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Quem é o NATIVO DIGITAL que o PROFESSOR vai encontrar na escola?


.Os professores que atuam, hoje, conhecem bem as características dos alunos com quem vão topar nas escolas?

Para que você possa compreender e mergulhar nesse texto conosco, descubra antes a qual geração você pertence, analisando os dados abaixo:

Geração dos Baby Boomers (nascidos no período do pós-guerra, entre 1946 e 1960)
Geração X (nascidos entre 1960 e 1980)
Geração Y (nascidos entre 1980 e 1995)
Geração Z (nascidos depois de 1995)

Agora que você já se localizou, vamos avançar compreendendo quais gerações fazem parte do grupo chamado “NATIVO DIGITAL”.

Da geração “Y” para frente é que a tecnologia digital foi se tornando presente por meio de videogames, Internet, telefone, celular, MP3, iPod. Portanto, é a partir dessa geração que a classificação “Nativo Digital” passou a existir.

Conheça o conceito de Nativo Digital (ND), formulado pelo próprio autor da expressão, Mark Prensky (2001), especialista em Tecnologia e Educação, pela Harvard School:

“Nativos digitais são aqueles que cresceram cercados por tecnologias digitais. Para eles, a tecnologia analógica do século XX – como câmeras de vídeo, telefones com fio, informação não conectada (livros, por exemplo), internet discada – é velha. Os nativos digitais cresceram com a tecnologia digital e usaram isso brincando, por isso não têm medo dela, a veem como uma aliada”.

A geração dos ND tem uma forma diferente de pensar, de aprender, não diferenciando o on-line do off-line. Essa forma se distancia muito da maneira de proceder dos chamados IMIGRANTES DIGITAIS, que são aquelas pessoas que chegaram mais tarde à tecnologia digital e, por isso mesmo, têm uma menor facilidade para abandonar antigos métodos, mostram medo do novo, preferindo ficar com o que já conhecem. 

Mark Prensky menciona como exemplo da utilização de métodos antigos dos imigrantes digitais: “Imprimir e-mails e não usar a internet como primeira fonte de informação”, sendo essa distinção de caráter mais cultural e atitudinal. Em geral, são aqueles nascidos de 1946 a 1980, gerações que não cresceram imersas num mundo conectado e tecnológico. Dessa forma, é muito natural que não tenham a mesma facilidade (com as tecnologias digitais) encontrada nas gerações Y e Z.

Agora, uma questão nasce: como professores e alunos, de diferentes gerações, vão interagir já que a aprendizagem dos ND está mergulhada até a cabeça nas tecnologias digitais? É preciso que o professor pense sobre isso, pois temos em nossas escolas, hoje, os aprendizes do novo milênio, que pensam e aprendem de forma diferente das gerações analógicas.

E, pensando no tema, separamos dicas práticas aos professores de como se adaptar à ERA DIGITAL:

  1. Abandone as expressões saudosistas do tipo: “No meu tempo, o aluno ficava em silêncio e só ao final de toda a explicação é que fazia uma pergunta”. A verdade é que os tempos são outros, a conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, por isso o papel do professor também é outro. Ele não tem que ter todas as respostas, ele é, hoje, um “orientador” nesse processo fantástico que se chama aprendizagem.
  2. Procure conhecer as diferentes tecnologias digitais que estão a sua disposição, quer sejam materiais de aprendizagem, softwares para planejamento de aulas ou Recursos Educacionais Abertos. Entenda a dinâmica de um videogame, sim, jogue com o filho ou neto e aprenda a ver as possibilidades dentro do que encanta os indivíduos Y e Z. As gerações dos Baby e dos X precisam compreender que são imigrantes digitais e precisam fazer o seu “puxadinho” para a tecnologia.
  3. Muito importante que você tenha humildade e deixe que essa geração lhe apresente o que houver de novo em tecnologias, que lhe mostre como pensa, o que sente e como age. O comportamento de escuta, humildade e compreensão só vai aproximar as gerações e promover crescimento e desenvolvimento num clima amistoso, como deve ser o da aprendizagem.
  4. Cabe, também, ao professor buscar novas práticas de ensino, novos encaminhamentos que aproximem o aluno da escola, lembrando que a educação deve estar voltada para o tempo em que eles (alunos) vivem, a ERA DIGITAL.

No próximo texto da coluna, mais dicas práticas para o professor. Até lá!

Comentários

  1. Sou da geração x e mesmo trabalhando com tecnologia, não a sinto como uma extensão de mim...O texto é bastante coerente.

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  2. Obrigada por participar.Terça que vem tem mais...

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  3. Tbem gostei, sou da geração X, precisamos sempre estar atualizados e abertos a novas mudanças.

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    1. Eliana, sempre bom ter a sua participação pela mente aberta que tens!

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  4. Mais uma semana e seus textos deixam minha mente elétrica...kkk!! Eu sou da geração Y, mas vejo minhas filhas da Geração Z, amam a tecnologia. Como diz, já faz parte do mundo deles. Tão normal essa interação. E realmente precisamos ser humildes e pedir ajuda. Hoje escuto mil expressões que estou totalmente leiga, e preciso me atualizar nesse novo contexto. Sucesso Andrea .

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    1. Fernanda, bom demais ter você compartilhando as suas ideias e observações.Admiro-a, muito!

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    2. Fernanda, bom demais ter você compartilhando as suas ideias e observações.Admiro-a, muito!

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  5. Muito boas as dicas. Sendo parte da geração Y me sentia muito desconectada dos professores de outras gerações na sala de aula... Quando não há relação com o que nos é familiar perdemos o interesse.
    Não podemos parar no tempo, hoje tenho sobrinhos da geração Z e estou sempre aprendendo com eles.

    ResponderExcluir
  6. Muito boas as dicas. Sendo parte da geração Y me sentia muito desconectada dos professores de outras gerações na sala de aula... Quando não há relação com o que nos é familiar perdemos o interesse.
    Não podemos parar no tempo, hoje tenho sobrinhos da geração Z e estou sempre aprendendo com eles.

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    1. Renata Bedmar, que satisfação receber a sua participação nessa coluna. Designer gráfico ímpar, você acrescenta muito por onde passa. Essa coluna está aberta pra você! Obrigada.

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  7. Muito bom este texto. Parabéns. Eu sou da geração que usava papel e lápis.
    Se um professor não utilizar os recursos da tecnologia estará inadequado

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    1. Verdade, Marcos, falou tudo! Obrigada por participar.

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  8. Andréa excelente texto! Precisamos abandonar correndo as antigas práticas para atualizarmos nossas estratégias! O tempo voa e traz novas formas de aprender e ensinar! Amei as dicas dadas aos professores! Você como sempre, trazendo reflexões imprescindíveis àqueles que lidam com a aprendizagem! Parabéns!

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    1. Querida Katia, obrigada por participar, é sempre um prazer.

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