Pular para o conteúdo principal

Postagens

Mostrando postagens de Julho, 2016

Dicas imperdíveis de Cachoeiras de Macacu

Para os amantes de água doce, Cachoeiras de Macacu é um ótimo destino turístico. O município do estado do Rio de Janeiro está a uma altitude entre 50 e 57 metros. A cidade é dividida em 3 distritos: Cachoeiras (sede), Japuíba e Subaio.
Os diversos rios que cortam a região alimentam as inúmeras cachoeiras que dão nome à cidade. Em tempos atuais, Cachoeiras de Macacu é muito procurada por aventureiros que praticam atividades esportivas, como montanhismo, trekking, rapel, escaladas, cavalgadas, off-road, mountain biking, entre outras modalidades ecológicas.

Pontos Turísticos:
Parque Estadual dos Três Picos
A preservação da Mata Atlântica é o objetivo principal deste parque. A área territorial abrange partes dos municípios de Cachoeiras de Macacu, Nova Friburgo, Guapimirim, Teresópolis e Silva Jardim. Seu nome refere-se aos Três Picos de Friburgo. O parque fica aberto de terça-feira a domingo.
Endereço: Estrada do Jequitibá, Boca do Mato.

Tanque Grande
Tanque Grande é o nome de um poço do Rio Gu…

Os Jogos Rio 2016 e a crise política que assola o Brasil

Por que tradicionalmente o Brasil não investe em outros esportes como faz com o futebol? É claro que estamos falando da grande paixão nacional, capaz de mobilizar as massas e propiciar um sentimento de unidade nacional. Por esses e outros motivos a seleção brasileira de futebol sempre despontou como algo valioso para os objetivos políticos dos grupos dominantes. Mas a pergunta que se poderia fazer atualmente, quando estamos em tempos olímpicos, é: a boa participação brasileira na maior competição mundial, a primeira realizada na América do Sul, não poderia ser também considerada uma interessante oportunidade para a promoção, principalmente em tempos de crise política e institucional como a que vivemos atualmente? 

No entanto, muitas federações dos esportes olímpicos ainda reclamam por não terem recebido, ao longo dos anos que precedem os Jogos Rio 2016, o investimento que consideram necessário para que os atletas pudessem fazer bonito diante de sua torcida e do público do mundo todo qu…

Prepare-se para o 29º Grande Baile com as dicas da cidade

Dançar é certamente uma das maneiras mais gostosas de cuidar do corpo e da mente. A endorfina gerada se traduz em cada sorriso no rosto, em cada amigo que encontramos, em cada estresse que liberamos e, por que não, em cada caloria que deixamos para trás.
Por isso, crescem no Rio de Janeiro opções de bailes nos quais os praticantes (ou apenas simpatizantes) da Dança de Salão podem mostrar todo o seu gingado.

Abaixo, confira a lista selecionada pelo Benefício Dança de Salão para que você se divirta enquanto o 29º Grande Baile Appai não chega!
Aproveitamos para reforçar o convite para você fazer uma aula experimental.
Aspom – Domingueiras da Aspom Quando: 22/07 e 30/07 Que horas: das 18:00 às 19:30 Onde: Rua Dom Élder Câmara, 8.484 – Piedade
Social Ramos Clube Quando: 28/07 Que horas: 18:00 Onde: Rua Aureliano Lessa, 97 – Ramos
Baile Lecio e Carminha – Museu Conde de Linhares Quando: 31/07 Que horas: 18:00 Onde: Av. Pedro II, 383 – São Cristóvão
Casa de Festas Elandre Quando: Toda quinta-feira Que h…

Escolas municipais sobem no ranking do IDERio

Pelo segundo ano consecutivo, as escolas municipais de ensino fundamental do Rio melhoraram suas posições no ranking de classificação do Índice de Desenvolvimento da Educação do Rio. A secretaria municipal de Educação informou que o resultado melhorou 10% em todas as etapas do ensino, que compreendem do 5º ao 9º ano. Quase cem mil alunos da rede fizeram a prova.
A secretária municipal de Educação Helena Bomeny acredita que esse bom resultado seja fruto da implantação do tempo integral nas escolas. Atualmente, há mais de 180 unidades escolares que trabalham em turno de 7 horas. A previsão é de que até o final deste ano mais 119 passem a funcionar nesse regime.


O IDERio é o resultado da nota da prova, que tem conteúdo de matemática e português, somado a itens como a frequência em sala de aula e o abandono escolar. A Escola Municipal Rodrigues Alves, na Barra da Tijuca, obteve a maior nota no índice em 2016, atingindo a marca de 9,1 no sétimo ano do ensino fundamental.

Quatro Dicas de Penedo

Penedo é um distrito e parque ecológico de Itatiaia, região sul do Estado do Rio de Janeiro. É a principal colônia finlandesa fora do Rio Grande do Sul. O clima ameno, as belas cachoeiras e o comércio crescente tornam o lugar uma ótima opção de lazer!
Pontos Turísticos
Pequena Finlândia
O Centro Pequena Finlândia também é conhecido como Casa do Papai Noel e remete a uma pequena cidade nórdica, com casas de madeira, móveis rústicos e decorações natalinas. Endereço: Rua das Velas, 100.

Clube Finlândia
O Clube Finlândia guarda as memórias da colonização no distrito. O local realiza eventos e projetos para toda a família aproveitar, como o Baile Finlandês, uma festa tradicionalmente nórdica que se agrega à cultura de Penedo. Além do baile, hátambém o Museu Finlandês da Dona Eva, que possui mais de mil acervos do séc

Passo a passo para utilizar o Benefício Boa Viagem

Olá, associado! Ainda tem dúvidas em relação ao Benefício Boa Viagem? No post de hoje vamos esclarecer essas questões e ainda mostrar o passo a passo de como utilizar este benefício.
1 – Leia o Regulamento O primeiro passo é ler o regulamento e ficar atento às regras, cláusulas e condições do benefício. O regulamento está disponível em: http://www.appai.org.br/beneficio-boa-viagem.aspx
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Regulamento

2 – Pousadas Conveniadas O associado e beneficiário, regulares na Appai, deverão verificar os hotéis e pousadas no Guia do Associado ou em nosso site e fazer a sua escolha. São diversas opções de roteiros, que vão desde a calmaria da região serrana até as mais belas praias do Estado do Rio de Janeiro.
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Destinos e Pousadas

3 – Reservas Depois de escolher o destino e a pousada de sua preferência, o associado e/ou beneficiário deverão entrar em contato diretamente com o estabelecimento conveniado para fazer a reserva de estad…

São João e as fogueiras do Brasil

João, o batizador de Jesus, segundo a tradição cristã, é uma das figuras mais presentes e referenciais da cristandade. Mais do que o santo católico e, para os brasileiros, um dos santos juninos, trata-se de um personagem relacionado a uma série de outras tradições e realidades culturais. Criado sob a influência da intensa religiosidade praticada pelos pais, João não demorou a se inclinar para as questões de natureza mística, sendo levado ao nazirato, costume típico de famílias religiosas judaicas, que colocavam seus filhos para fazer votos que lhes predispunham a práticas ascéticas. Superficialmente falando, os nazireus eram caracterizados pela barba (quando havia) e pelos cabelos cumpridos, e ainda por hábitos como a abstenção de bebidas alcoólicas e a proibição de tocar em cadáveres, sendo a partir de toda a disciplina introduzidos em conceitos e problemáticas religiosas de nível mais elevado, aproximando-se assim das atividades sacerdotais e rabínicas. Esses ascetas vinham de linha…

10 dicas para manter a saúde do professor

Você sabe que precisa falar por horas seguidas e pode ser exposto a situações de estresse para dar aulas. Além disso, por falta de orientação, não é raro o hábito de repetir movimentos de forma errada. Evitar desgastes é um desafio para o professor. Não é uma tarefa fácil. No entanto, há formas de diminuir os problemas. É possível manter a saúde e melhorar o desempenho seguindo algumas dicas. Veja orientações de especialistas em nosso álbum de fotos.

1. Cuidado com a coluna e o corpo em pé Crie o hábito de vigiar a maneira como o corpo fica ao longo do dia e tente se lembrar de boas práticas. Reveze os momentos em pé e sentado. Quando estiver em pé, mantenha os joelhos levemente flexionados para não forçar as articulações. Procure usar roupas e sapatos confortáveis. Roupas largas ajudam a circulação do sangue e na mobilidade.
2. Cuidados ao se abaixar Se for necessário agachar, flexione joelhos, não curve a coluna e mantenha os pés afastados e voltados pra frente. Dessa forma é mais fácil…

Primeira Infância: um conto da realidade brasileira

Foram mais de sete horas refletindo e ouvindo as mais diversas opiniões e experiências acerca da Educação infantil e, sobretudo, da necessidade de universalização desse segmento em prol da qualidade, como garantia de uma base segura no desenvolvimento da primeira infância e nos resultados no rendimento escolar. Esse foi o cenário do seminário “Educação 360 Infância”, realizado em junho, com o apoio da TV Globo e do Canal Futura.
Na abertura do evento, a Chefe da Divisão de Educação do BID, em Washington, Emiliana Vegas atestou que os investimentos realizados na primeira infância devem ser o centro da estratégia de desenvolvimento de um país. Segundo Vegas, a parceria entre o ambiente familiar e atores do Governo federal, estadual e municipal é a base de um dos principais vieses para se chegar a bons resultados no desenvolvimento cognitivo e social na vida da criança de hoje e do adulto de amanhã.
Mas o que fazer quando nos deparamos com uma realidade brasileira em que apenas 10% das cre…