Pular para o conteúdo principal

Dicas de filmes para trabalhar em sala de aula


O Blog da Appai vem com uma dica de filmes imperdíveis que, além de dar entretenimento, agrega valores em prol do conhecimento, aprendizagem e cultura!

A Menina que Roubava Livros

Sinopse

A Menina que Roubava Livros é um filme norte-americano e alemão baseado no livro homônimo do australiano Markus Zusak.
Durante a Segunda Guerra Mundial, uma jovem chamada Liesel Meminger sobrevive fora de Munique através dos livros que rouba. Ajudada pelo pai adotivo, ela aprende a ler e partilhar os livros com os amigos, incluindo um judeu que vive na clandestinidade acomodado na casa da família.

Enquanto não está lendo ou estudando, ela realiza algumas tarefas para a mãe e brinca com o amigo Rudy.


Como trabalhar em sala de aula

A Menina que Roubava Livros é um filme excelente para ser trabalhado pelo professor numa aula elaborada para o tema. O filme é um ponto de partida para pesquisas e debates que contribuam para o conhecimento do que representou a Segunda Guerra, na Alemanha.


Cisne Negro

Sinopse

Cisne Negro é um filme de suspense e drama de 2008 tendo Natalie Portman no papel principal.

Beth MacIntyre, a primeira bailarina de uma companhia, está prestes a se aposentar. O posto fica com Nina Sayers, mas ela possui sérios problemas pessoais, especialmente com sua mãe. Pressionada por Thomas Leroy, um exigente diretor, Nina passa a enxergar uma concorrência desleal vinda das colegas do balé, em especial Lilly. Em meio a tantos aborrecimentos, Nina busca uma perfeição nos ensaios para um grande desafio: interpretar a Rainha Cisne. Envolvida nessa obsessão, pode acabar com sua própria sanidade.

Cisne Negro ganhou o Oscar e o Globo de Ouro na categoria Melhor Atriz para Natalie Portman.


Como trabalhar em sala de aula

Um dos pontos-chave para ser abordado é a busca pela perfeição. O quão somos capazes de superar nossos limites? O que podemos nos tornar se conseguirmos ultrapassá-los? É justamente isso que se espera, por exemplo, no mundo em que vivemos. Os alunos podem ser submetidos a uma autoavaliação, refletindo sobre o que desejam ser e como farão para ser aquilo que sonham. Ressalte-se também que atingir objetivos não significa destruir sonhos de ninguém ou se autoconsumir pela ambição. Os estudantes devem entender que é sim preciso criar metas a serem alcançadas e, junto a elas, traçar os planos para conquistá-los.


12 Anos de Escravidão

Sinopse

12 Anos de Escravidão é um filme épico e histórico anglo-americano baseado numa autobiografia escrita em 1853.

Em 1841, Solomon Northup é um escravo liberto, que vive em paz ao lado da esposa e dos filhos na cidade de Nova York. Um dia, ao aceitar um novo emprego, que o leva para Washington D.C., ele é sequestrado, acorrentado e enviado para Louisiana. Vendido como se fosse um escravo, Solomon precisa superar as humilhações físicas e emocionais para conseguir sobreviver. Ao longo dos 12 anos, ele passa nas mãos de dois senhores, Ford e Edwin Epps, que exploram seus serviços da maneira que acham mais conveniente.

12 Anos de Escravidão foi indicado a 9 categorias do Oscar, vencendo apenas as de Melhor Filme, Melhor Atriz Coadjuvante para Lupita Nyong'o e Melhor Roteiro Adaptado.


Como trabalhar em sala de aula

Os assuntos vistos no filme podem ser tratados pelo professor para trazer o contexto ao cenário do século XXI para discutir e debater sobre um dos maiores direitos do ser humano: a liberdade.



As Vantagens de ser Invisível

Sinopse

As Vantagens de Ser Invisível é um filme norte-americano adaptado da obra de mesmo nome de Stephen Chbosky.

O filme conta sobre Charlie, um jovem que tem dificuldades para interagir com sua nova escola. Com os nervos à flor da pele, ele se sente deslocado em relação ao ambiente. A professora de literatura, no entanto, o vê como um gênio. Mas Charlie continua a pensar pouco sobre si, até o dia em que seus amigos, Patrick e Sam, passam a andar com ele.


Como trabalhar em sala de aula

Esse filme foge do clichê das produções envolvendo adolescentes, pois mostra questões como amizade, suicídio, estupro, superação e como devemos aproveitar a vida, o carpe diem.

O próprio autor, Stephen Chbosky, em uma entrevista, diz que uma ideia permeia a história, que é “por que pessoas boas se deixam ser tratadas de forma tão ruim?”. De acordo com Chbosky, a resposta é que “algumas pessoas aceitam o amor que acham que merecem ter”.

As Vantagens de Ser Invisível mostra o amadurecimento de um jovem, que lida com questões complicadas e passa por um momento difícil, pois a obra é um conto autobiográfico do autor, que, enquanto passava por dificuldades, encontrou uma maneira de expressar seus sentimentos, através da literatura, tal como o personagem Charlie.

Nas atividades em sala, os alunos podem debater sobre o amadurecimento, como se enxergam e se já estão preparados para o futuro que os aguarda. Eles também têm a oportunidade de se interessar pelo gosto literário e expor o que sentem, o que pensam e o que aguardam. Outras questões, como bullying e a perda, podem ser discutidas.



Um Sonho Possível
Sinopse

Michael Oher é um rapaz negro, filho de uma mãe viciada e de um pai suicida, que não tem onde morar. Com boa vocação para os esportes, ele é avistado por Leigh Anne Touhy andando pelas ruas para fugir da chuva. Ao ser convidado para passar a noite na casa dos milionários, Michael não faz ideia de que sua vida mudaria para sempre. A família de Leigh Anne o acolhe, fazendo dele um membro da família. Além disso, lhe dá um grande apoio, pois acredita em seu potencial no futebol americano, que o transformará num ícone do esporte.


Como trabalhar em sala de aula

Em sala de aula, os alunos, com supervisão do professor, podem fazer uma análise profunda sobre os assuntos apresentados no filme, como bondade, superação, determinação e esperança.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Setembro em ritmo de novidade!

Agora você pode conhecer os ritmos mais badalados do momento através das Oficinas de Dança! E melhor, não precisa estar matriculado para participar! É muito fácil!
Quem já está inscrito num espaço de dança é só conferir as datas e horários disponíveis no seu espaço. Para quem ainda não conhece, é o momento de experimentar, sem compromisso, a novidade do Benefício Dança, os diversos ritmos oferecidos, como: West Coasting Swing - Dança Cigana - Zumba - Charme.

A duração de cada oficina é de a 1 hora. Confira a programação abaixo:
------------------------------------- Ritmo: West Coasting Swing
Classic Festas
Estrada do Mendanha, 1531 Próximo ao Clube dos Aliados Campo Grande 04/09/17 20h Clube dos Oficiais da Marinha
Av. Passos, 122/2º andarCentro 11/09/17 19h Dançando com Arte
R. Gov. Portela, 1084 – Centro, Nova Iguaçu/RJNova Iguaçu 15/09/17 17h30 AC. Bio Fitness
Av. Cesário de Melo, 4799 salas 201 a 204Campo

3 verbos para a educação do século XXI

É fato, as gerações atuais pensam e vivem de forma bem diferente das pertencentes às décadas anteriores. A conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, os conteúdos são apresentados de forma qualitativa e diversificada, e, por isso mesmo, a dinâmica da educação se transforma e se renova. Esse novo contexto traz consigo a demanda por novas ações, e são os grandes especialistas em educação que apontam os pilares/tendências próprios para o século XXI. Para tornar o tema mais aplicável, vamos apresentar essas tendências por meio de três verbos:
CURAR CONECTAR PERSONALIZAR
CURAR O verbo “curar” (cuidar, zelar) carrega consigo algumas preciosas ideias que muito se afinam com o educar. Embora tenha se originado no contexto das artes, o conceito apresenta uma forte e intensa aplicação ao contexto pedagógico. O curador em educação é um guia competente, alguém que tem toda a condição de cuidar, mas não apenas isso. O curador da educação tem um olhar atento e crítico para as necessidades dos…

Rádio e TV Appai ganham programação especial para a Bienal Livro Rio

A TV Appai vai transmitir ao vivo os encontros “Altos Papos” direto de nosso estande na Bienal. Durante os dias de evento reportagens especiais também vão ser apresentadas.  E ainda, quem for ao nosso estande vai poder acompanhar uma mostra de nossos principais programas através de um telão de LED instalado de forma estratégica. São atrações como “Professor Curioso”, “Talentos A+” e vídeos de corridas.
Por sua vez, a Rádio Appai está com uma programação de serviço para ajudar quem for visitar a maior feira literária do país. Trazemos diariamente dicas de transporte de como chegar e sair dos Pavilhões do Riocentro. Também estamos com um espaço para serviço em que informamos os horários dos eventos e toda a agenda.
Juntas a Rádio e a TV Appai contam em suas programações a história da Bienal. Ao mesmo tempo em que é a maior e mais famosa do mundo, a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga. Ela começou a ser promovida logo após a imprensa ter sido inventada, não à …