Pular para o conteúdo principal

Dicas de filmes para trabalhar em sala de aula


O Blog da Appai vem com uma dica de filmes imperdíveis que, além de dar entretenimento, agrega valores em prol do conhecimento, aprendizagem e cultura!

A Menina que Roubava Livros

Sinopse

A Menina que Roubava Livros é um filme norte-americano e alemão baseado no livro homônimo do australiano Markus Zusak.
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que rouba. Ajudada pelo pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar os livros com os amigos, incluindo um judeu que vive na clandestinidade acomodado na casa da família.

Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy.


Como trabalhar em sala de aula

A Menina que Roubava Livros é um filme excelente para ser trabalhado pelo professor numa aula elaborada para o tema. O filme é um ponto de partida para pesquisas e debates que contribuam para o conhecimento do que representou a Segunda Guerra, na Alemanha.


Cisne Negro

Sinopse

Cisne Negro é um filme de suspense e drama de 2008 tendo Natalie Portman no papel principal.

Beth MacIntyre, a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina Sayers, mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe. Pressionada por Thomas Leroy, um exigente diretor, Nina passa a enxergar uma concorrência desleal vinda das colegas do balé, em especial Lilly. Em meio a tantos aborrecimentos, Nina busca uma perfeição nos ensaios para um grande desafio: interpretar a Rainha Cisne. Envolvida nessa obsessão, pode acabar com sua própria sanidade.

Cisne Negro ganhou o Oscar e o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz para Natalie Portman.


Como trabalhar em sala de aula

Um dos pontos-chave para ser abordado é a busca pela perfeição. O quão somos capazes de superar nossos limites? O que podemos nos tornar se conseguirmos ultrapassá-los? É justamente isso que se espera, por exemplo, no mundo em que vivemos. Os alunos podem ser submetidos a uma autoavaliação, refletindo sobre o que desejam ser e como farão para ser aquilo que sonham. Ressalte-se também que atingir objetivos não significa destruir sonhos de ninguém ou se autoconsumir pela ambição. Os estudantes devem entender que é sim preciso criar metas a serem alcançadas e, junto a elas, traçar os planos para conquistá-los.


12 Anos de Escravidão

Sinopse

12 Anos de Escravidão é um filme épico e histórico anglo-americano baseado numa autobiografia escrita em 1853.

Em 1841, Solomon Northup é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e dos filhos na cidade de Nova York. Um dia, ao aceitar um novo emprego, que o leva para Washington D.C., ele é sequestrado, acorrentado e enviado para Louisiana. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar as humilhações físicas e emocionais para conseguir sobreviver. Ao longo dos 12 anos, ele passa nas mãos de dois senhores, Ford e Edwin Epps, que exploram seus serviços da maneira que acham mais conveniente.

12 Anos de Escravidão foi indicado a 9 categorias do Oscar, vencendo apenas as de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante para Lupita Nyong'o e Melhor Roteiro Adaptado.


Como trabalhar em sala de aula

Os assuntos vistos no filme podem ser tratados pelo professor para trazer o contexto ao cenário do século XXI para discutir e debater sobre um dos maiores direitos do ser humano: a liberdade.



As Vantagens de ser Invisível

Sinopse

As Vantagens de Ser Invisível é um filme norte-americano adaptado da obra de mesmo nome de Stephen Chbosky.

O filme conta sobre Charlie, um jovem que tem dificuldades para interagir com sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado em relação ao ambiente. A professora de literatura, no entanto, o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco sobre si, até o dia em que seus amigos, Patrick e Sam, passam a andar com ele.


Como trabalhar em sala de aula

Esse filme foge do clichê das produções envolvendo adolescentes, pois mostra questões como amizade, suicídio, estupro, superação e como devemos aproveitar a vida, o carpe diem.

O próprio autor, Stephen Chbosky, em uma entrevista, diz que uma ideia permeia a história, que é “por que pessoas boas se deixam ser tratadas de forma tão ruim?”. De acordo com Chbosky, a resposta é que “algumas pessoas aceitam o amor que acham que merecem ter”.

As Vantagens de Ser Invisível mostra o amadurecimento de um jovem, que lida com questões complicadas e passa por um momento difícil, pois a obra é um conto autobiográfico do autor, que, enquanto passava por dificuldades, encontrou uma maneira de expressar seus sentimentos, através da literatura, tal como o personagem Charlie.

Nas atividades em sala, os alunos podem debater sobre o amadurecimento, como se enxergam e se já estão preparados para o futuro que os aguarda. Eles também têm a oportunidade de se interessar pelo gosto literário e expor o que sentem, o que pensam e o que aguardam. Outras questões, como bullying e a perda, podem ser discutidas.



Um Sonho Possível
Sinopse

Michael Oher é um rapaz negro, filho de uma mãe viciada e de um pai suicida, que não tem onde morar. Com boa vocação para os esportes, ele é avistado por Leigh Anne Touhy andando pelas ruas para fugir da chuva. Ao ser convidado para passar a noite na casa dos milionários, Michael não faz ideia de que sua vida mudaria para sempre. A família de Leigh Anne o acolhe, fazendo dele um membro da família. Além disso, lhe dá um grande apoio, pois acredita em seu potencial no futebol americano, que o transformará num ícone do esporte.


Como trabalhar em sala de aula

Em sala de aula, os alunos, com supervisão do professor, podem fazer uma análise profunda sobre os assuntos apresentados no filme, como bondade, superação, determinação e esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedro II abre concurso federal para professor

Segue até o próximo dia 17 as inscrições para o concurso para preenchimento de vagas para novos professores no tradicional Colégio Pedro II. São 14 cargos efetivos nos ensinos Básico, Técnico e Tecnológico. Além disso os organizadores aproveitam para criar um banco de reservas para cada disciplina oferecida.
As inscrições são somente virtuais pelo site www.cp2.g12.br. Após preencher a ficha é necessário imprimir a GRU - Guia de Recolhimento da União - e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 160,00. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado por igual período.
Pertencente ao Governo Federal, o Pedro II é o terceiro colégio mais antigo do país ainda em atividade, depois do Ginásio Pernambucano e do Atheneu Norte-Riograndense. O Pedro II tem 13 mil alunos que estudam em 14 campi, sendo 12 no município do Rio de Janeiro, um em Niterói e um em Duque de Caxias, além de uma unidade de educação infantil.
Salário pode dobrar com titulação profissional O salário básico é de R$ 4…

Passo a passo para utilizar o Benefício Boa Viagem

Olá, associado! Ainda tem dúvidas em relação ao Benefício Boa Viagem? No post de hoje vamos esclarecer essas questões e ainda mostrar o passo a passo de como utilizar este benefício.
1 – Leia o Regulamento O primeiro passo é ler o regulamento e ficar atento às regras, cláusulas e condições do benefício. O regulamento está disponível em: http://www.appai.org.br/beneficio-boa-viagem.aspx
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Regulamento

2 – Pousadas Conveniadas O associado e beneficiário, regulares na Appai, deverão verificar os hotéis e pousadas no Guia do Associado ou em nosso site e fazer a sua escolha. São diversas opções de roteiros, que vão desde a calmaria da região serrana até as mais belas praias do Estado do Rio de Janeiro.
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Destinos e Pousadas

3 – Reservas Depois de escolher o destino e a pousada de sua preferência, o associado e/ou beneficiário deverão entrar em contato diretamente com o estabelecimento conveniado para fazer a reserva de estad…

A verdade sobre a "Loura do Banheiro"

Sem dúvida nenhuma: é a lenda urbana mais forte no Brasil, que de tempos em tempos ressurge como uma fênix, com uma nova roupagem, mas a essência continua a mesma. A “Mulher Loura”, como é conhecida no Rio, uma redundância em gênero que deixa os professores de português de cabelo em pé. Porém, na verdade ela assusta mesmo é gerações de estudantes. Certamente muitos professores que hoje tentam, em vão, acalmar seus alunos e desmistificar já foram aterrorizados por ela, um dia, quando frequentavam as carteiras escolares. A histeria coletiva chegou ao ponto de casos de escolas que suspenderam as aulas até que os alunos se acalmassem.

Evitar o banheiro a todo custo Para os professores um trabalho a mais. Muitos não iam ao banheiro sem que a professora fosse junto. Outros formavam grupos para seguirem coletivamente. Não era raro alguns prenderem suas necessidades esperando voltar para casa. Isso, quando não acontecia o pior, ao não resistirem a todo esse tempo de abstinência. Nunca vou me es…

A construção da imagem de Tiradentes

Uma abordagem básica possivelmente revelará que Tiradentes é o herói preferido dos brasileiros, ficando à frente de nomes de grande apelo popular, como o líder Zumbi dos Palmares ou o arrojado D. Pedro I. Apesar de a história popularmente divulgada do Mártir da Inconfidência estar repleta de elementos de valor universal, como os ideais de liberdade e justiça, o fato é que a boa imagem do inconfidente é fruto da tentativa de acomodar esse momento da história aos objetivos de quem esteve nas proximidades do poder.
Foi na República que a imagem de Tiradentes começa a ser trabalhada de forma consciente e intencional. O movimento militar, de base positivista, que derrubou a Monarquia tinha em mente o objetivo bem explícito de atuar no imaginário da população, reduzindo a influência que o sistema colonial imprimira ao longo de mais de três séculos. Tiradentes era alferes, lutava pela instalação de um regime republicano e único condenado à morte na conspiração. Elementos, portanto, bastante i…

3 novos destinos do Benefício Boa Viagem para você descansar

Chegou a hora de programar sua viagem. Com o Benefício Boa Viagem, duas diárias em hotel ou pousada já estão garantidas para você e um acompanhante. Agora só falta você escolher o seu destino e arrumar as malas. A nossa dica é: Região Serrana do Rio de Janeiro. Conheça as opções e agende agora mesmo sua próxima diversão!

Penedo Conhecida como destino romântico, a cidade é ideal para quem procura tirar uns dias de tranquilidade. Com arquitetura finlandesa, o local tem um polo gastronômico riquíssimo especializado na culinária europeia e ainda conta, nesta época natalina, com uma atração sensacional chamada de “A Casa do Papai-Noel”, situada no Complexo Comercial Pequena Finlândia, um ponto turístico que não pode deixar de ser visitado por quem escolhe este destino.

Cachoeiras de Macacu Se você é fã de água doce, este é o destino ideal para os seus tão sonhados dias de descanso. Este paraíso ecológico fluminense oferece diversas cachoeiras que formam duchas, tobogãs e piscinas naturais, tud…