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10 dicas para manter a saúde do professor

Você sabe que precisa falar por horas seguidas e pode ser exposto a situações de estresse para dar aulas. Além disso, por falta de orientação, não é raro o hábito de repetir movimentos de forma errada. Evitar desgastes é um desafio para o professor. Não é uma tarefa fácil. No entanto, há formas de diminuir os problemas. É possível manter a saúde e melhorar o desempenho seguindo algumas dicas. Veja orientações de especialistas em nosso álbum de fotos.


1. Cuidado com a coluna e o corpo em pé
Crie o hábito de vigiar a maneira como o corpo fica ao longo do dia e tente se lembrar de boas práticas. Reveze os momentos em pé e sentado. Quando estiver em pé, mantenha os joelhos levemente flexionados para não forçar as articulações. Procure usar roupas e sapatos confortáveis. Roupas largas ajudam a circulação do sangue e na mobilidade.

2. Cuidados ao se abaixar
Se for necessário agachar, flexione joelhos, não curve a coluna e mantenha os pés afastados e voltados pra frente. Dessa forma é mais fácil manter o equilíbrio.

3. Qual a melhor postura no uso do computador?
Procure ficar alinhado. Deixe o monitor na altura dos olhos, quadril próximo do encosto, antebraços apoiados e cotovelos posicionados na altura da mesa. Como opção, é válido usar almofadas no assento para ajustes e usar apoio para os pés.

4. Como preservar a voz?
Diminua ruídos externos que podem forçar o aumento do volume da sua voz. Feche portas e janelas desnecessariamente abertas, por exemplo. Para hidratar as cordas vocais, tome bastante água. Especialistas pedem moderação no uso de pastilhas. Alguns tipos podem prejudicar o desempenho vocal.

5. Faça atividades físicas
Reservar um tempo para praticar atividades físicas durante a semana é valioso. Caminhar 30 minutos por dia, por exemplo, pode trazer benefícios no combate à obesidade, melhorar o humor e evitar doenças cardiovasculares.

6. Mantenha hobbies como ouvir música e ler livros
Mesmo com a rotina atribulada, reserve um tempo para se dedicar a atividades que deem prazer. Algumas práticas, como ler ou ouvir música, podem ser relaxantes e ajudam no exercício da profissão. Essas medidas também contribuem na prevenção de problemas psicológicos.

7. Como diminuir o estresse?
Repensar o planejamento da aula pode facilitar no controle disciplinar da turma e diminuir desgastes. Proporcionar um ambiente mais democrático, por exemplo, pode atrair a confiança dos alunos. Aproveite os momentos de troca de informações com outros para dosar o nível de preocupações. Invista em proporcionar boas relações no ambiente escolar.

8. Procure ajuda especializada para diferenciar depressão de outros problemas psicológicos
Uma pesquisa do Sindicato dos Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo (Apeoesp), de 2012, revela que 40% dos docentes afastados por problemas de saúde tiveram algum tipo de transtorno psiquiátrico, principalmente depressão e ansiedade. Procurar auxílio de um especialista antes do afastamento, quando os sintomas ainda estão no começo, pode ser determinante para combater a doença.

9. Como evitar alergias com giz
O giz ainda é utilizado em algumas salas de aula. Seu material cáustico pode ser a causa ou o agravante de dermatites de contato, além de facilitar alergias respiratórias, rinites e crises de tosse. Procure outros recursos quando possível. Para diminuir os problemas decorrentes do uso de giz, utilize hidratantes nas mãos e beba bastante água.

10. Alimente-se bem

Para que possa obter energia durante sua hora de expediente, é preciso que se faça boas refeições, começando pelo café, o principal momento do dia. O corpo que passou algumas horas em repouso acorda quase que esgotado. Engana-se quem pensa que dormir não queima calorias. Para começar bem o dia, tome café da manhã reforçado, almoce moderadamente porções de carboidrato, proteína e vegetais. Não esqueça de comer de três em três horas, para que o metabolismo funcione corretamente. Evite refeições pesadas no jantar.

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