Pular para o conteúdo principal

Uma via de mão dupla



























Segundo Nóvoa, são “pequenas coisas”, atividades que os professores (ao redor de todo o mundo) já vêm realizando, experimentando, e que precisamos aprender uns com os outros. Ele salienta que um dos pontos é ouvir os nossos alunos, estarmos atentos à maneira como se relacionam com o conhecimento, como se relacionam entre si para então podermos realizar o nosso trabalho docente, que é sempre sobre o conhecimento, sobre a aprendizagem, sobre a possibilidade de abrirmos novos mundos para nossas crianças para que sejam, amanhã, diferentes do que são hoje.

Esta mudança do trabalho docente obriga a uma alteração na formação de professores, resumida em três pontos:

1) Profissão – Formação inicial do professor
Como se prepara alguém para a profissão de professor?
O desafio inicial é trazer a profissão para dentro da formação inicial.
Como se forma um professor como profissional? Só é possível fazer isso se for através de outros professores. Precisa haver o contato com outros docentes. É necessária uma rotina profissional dentro dos programas de formação inicial. Estudantes de licenciaturas precisam estar desde o primeiro dia dentro das escolas, mantendo contato diretamente com professores e com o ambiente escolar.
Os professores em formação precisam de contato direto com os docentes veteranos.

2) A dimensão coletiva da profissão – Indução Profissional
Nenhum professor poderá trabalhar sozinho. Logo que inicia a vida profissional ele precisa de apoio, de colaboração. Muitos dos nossos docentes, hoje, se sentem abandonados, sem apoio dos outros pares, sem saber o que fazer. A solução se dá por meio da acolhida entre professores, daquele que tem um pouco mais de condições e experiências em adotar, ajudar aquele novato, aquele que está iniciando na profissão.
Portanto, nós professores não podemos abandonar aquele que está iniciando, precisamos ajudar, acolher, mostrar o que há porvir, para desta forma baixar o nível de angústia, de desgaste, que muitas vezes é grande demais para quem está começando.
Nós professores, coletivamente, como classe, como profissão, precisamos cuidar uns dos outros, dos novatos, pois caso isso não ocorra estaremos fadados à não renovação do trabalho docente. A renovação implica a ideia do trabalho em conjunto, de sermos professores atuando na dinâmica coletiva. Esse é um fator decisivo na formação do professor, essa adoção, esse acolhimento e ajuda mútua. O professor novato se sentirá acompanhado pelo mais experiente e, ao mesmo tempo, poderá também oxigenar a vida dos mais vividos, havendo uma riqueza de troca e acolhimento, uma rua de mão dupla.

3) Reflexão – Formação Continuada, para a qual nasça um conhecimento próprio da profissão
O desafio da formação continuada é o da reflexão. As escolas precisam ser lugares mais ricos, centros de formação, cultura e conhecimento, locais vivos, de pesquisa, na relação com os outros, da reflexão em conjunto, onde o que acontece é permeado pela aprendizagem continuada de professores. Porque, sem reflexão, não se avança.
Analisar a nossa prática, o que fazemos bem, o que não fazemos bem. Como o aluno aprende melhor? Por que ele não está aprendendo? Refletir sobre esses processos, de em conjunto questionarmos e a partir dessas reflexões podermos construir a nossa profissão.

Para finalizar a palestra, Nóvoa afirma que a escola tem futuro, mas será necessário abrir um novo ciclo histórico para que a mudança pautada aconteça. E reafirma que essa mudança passa, também e fundamentalmente, pela formação inicial, pela formação indutiva e pela formação continuada de professores!


Comentários

  1. SEmpre bom estar atualizado e com apoio.

    ResponderExcluir
  2. Admirável mundo novo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, e será cada vez mais admirável com a participação de todos pela educação.:)

      Excluir
  3. Como seria bom se em qualquer profissão o novato fosse acolhido por um veterano o auxiliando e mostrando o admirável mundo novo. Que os novos professores de hoje vejam a necessidade de mudança para os futuros profissionais e tragam uma visão de coletividade. Onde todos podem ensinar e aprender. Parabéns..

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    3. Fernanda, muito grata por compartilhar a sua fundamentada opinião conosco.É muito bom poder ter a participação de uma pessoa tão inteligente e capaz, com ideias boas e produtivas!Valeu!

      Excluir
  4. Excelente aporte, muchas gracias!!

    ResponderExcluir
  5. Excelente aporte, muchas gracias!!

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Setembro em ritmo de novidade!

Agora você pode conhecer os ritmos mais badalados do momento através das Oficinas de Dança! E melhor, não precisa estar matriculado para participar! É muito fácil!
Quem já está inscrito num espaço de dança é só conferir as datas e horários disponíveis no seu espaço. Para quem ainda não conhece, é o momento de experimentar, sem compromisso, a novidade do Benefício Dança, os diversos ritmos oferecidos, como: West Coasting Swing - Dança Cigana - Zumba - Charme.

A duração de cada oficina é de a 1 hora. Confira a programação abaixo:
------------------------------------- Ritmo: West Coasting Swing
Classic Festas
Estrada do Mendanha, 1531 Próximo ao Clube dos Aliados Campo Grande 04/09/17 20h Clube dos Oficiais da Marinha
Av. Passos, 122/2º andarCentro 11/09/17 19h Dançando com Arte
R. Gov. Portela, 1084 – Centro, Nova Iguaçu/RJNova Iguaçu 15/09/17 17h30 AC. Bio Fitness
Av. Cesário de Melo, 4799 salas 201 a 204Campo

3 verbos para a educação do século XXI

É fato, as gerações atuais pensam e vivem de forma bem diferente das pertencentes às décadas anteriores. A conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, os conteúdos são apresentados de forma qualitativa e diversificada, e, por isso mesmo, a dinâmica da educação se transforma e se renova. Esse novo contexto traz consigo a demanda por novas ações, e são os grandes especialistas em educação que apontam os pilares/tendências próprios para o século XXI. Para tornar o tema mais aplicável, vamos apresentar essas tendências por meio de três verbos:
CURAR CONECTAR PERSONALIZAR
CURAR O verbo “curar” (cuidar, zelar) carrega consigo algumas preciosas ideias que muito se afinam com o educar. Embora tenha se originado no contexto das artes, o conceito apresenta uma forte e intensa aplicação ao contexto pedagógico. O curador em educação é um guia competente, alguém que tem toda a condição de cuidar, mas não apenas isso. O curador da educação tem um olhar atento e crítico para as necessidades dos…

Rádio e TV Appai ganham programação especial para a Bienal Livro Rio

A TV Appai vai transmitir ao vivo os encontros “Altos Papos” direto de nosso estande na Bienal. Durante os dias de evento reportagens especiais também vão ser apresentadas.  E ainda, quem for ao nosso estande vai poder acompanhar uma mostra de nossos principais programas através de um telão de LED instalado de forma estratégica. São atrações como “Professor Curioso”, “Talentos A+” e vídeos de corridas.
Por sua vez, a Rádio Appai está com uma programação de serviço para ajudar quem for visitar a maior feira literária do país. Trazemos diariamente dicas de transporte de como chegar e sair dos Pavilhões do Riocentro. Também estamos com um espaço para serviço em que informamos os horários dos eventos e toda a agenda.
Juntas a Rádio e a TV Appai contam em suas programações a história da Bienal. Ao mesmo tempo em que é a maior e mais famosa do mundo, a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga. Ela começou a ser promovida logo após a imprensa ter sido inventada, não à …