Pular para o conteúdo principal

Como o Brasil virou uma potência paralímpica


Independente das medalhas que possamos conquistar, o país já inicia as Paralimpíadas Rio 2016 batendo recorde: são 278 atletas – 181 homens e 97 mulheres.  Também, pela primeira vez na nossa história, temos representantes em todas as 22 modalidades disputadas. Já em relação às performances, a expectativa progressiva é de que continue nessa curva ascendente. Essa projeção se baseia no crescimento nas competições anteriores. A meta para os Jogos Rio 2016 é alcançar a quinta posição.
           
 O termômetro de que estamos progressivamente batendo nossos próprios recordes está na primeira posição no quadro de medalhas que o Brasil conquistou nos Jogos Paramericanos  disputados no ano passado em Toronto: foram 257 subidas ao pódio, garantindo a primeira posição no quadro de medalhas - 109 ouros, 74 pratas e 74 bronzes.

Um pouco antes, nos Jogos de Londres 2012, já tínhamos ficado em sétimo lugar, a melhor posição no histórico do Brasil! Nossos paratletas trouxeram para casa 21 medalhas de ouro, 14 de prata e oito de bronze – 43 no total. Com isso passamos a figurar na seleta lista das notórias superpotências esportivas: China, Rússia, Reino Unido, Austrália, Ucrânia e Estados Unidos.


Brasileiro é o melhor atleta com deficiência do mundo pela terceira vez consecutiva

O nadador paralímpico Daniel Dias conquistou em abril deste ano em Berlim, na Alemanha, seu terceiro Prêmio Laureus, considerado como o Oscar do esporte. Este ano a honraria veio como somatório das oito medalhas recebidas desde 2015 (sete de ouro e uma de prata) conquistadas no Mundial Paralímpico de Natação, em Glasgow, na Escócia, e dos oito ouros nos Jogos Parapan-Americanos de Toronto, no Canadá.
           
Ainda entre as maiores apostas da delegação verde e amarela estão:

Atletismo: Terezinha Guilhermina, Shirlene Coelho, Silvânia Costa, Yohansson do Nascimento, Alan Fonteles e Odair Santos

Natação: Daniel Dias, André Brasil, Phelipe Rodrigues, Ítalo Gomes e Matheus Rheine, Verônica Hipólito, Alex Pires, Daniel Martins, Lorena Spoladore, Petrucio Ferreira e Mateus Evangelista

Bocha: Maciel Santos

Tênis de Mesa: Bruna Alexandre

Canoagem: Luiz Carlos Cardoso

Coletivos: Futebol 5, Futebol 7, Goalball masculino, Vôlei sentado masculino


 Suposições para o bom desempenho:

Apesar de o esporte não ser uma ciência exata, a junção de indicadores socioeconômicos pode justificar essa superação. O primeiro deles é a questão motivadora com a euforia desde que anunciado que o Rio de Janeiro sediaria o evento. Isso ajudou a elevar a autoestima do atleta e a chamar a atenção da população para estas modalidades esportivas. Alavancados por isso, são visíveis os maiores investimentos no Comitê Paralímpico Brasileiro, que assinou convênios com o Ministério do Esporte, Governo de São Paulo e Prefeitura do Rio.


Segundo maior evento esportivo do Mundo

 As Paralimpíadas do Rio já superam a Copa do Mundo de Futebol realizada no Brasil como segundo maior evento esportivo do planeta. Durante 12 dias, mais de 4.300 paratletas de 178 países disputam 23 diferentes modalidades, num total de 528 provas. A grande diferença dos jogos olímpicos é que as “paras” apresentam 38 modalidades mistas, disputadas por ambos os sexos.  
           
O valor dos ingressos das Paralimpíadas varia de 10 a 130 reais. São 23 esportes em competição, incluindo as estreias de canoagem e triatlo, e mais de 300 sessões esportivas.     

 Os esportes mais procurados pelo público são natação, atletismo, basquete em cadeira de rodas, vôlei sentado, judô, futebol de 5 e 7.

Cerca de 500 mil ingressos das Paralimpíadas foram comprados pela prefeitura do Rio de Janeiro e doados a alunos da rede municipal de ensino e portadores de deficiência atendidos por centros de referência da cidade.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Setembro em ritmo de novidade!

Agora você pode conhecer os ritmos mais badalados do momento através das Oficinas de Dança! E melhor, não precisa estar matriculado para participar! É muito fácil!
Quem já está inscrito num espaço de dança é só conferir as datas e horários disponíveis no seu espaço. Para quem ainda não conhece, é o momento de experimentar, sem compromisso, a novidade do Benefício Dança, os diversos ritmos oferecidos, como: West Coasting Swing - Dança Cigana - Zumba - Charme.

A duração de cada oficina é de a 1 hora. Confira a programação abaixo:
------------------------------------- Ritmo: West Coasting Swing
Classic Festas
Estrada do Mendanha, 1531 Próximo ao Clube dos Aliados Campo Grande 04/09/17 20h Clube dos Oficiais da Marinha
Av. Passos, 122/2º andarCentro 11/09/17 19h Dançando com Arte
R. Gov. Portela, 1084 – Centro, Nova Iguaçu/RJNova Iguaçu 15/09/17 17h30 AC. Bio Fitness
Av. Cesário de Melo, 4799 salas 201 a 204Campo

3 verbos para a educação do século XXI

É fato, as gerações atuais pensam e vivem de forma bem diferente das pertencentes às décadas anteriores. A conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, os conteúdos são apresentados de forma qualitativa e diversificada, e, por isso mesmo, a dinâmica da educação se transforma e se renova. Esse novo contexto traz consigo a demanda por novas ações, e são os grandes especialistas em educação que apontam os pilares/tendências próprios para o século XXI. Para tornar o tema mais aplicável, vamos apresentar essas tendências por meio de três verbos:
CURAR CONECTAR PERSONALIZAR
CURAR O verbo “curar” (cuidar, zelar) carrega consigo algumas preciosas ideias que muito se afinam com o educar. Embora tenha se originado no contexto das artes, o conceito apresenta uma forte e intensa aplicação ao contexto pedagógico. O curador em educação é um guia competente, alguém que tem toda a condição de cuidar, mas não apenas isso. O curador da educação tem um olhar atento e crítico para as necessidades dos…

Rádio e TV Appai ganham programação especial para a Bienal Livro Rio

A TV Appai vai transmitir ao vivo os encontros “Altos Papos” direto de nosso estande na Bienal. Durante os dias de evento reportagens especiais também vão ser apresentadas.  E ainda, quem for ao nosso estande vai poder acompanhar uma mostra de nossos principais programas através de um telão de LED instalado de forma estratégica. São atrações como “Professor Curioso”, “Talentos A+” e vídeos de corridas.
Por sua vez, a Rádio Appai está com uma programação de serviço para ajudar quem for visitar a maior feira literária do país. Trazemos diariamente dicas de transporte de como chegar e sair dos Pavilhões do Riocentro. Também estamos com um espaço para serviço em que informamos os horários dos eventos e toda a agenda.
Juntas a Rádio e a TV Appai contam em suas programações a história da Bienal. Ao mesmo tempo em que é a maior e mais famosa do mundo, a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga. Ela começou a ser promovida logo após a imprensa ter sido inventada, não à …