-Cola, Ambev e PepsiCo., que criaram uma política comum de venda para os colégios. O compromisso vale para todo o país a partir de agosto, quando os estabelecimentos retornam do recesso escolar.

Na verdade, a decisão vem de uma pressão internacional, com forte eco aqui no Brasil, motivada pelo crescimento da obesidade infantil e da conscientização quanto à importância da alimentação saudável. Da mesma forma que as empresas apenas se anteciparam a vários projetos de lei que estão sendo apreciados nas três esferas de governo com relação ao cardápio escolar. E essas restrições não atingem somente as bebidas. Na última década passou a fazer parte das discussões entre educadores e nas reuniões com os pais a preocupação com a reforma do menu servido nesses ambientes.

Na prática é a conscientização dos professores, diretores e funcionários que vai propiciar a mudança de cultura. Isso porque as fabricantes vão poder restringir apenas os estabelecimentos que possuem contrato direto de encomenda, ficando fora do crivo as que fazem suas compras em terceiros, como supermercados, redes de atacado e distribuidores.


Proibido para menores de 12 anos
O veto vale apenas para estudantes até 12 anos. No comunicado conjunto, as empresas reconhecem que crianças abaixo desta faixa etária ainda não têm maturidade suficiente para tomar decisões de consumo e, no momento do recreio, os alunos têm acesso às cantinas sem a orientação e a presença de pessoas mais velhas. “Dessa forma as companhias entendem que devem auxiliar os pais ou responsáveis a moldar um ambiente educacional que facilite escolhas mais adequadas para crianças em idade escolar, assim como estimular a hidratação e a nutrição, contribuindo para uma alimentação mais equilibrada”, informa o comunicado que começa a ser enviado para os diretores de colégios.


Propaganda também restrita
Mas se engana quem pensa que as discussões estão restritas ao interior dos muros escolares. Desde março, a Associação Brasileira de Refrigerantes e de Bebidas não Alcoólicas (Abir) passou a recomendar às indústrias associadas que suspendessem a propaganda de seus produtos voltados para crianças. Aqui no Brasil elas ainda esbarram nas atuais discussões sobre publicidade infantil. Porém, essa medida não tem nada de inovadora. Ela apenas vem seguindo uma tendência mundial das próprias fabricantes, que são multinacionais.


Fabricantes não devem ter prejuízo
Mas isso não quer dizer que as indústrias abriram mão do grande mercado estudantil. As cantinas não ficarão desabastecidas de bebidas, muito pelo contrário. Com a queda mundial do consumo de refrigerantes (5,9% em 2015), as gigantes do setor têm avançado na inclusão de outros produtos ao seu portfólio. Desta forma, ao mesmo tempo em que elas informam aos diretores e responsáveis pelas cantinas a suspensão dos refrigerantes, elas já oferecem como contrapartida novas opções incluídas em seu mix. Portanto, já começam a negociar bebidas mais saudáveis como água mineral, suco com 100% de fruta, água de coco e lácteas, que atendam aos critérios nutricionais específicos.


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