Pular para o conteúdo principal

Como o Brasil virou uma potência paralímpica


Independente das medalhas que possamos conquistar, o país já inicia as Paralimpíadas Rio 2016 batendo recorde: são 278 atletas – 181 homens e 97 mulheres.  Também, pela primeira vez na nossa história, temos representantes em todas as 22 modalidades disputadas. Já em relação às performances, a expectativa progressiva é de que continue nessa curva ascendente. Essa projeção se baseia no crescimento nas competições anteriores. A meta para os Jogos Rio 2016 é alcançar a quinta posição.
           
 O termômetro de que estamos progressivamente batendo nossos próprios recordes está na primeira posição no quadro de medalhas que o Brasil conquistou nos Jogos Paramericanos  disputados no ano passado em Toronto: foram 257 subidas ao pódio, garantindo a primeira posição no quadro de medalhas - 109 ouros, 74 pratas e 74 bronzes.

Um pouco antes, nos Jogos de Londres 2012, já tínhamos ficado em sétimo lugar, a melhor posição no histórico do Brasil! Nossos paratletas trouxeram para casa 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze – 43 no total. Com isso passamos a figurar na seleta lista das notórias superpotências esportivas: China, Rússia, Reino Unido, Austrália, Ucrânia e Estados Unidos.


Brasileiro é o melhor atleta com deficiência do mundo pela terceira vez consecutiva

O nadador paralímpico Daniel Dias conquistou em abril deste ano em Berlim, na Alemanha, seu terceiro Prêmio Laureus, considerado como o Oscar do esporte. Este ano a honraria veio como somatório das oito medalhas recebidas desde 2015 (sete de ouro e uma de prata) conquistadas no Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, na Escócia, e dos oito ouros nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá.
           
Ainda entre as maiores apostas da delegação verde e amarela estão:

Atletismo: Terezinha Guilhermina, Shirlene Coelho, Silvânia Costa, Yohansson do Nascimento, Alan Fonteles e Odair Santos

Natação: Daniel Dias, André Brasil, Phelipe Rodrigues, Ítalo Gomes e Matheus Rheine, Verônica Hipólito, Alex Pires, Daniel Martins, Lorena Spoladore, Petrucio Ferreira e Mateus Evangelista

Bocha: Maciel Santos

Tênis de Mesa: Bruna Alexandre

Canoagem: Luiz Carlos Cardoso

Coletivos: Futebol 5, Futebol 7, Goalball masculino, Vôlei sentado masculino


 Suposições para o bom desempenho:

Apesar de o esporte não ser uma ciência exata, a junção de indicadores socioeconômicos pode justificar essa superação. O primeiro deles é a questão motivadora com a euforia desde que anunciado que o Rio de Janeiro sediaria o evento. Isso ajudou a elevar a autoestima do atleta e a chamar a atenção da população para estas modalidades esportivas. Alavancados por isso, são visíveis os maiores investimentos no Comitê Paralímpico Brasileiro, que assinou convênios com o Ministério do Esporte, Governo de São Paulo e Prefeitura do Rio.


Segundo maior evento esportivo do Mundo

 As Paralimpíadas do Rio já superam a Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil como segundo maior evento esportivo do planeta. Durante 12 dias, mais de 4.300 paratletas de 178 países disputam 23 diferentes modalidades, num total de 528 provas. A grande diferença dos jogos olímpicos é que as “paras” apresentam 38 modalidades mistas, disputadas por ambos os sexos.  
           
O valor dos ingressos das Paralimpíadas varia de 10 a 130 reais. São 23 esportes em competição, incluindo as estreias de canoagem e triatlo, e mais de 300 sessões esportivas.     

 Os esportes mais procurados pelo público são natação, atletismo, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, judô, futebol de 5 e 7.

Cerca de 500 mil ingressos das Paralimpíadas foram comprados pela prefeitura do Rio de Janeiro e doados a alunos da rede municipal de ensino e portadores de deficiência atendidos por centros de referência da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedro II abre concurso federal para professor

Segue até o próximo dia 17 as inscrições para o concurso para preenchimento de vagas para novos professores no tradicional Colégio Pedro II. São 14 cargos efetivos nos ensinos Básico, Técnico e Tecnológico. Além disso os organizadores aproveitam para criar um banco de reservas para cada disciplina oferecida.
As inscrições são somente virtuais pelo site www.cp2.g12.br. Após preencher a ficha é necessário imprimir a GRU - Guia de Recolhimento da União - e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 160,00. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado por igual período.
Pertencente ao Governo Federal, o Pedro II é o terceiro colégio mais antigo do país ainda em atividade, depois do Ginásio Pernambucano e do Atheneu Norte-Riograndense. O Pedro II tem 13 mil alunos que estudam em 14 campi, sendo 12 no município do Rio de Janeiro, um em Niterói e um em Duque de Caxias, além de uma unidade de educação infantil.
Salário pode dobrar com titulação profissionalO salário básico é de R$ 4…

Passo a passo para utilizar o Benefício Boa Viagem

Olá, associado! Ainda tem dúvidas em relação ao Benefício Boa Viagem? No post de hoje vamos esclarecer essas questões e ainda mostrar o passo a passo de como utilizar este benefício.
1 – Leia o RegulamentoO primeiro passo é ler o regulamento e ficar atento às regras, cláusulas e condições do benefício. O regulamento está disponível em: http://www.appai.org.br/beneficio-boa-viagem.aspx
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Regulamento

2 – Pousadas Conveniadas O associado e beneficiário, regulares na Appai, deverão verificar os hotéis e pousadas no Guia do Associado ou em nosso site e fazer a sua escolha. São diversas opções de roteiros, que vão desde a calmaria da região serrana até as mais belas praias do Estado do Rio de Janeiro.
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Destinos e Pousadas

3 – ReservasDepois de escolher o destino e a pousada de sua preferência, o associado e/ou beneficiário deverão entrar em contato diretamente com o estabelecimento conveniado para fazer a reserva de estad…

A verdade sobre a "Loura do Banheiro"

Sem dúvida nenhuma: é a lenda urbana mais forte no Brasil, que de tempos em tempos ressurge como uma fênix, com uma nova roupagem, mas a essência continua a mesma. A “Mulher Loura”, como é conhecida no Rio, uma redundância em gênero que deixa os professores de português de cabelo em pé. Porém, na verdade ela assusta mesmo é gerações de estudantes. Certamente muitos professores que hoje tentam, em vão, acalmar seus alunos e desmistificar já foram aterrorizados por ela, um dia, quando frequentavam as carteiras escolares. A histeria coletiva chegou ao ponto de casos de escolas que suspenderam as aulas até que os alunos se acalmassem.

Evitar o banheiro a todo custoPara os professores um trabalho a mais. Muitos não iam ao banheiro sem que a professora fosse junto. Outros formavam grupos para seguirem coletivamente. Não era raro alguns prenderem suas necessidades esperando voltar para casa. Isso, quando não acontecia o pior, ao não resistirem a todo esse tempo de abstinência. Nunca vou me es…

3 novos destinos do Benefício Boa Viagem para você descansar

Chegou a hora de programar sua viagem. Com o Benefício Boa Viagem, duas diárias em hotel ou pousada já estão garantidas para você e um acompanhante. Agora só falta você escolher o seu destino e arrumar as malas. A nossa dica é: Região Serrana do Rio de Janeiro. Conheça as opções e agende agora mesmo sua próxima diversão!

PenedoConhecida como destino romântico, a cidade é ideal para quem procura tirar uns dias de tranquilidade. Com arquitetura finlandesa, o local tem um polo gastronômico riquíssimo especializado na culinária europeia e ainda conta, nesta época natalina, com uma atração sensacional chamada de “A Casa do Papai-Noel”, situada no Complexo Comercial Pequena Finlândia, um ponto turístico que não pode deixar de ser visitado por quem escolhe este destino.

Cachoeiras de MacacuSe você é fã de água doce, este é o destino ideal para os seus tão sonhados dias de descanso. Este paraíso ecológico fluminense oferece diversas cachoeiras que formam duchas, tobogãs e piscinas naturais, tud…

Quem é o NATIVO DIGITAL que o PROFESSOR vai encontrar na escola?

.Os professores que atuam, hoje, conhecem bem as características dos alunos com quem vão topar nas escolas?
Para que você possa compreender e mergulhar nesse texto conosco, descubra antes a qual geração você pertence, analisando os dados abaixo:
Geração dos Baby Boomers (nascidos no período do pós-guerra, entre 1946 e 1960)Geração X (nascidos entre 1960 e 1980)Geração Y (nascidos entre 1980 e 1995)Geração Z (nascidos depois de 1995)
Agora que você já se localizou, vamos avançar compreendendo quais gerações fazem parte do grupo chamado “NATIVO DIGITAL”.
Da geração “Y” para frente é que a tecnologia digital foi se tornando presente por meio de videogames, Internet, telefone, celular, MP3, iPod. Portanto, é a partir dessa geração que a classificação “Nativo Digital” passou a existir.
Conheça o conceito de Nativo Digital (ND), formulado pelo próprio autor da expressão, Mark Prensky (2001), especialista em Tecnologia e Educação, pela Harvard School:
“Nativos digitais são aqueles que crescer…