Pular para o conteúdo principal

Dia Nacional da Campanha Educativa contra o Câncer



O diagnóstico precoce ainda é a melhor forma de aumentar as chances da cura do câncer, doença que em 2016 deve afetar mais de meio milhão de brasileiros, segundo estimativa do INCA*.

Com intuito de conscientizar as pessoas e enfatizar que, através de pequenas mudanças de hábitos e atitudes, a doença pode ser evitada, foi criado o Dia Nacional da Campanha Educativa de Combate ao Câncer, a ser lembrado todo dia 4 de agosto.

A nutricionista do Programa Saúde 10 da Appai, Juliana Martins*, explica que a ingestão de determinados alimentos pode auxiliar na prevenção de algumas formas de câncer. “Os antioxidantes são qualquer substância que, mesmo em baixas concentrações, são capazes de atrasar ou inibir a oxidação, diminuindo a concentração de radicais livres no organismo. Os antioxidantes contra a carcinogênese que têm recebido maior atenção são os carotenoides, as vitaminas C (ácido ascórbico) e E (tocoferol), o selênio e os flavonoides. Uma alimentação rica em alimentos fontes de antioxidantes pode ajudar a diminuir o risco de câncer de pulmão, cólon, reto, estômago, boca, faringe e esôfago e provavelmente de outros”, explica a especialista.

Alimentos que contêm essas substâncias

Carotenoides – vegetais e frutas (mamão, cenoura, abóbora, laranja, tomates cozidos e seus produtos, pitanga, goiaba, espinafre e couve).
Vitamina C – frutas cítricas (acerola, caju, goiaba, laranja, morango e folhosos verde-escuros).
Vitamina E – óleos vegetais e de sementes (nozes, amêndoas, grãos integrais e gérmen de trigo; e as de selênio são cereais, carnes e peixes).
Outras substâncias com potente poder antioxidante – café, uvas e vinho, aipo, linhaça, frutas, hortaliças, chás, cacau e soja.

A nutricionista ressalta ainda que estudos científicos apontam a relação benéfica com a ingestão fisiológica dos antioxidantes, ou seja, através dos alimentos e não de suplementos. “A alimentação pode exercer papel importante na geração de células tumorais.

No Brasil, os tipos de câncer que se relacionam aos hábitos alimentares estão entre as seis primeiras causas de mortalidade pela doença. O excesso de peso, por exemplo, é um carcinógeno para os cânceres de mama, endométrio, esôfago, pâncreas, vesícula biliar, fígado, rim, cólon e reto. A alta ingestão de bebidas alcoólicas, gordura, proteína, carne vermelha, sal e carboidratos simples também constitui um carcinógeno importante. Além destes, substâncias utilizadas para conservar os embutidos (salsicha, linguiça, peito de peru, salame, mortadela, presunto etc.), especialmente os defumados, estão altamente relacionadas com o câncer.

Por isso, a recomendação atual das organizações de saúde e dos nutricionistas é de uma alimentação com produtos naturais e variados, sendo a base composta pelos vegetais”, enumera Juliana.

Você também faz a sua parte

A Appai, através do Programa de Projetos e Ações Sociais (PPAS), desenvolve e viabiliza diversos projetos, atividades e ações sociais que beneficiam mais de 60 instituições que auxiliam crianças, adolescentes e idosos de baixa renda, ou em situação vulnerável de saúde. Nesta relação encontram-se ainda quatro entidades dedicadas ao tratamento de pessoas com câncer.

Todas são assistidas através de cestas básicas e latas de leite doadas pelos associados e seus beneficiários que participam dos eventos de corrida e dos Grandes Bailes da Appai, além do apoio voluntário de nossos funcionários.




















O leite contribui para a suplementação alimentar segura e adequada, de alto valor nutritivo para crianças, adolescentes e idosos de baixa renda, e auxilia também no combate à desnutrição e à inapetência de crianças adoecidas pelo câncer, HIV/Aids e com fissura labiopalatal (lábio leporino e fenda palatina).

Rosely Trindade, do Comitê Femucoop – Ação da Cidadania, ressalta que mais de 400 famílias dependem dessa ajuda. “São muitas crianças que apresentam necessidade de alimentos, passam fome e até morrem por isso. O leite está ajudando os desnutridos. A Appai é muito importante para nós”.

Outra instituição assistida pelo Projeto Nutrindo é a Casa de Apoio à Criança com Câncer. Uma organização não governamental sem fins lucrativos e sem benefícios do governo, que atende crianças e adolescentes de 0 a 18 anos, portadores de câncer, doenças falciformes e outras enfermidades do sangue não contagiosas. Maurício Ramos, do Departamento de Responsabilidade Social, conta que, se não fosse esta grande ajuda

da Appai, o trabalho deles não seria possível. “Graças a esta parceria hoje podemos realizar esta tarefa com mais tranquilidade e com a certeza de dias melhores”.

Luiz Carlos Araújo, Marcelo Ferreira e Cecília Cristina da Silva, do Centro de Recuperação Porta Estreita, relatam que as doações são direcionadas para dependentes químicos e indivíduos em situação de rua e têm feito toda diferença. Eles se sentem muito felizes por saber que ainda existem pessoas que buscam a valorização e o bem-estar do próximo. “Essa parceria veio para acrescentar e melhorar o nosso trabalho já que somos uma instituição sem fins lucrativos e, com relação à maioria de nossas atividades, vivemos de doação”, afirmam.

A Appai e o Programa Saúde 10 lembram que informação e cuidado são armas poderosas na luta contra o câncer. Visitas regulares ao médico também são fundamentais, afinal o diagnóstico precoce da doença aumenta consideravelmente suas chances de cura.


*Juliana Martins é nutricionista, com especialização em Nutrição Clínica e Gerontologia.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedro II abre concurso federal para professor

Segue até o próximo dia 17 as inscrições para o concurso para preenchimento de vagas para novos professores no tradicional Colégio Pedro II. São 14 cargos efetivos nos ensinos Básico, Técnico e Tecnológico. Além disso os organizadores aproveitam para criar um banco de reservas para cada disciplina oferecida.
As inscrições são somente virtuais pelo site www.cp2.g12.br. Após preencher a ficha é necessário imprimir a GRU - Guia de Recolhimento da União - e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 160,00. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado por igual período.
Pertencente ao Governo Federal, o Pedro II é o terceiro colégio mais antigo do país ainda em atividade, depois do Ginásio Pernambucano e do Atheneu Norte-Riograndense. O Pedro II tem 13 mil alunos que estudam em 14 campi, sendo 12 no município do Rio de Janeiro, um em Niterói e um em Duque de Caxias, além de uma unidade de educação infantil.
Salário pode dobrar com titulação profissional O salário básico é de R$ 4…

Passo a passo para utilizar o Benefício Boa Viagem

Olá, associado! Ainda tem dúvidas em relação ao Benefício Boa Viagem? No post de hoje vamos esclarecer essas questões e ainda mostrar o passo a passo de como utilizar este benefício.
1 – Leia o Regulamento O primeiro passo é ler o regulamento e ficar atento às regras, cláusulas e condições do benefício. O regulamento está disponível em: http://www.appai.org.br/beneficio-boa-viagem.aspx
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Regulamento

2 – Pousadas Conveniadas O associado e beneficiário, regulares na Appai, deverão verificar os hotéis e pousadas no Guia do Associado ou em nosso site e fazer a sua escolha. São diversas opções de roteiros, que vão desde a calmaria da região serrana até as mais belas praias do Estado do Rio de Janeiro.
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Destinos e Pousadas

3 – Reservas Depois de escolher o destino e a pousada de sua preferência, o associado e/ou beneficiário deverão entrar em contato diretamente com o estabelecimento conveniado para fazer a reserva de estad…

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


A construção da imagem de Tiradentes

Uma abordagem básica possivelmente revelará que Tiradentes é o herói preferido dos brasileiros, ficando à frente de nomes de grande apelo popular, como o líder Zumbi dos Palmares ou o arrojado D. Pedro I. Apesar de a história popularmente divulgada do Mártir da Inconfidência estar repleta de elementos de valor universal, como os ideais de liberdade e justiça, o fato é que a boa imagem do inconfidente é fruto da tentativa de acomodar esse momento da história aos objetivos de quem esteve nas proximidades do poder.
Foi na República que a imagem de Tiradentes começa a ser trabalhada de forma consciente e intencional. O movimento militar, de base positivista, que derrubou a Monarquia tinha em mente o objetivo bem explícito de atuar no imaginário da população, reduzindo a influência que o sistema colonial imprimira ao longo de mais de três séculos. Tiradentes era alferes, lutava pela instalação de um regime republicano e único condenado à morte na conspiração. Elementos, portanto, bastante i…