Pular para o conteúdo principal

Quantos são quatro mais três? Pensando fora da calculadora…


Na coluna da semana passada conversamos sobre a diferença entre Competência e Desempenho, baseados nas ideias do sábio Moretto*. Hoje vamos dar sequência ao tema destacando para o modelo criado por Vasco Moretto para explicar o conceito de competência aplicada aos professores. Como Vasco é adepto das ideias do estudioso russo, Vygostsky, ele chamou o seu trabalho (de forma criativa e humorada) de Modelo Waskowsky Morettowsk, para homenagear o russo.

Observe a imagem que representa o Modelo de Vasco:



Para que eu possa explicar o modelo Waskowsky Morettowsk, vamos recordar o conceito de competência elaborado pelo próprio Moretto. Competência é “a capacidade de um sujeito de mobilizar recursos visando abordar e resolver situação complexa”. E é o próprio Moretto que pergunta e responde: Quais são as situações complexas que o professor necessitará resolver em sua profissão? São três: Planejar aulas, Ministrar aulas e Avaliar a aprendizagem. Ele enfatiza que é preciso que o professor seja competente nessas três situações complexas. Mas, para resolver as situações complexas, ele necessitará desenvolver alguns recursos, que conforme o modelo de Moretto são cinco. O primeiro deles é: 1) CC=Conteúdos Conceituais, isto é, o professor precisa dominar os conteúdos, portanto não pode parar de estudar, precisa estar sempre se atualizando, pois a sociedade mudou, os alunos mudaram, o contexto está em transformação constante! Se você estuda sempre, mantém o desenvolvimento da sua competência. Ele ressalta que: “Aprender é construir significados” e “Ensinar é oportunizar essa construção”. Importante compreender que aprender bem envolve ser um “gestor da informação e não um mero acumulador de dados”.

O segundo recurso é: 2) H=Habilidade, que é um componente da competência. Moretto pergunta: “Se eu desenvolver uma quantidade enorme de habilidades serei competente?”. E a resposta é: “Não”. Habilidade significa “saber fazer”, porém a competência é algo mais amplo, pois requer de você pensar e fazer. Vamos abrir um parêntese aqui. Moretto ressalta que a escola que frequentamos privilegiou, e muito, o desenvolvimento de habilidades e não da competência, e por esse motivo estudamos, por exemplo, o que são números primos (decoreba) e não sabemos nem o que é e muito menos para que servem. Habilidade por si só não desenvolve competência.

Ele apresenta, então, o próximo recurso necessário ao desenvolvimento de competência para o professor: 3) L= Linguagem. Esse atributo encerra um pilar muito importante, que é: “Nenhuma palavra tem sentido em si mesma, quem lhe dá o sentido é o CONTEXTO no qual é utilizada. E, para ilustrar a sua fala, Moretto nos dá um exemplo. Ele apresenta uma frase e pede que você a pontue com duas vírgulas e um ponto, dando sentido a ela. Observe-a sem a pontuação completa: “Maria toma banho porque sua mãe disse ela que pegue a toalha”. A frase sem a devida pontuação está sem sentido!

Agora, observe a sentença pontuada corretamente e perceba a diferença: “Maria toma banho porque sua (suor). Mãe, disse ela, pegue a toalha”. Esta brincadeira com as frases nos mostra que a palavra só tem sentido no contexto. Por isso, a linguagem (o que falo e como falo) faz toda a diferença para o aluno. Um dos maiores problemas com a linguagem acontece em momentos avaliativos, em que o professor faz uma pergunta ampla, sem contextualização, esperando a resposta do que não perguntou. Exemplo disso é a seguinte pergunta, feita por uma professora para uma prova: “Como é a organização das abelhas numa colmeia?”. As respostas foram as seguintes: É ótima; É joia; É maravilhosa. De fato, o que a professora queria saber era: Escreva a função de, ao menos, quatro grupos de elementos da colmeia. Portanto, é preciso pensar bem como comunicar esse conteúdo, a linguagem é fundamental!

O quarto recurso que precisamos para desenvolver competência são: 4) VC=Valores Culturais. O professor precisa buscá-los naquele contexto em que vive. Moretto destaca que: “Os valores culturais estabelecem âncoras para a linguagem e para a construção de representações. Toda situação complexa está relacionada a valores culturais, que devem ser analisados, compreendidos e respeitados. Deles derivam a ética e a moral dos grupos sociais”.

E, por fim, o quinto recurso necessário ao desenvolvimento de competência para o professor: 5) AE=Administração do Emocional. É fundamental saber lidar e administrar o seu emocional. Aquele que não se conhece e não sabe como controlar o seu emocional pode levar a cabo a sua competência. Vasco ilustra a explicação dando exemplo de um jogador de futebol que treina muito, mas na hora da jogada perde a cabeça, chuta o adversário, recebe falta, acabando por perder a jogada.

E, para finalizar a explicação do Modelo Waskowsky Morettowsk, temos na imagem um último elemento ainda não apresentado, que são os “e” espalhados por toda a área, como uma espécie de pano de fundo do desenvolvimento de competência. Sim, é exatamente esse o sentido do “e” de ética profissional. Moretto afirma que você pode ter conhecimento, habilidade, linguagem, valores culturais, pode administrar o emocional, porém, se não tiver ética, pode desviar a competência pra um caminho errado, negativo. Exemplos de pessoas com grande potencial, mas sem ética, não faltam. Então, para desenvolver competência, conforme o modelo de Vasco Moretto, é preciso investir ao mesmo tempo nos cinco recursos apresentados tendo como pano de fundo a ética, que se configura como o respeito pela profissão.

E, para finalizar a nossa conversa, vamos matar a charada proposta no título dessa coluna, aliás feita pelo próprio Moretto: Quantos são quatro mais três? Se desenvolvermos apenas a habilidade de usar a calculadora, responderemos que são “sete”, resposta óbvia, porém, para quem desenvolveu competência, haverá outras maneiras de responder. Uma delas você mesmo pode experimentar: dê quatro passos iguais em linha reta, da esquerda para a direita, isto é, você andou quatro passos em linha reta. Agora retorne pelo mesmo caminho, dando três passos em direção ao ponto de partida. E a pergunta é: Quanto são quatro mais três, nesse caso? Resposta para charada: um, isto é, quatro passos de ida, três de volta, no mesmo caminho. Resultado: um passo. Pensando fora da calculadora

Gostou da abordagem? Na próxima semana voltamos com mais conteúdo e aprendizagens pra você. Até lá!

Vasco Moretto é mestre em Didática das Ciências – Univ. de Laval – Québec – Canadá. Também é um estudioso que se debruçou sobre o tema Competência na escola.

Comentários

  1. Ótima abordagem. Outras maneiras de olhar, ter mente aberta.

    ResponderExcluir
  2. Abordagem muito interessante e dinâmico, gostei!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Leandro, fico muito grata pela sua participação😉.

      Excluir
    2. Parabéns Andréa,gostei muito da abordagem.

      Excluir
    3. Obrigada por participar, Claudia Nagaki.

      Excluir
  3. Parabéns Andrea!! Assunto oportuno e atual, não somente para a sala de aula. Em especial quando falamos sobre administrar nosso emocional. Cada vez mais precisamos aprender sobre como administrar aquilo que comunicamos e aquilo que recebemos. Muitos problemas ocorrem por falha na comunicação, isso porque em geral, na sala de aula estamos lidando com gerações diferentes. São valores e pensamentos divergentes que precisam ser alinhados, e quem deve fazer essa mediação é justamente o professor.

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, Maristela. O seu comentário faz todo o sentido, o emocional é parte fundamental nesse processo.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Setembro em ritmo de novidade!

Agora você pode conhecer os ritmos mais badalados do momento através das Oficinas de Dança! E melhor, não precisa estar matriculado para participar! É muito fácil!
Quem já está inscrito num espaço de dança é só conferir as datas e horários disponíveis no seu espaço. Para quem ainda não conhece, é o momento de experimentar, sem compromisso, a novidade do Benefício Dança, os diversos ritmos oferecidos, como: West Coasting Swing - Dança Cigana - Zumba - Charme.

A duração de cada oficina é de a 1 hora. Confira a programação abaixo:
------------------------------------- Ritmo: West Coasting Swing
Classic Festas
Estrada do Mendanha, 1531 Próximo ao Clube dos Aliados Campo Grande 04/09/17 20h Clube dos Oficiais da Marinha
Av. Passos, 122/2º andarCentro 11/09/17 19h Dançando com Arte
R. Gov. Portela, 1084 – Centro, Nova Iguaçu/RJNova Iguaçu 15/09/17 17h30 AC. Bio Fitness
Av. Cesário de Melo, 4799 salas 201 a 204Campo

3 verbos para a educação do século XXI

É fato, as gerações atuais pensam e vivem de forma bem diferente das pertencentes às décadas anteriores. A conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, os conteúdos são apresentados de forma qualitativa e diversificada, e, por isso mesmo, a dinâmica da educação se transforma e se renova. Esse novo contexto traz consigo a demanda por novas ações, e são os grandes especialistas em educação que apontam os pilares/tendências próprios para o século XXI. Para tornar o tema mais aplicável, vamos apresentar essas tendências por meio de três verbos:
CURAR CONECTAR PERSONALIZAR
CURAR O verbo “curar” (cuidar, zelar) carrega consigo algumas preciosas ideias que muito se afinam com o educar. Embora tenha se originado no contexto das artes, o conceito apresenta uma forte e intensa aplicação ao contexto pedagógico. O curador em educação é um guia competente, alguém que tem toda a condição de cuidar, mas não apenas isso. O curador da educação tem um olhar atento e crítico para as necessidades dos…

Rádio e TV Appai ganham programação especial para a Bienal Livro Rio

A TV Appai vai transmitir ao vivo os encontros “Altos Papos” direto de nosso estande na Bienal. Durante os dias de evento reportagens especiais também vão ser apresentadas.  E ainda, quem for ao nosso estande vai poder acompanhar uma mostra de nossos principais programas através de um telão de LED instalado de forma estratégica. São atrações como “Professor Curioso”, “Talentos A+” e vídeos de corridas.
Por sua vez, a Rádio Appai está com uma programação de serviço para ajudar quem for visitar a maior feira literária do país. Trazemos diariamente dicas de transporte de como chegar e sair dos Pavilhões do Riocentro. Também estamos com um espaço para serviço em que informamos os horários dos eventos e toda a agenda.
Juntas a Rádio e a TV Appai contam em suas programações a história da Bienal. Ao mesmo tempo em que é a maior e mais famosa do mundo, a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga. Ela começou a ser promovida logo após a imprensa ter sido inventada, não à …