Pular para o conteúdo principal

Descubra Itaboraí


Cidade pequena e escondida entre Niterói e a Região dos Lagos, quase despercebida, Itaboraí tem muitas coisas legais para se fazer. Não é só um lugar de passagem, e você pode se surpreender com as belezas naturais não muito visitadas. Por este motivo, a cidade é novo destino do Benefício Boa Viagem.

Dona de um passado histórico marcante, a cidade se destaca como uma opção de lazer. Não é à toa que era onde Dom Pedro II fazia algumas visitas para assistir a peças de teatro.

Atrações ecológicas

Parque Paleontológico de São José de Itaboraí

O principal objetivo do parque é a recuperação e preservação da área da Bacia de São José de Itaboraí. Nas escavações iniciadas no fim da década de 1970, foram encontrados artefatos confeccionados pelo homem primitivo que teria habitado o local mais alto da cidade, conhecido como Morro dos Diamantes. O lugar é um museu a céu aberto, com exposições de réplicas em tamanho natural dos fósseis encontrados na região.

Reserva Ecológica do Manguezal

Um local perfeito para o visitante navegar e apreciar mais de 170 espécies de aves catalogadas. Um passeio muito legal!

Fonte Carioca

É uma fonte pública erguida por ordem da Câmara da Vila de São João de Itaboraí, entre 1845 e 1858, à margem da estrada geral, junto à encosta.

Segundo uma lenda local, existia um túnel ligando a fonte à Igreja Matriz de São João Batista. A tradição tem como fundamento um olho d'água que era utilizado pelos tropeiros no século XVII.

Atrações culturais

Casa de Cultura Heloisa Alberto Torres

O sobrado do século XVIII era a antiga residência da família Alberto Torres e foi doado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no final da década de 1970.

A instituição possui salas de exposição e pesquisas, além de uma biblioteca, formada em sua maioria pelo acervo que inclui parte dos estudos da antropóloga Heloisa Alberto Torres. A casa também guarda livros raros e as correspondências trocadas com o antropólogo francês Claude Lévi-Strauss.
Com certeza, vale a pena visitar.

Ruínas do Convento de São Boaventura

As ruínas estão cercadas de belezas naturais, que se destacam no horizonte. No passado, ali era a antiga Vila de Santo Antônio de Sá. Curiosamente, apresenta o mesmo estilo arquitetônico do Convento de Santo Antônio do Rio de Janeiro, ambos da ordem franciscana. Em 1874, iniciou-se a construção da igreja da Ordem Terceira. De 1829 a 1840, uma epidemia dizimou a população da vila e o convento acabou sendo abandonado. Posteriormente as ruínas foram tombadas pelo Iphan.

Teatro Municipal João Caetano

Inaugurado em 1827, o Teatro João Caetano viveu seu auge no século XIX. Entre os frequentadores da época, destaca-se a princesa Isabel. Após décadas de abandono, quando chegou a ficar em ruínas, foi reconstruído um século e meio depois de fundado.
Com 200 lugares, é o único teatro de Itaboraí. Shows e apresentações estão entre as suas principais atrações, além de oferecer cursos, como balé, violão, bateria e capoeira.

Palacete do Visconde de Itaboraí

É um típico palacete do século XVIII, tombado pelo Iphan em 1964. Desapropriado da prefeitura em 1966, serviu como casa de caridade até ser destruído por um incêndio. Em 2000, após uma série de reformas, passou a ser sede da prefeitura de Itaboraí.

Gastronomia

A cidade tem uma ampla variedade de pratos. Restaurantes servem desde comida caseira até culinária internacional. O que chama atenção é o Beer Fest Itaboraí, um evento gratuito que reúne mais de 15 food trucks que oferecem diversas opções gastronômicas, incluindo doces e sanduíches. Há também cervejas artesanais.

Comentários

Postar um comentário

Deixe seu comentário aqui.

Postagens mais visitadas deste blog

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Setembro em ritmo de novidade!

Agora você pode conhecer os ritmos mais badalados do momento através das Oficinas de Dança! E melhor, não precisa estar matriculado para participar! É muito fácil!
Quem já está inscrito num espaço de dança é só conferir as datas e horários disponíveis no seu espaço. Para quem ainda não conhece, é o momento de experimentar, sem compromisso, a novidade do Benefício Dança, os diversos ritmos oferecidos, como: West Coasting Swing - Dança Cigana - Zumba - Charme.

A duração de cada oficina é de a 1 hora. Confira a programação abaixo:
------------------------------------- Ritmo: West Coasting Swing
Classic Festas
Estrada do Mendanha, 1531 Próximo ao Clube dos Aliados Campo Grande 04/09/17 20h Clube dos Oficiais da Marinha
Av. Passos, 122/2º andarCentro 11/09/17 19h Dançando com Arte
R. Gov. Portela, 1084 – Centro, Nova Iguaçu/RJNova Iguaçu 15/09/17 17h30 AC. Bio Fitness
Av. Cesário de Melo, 4799 salas 201 a 204Campo

3 verbos para a educação do século XXI

É fato, as gerações atuais pensam e vivem de forma bem diferente das pertencentes às décadas anteriores. A conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, os conteúdos são apresentados de forma qualitativa e diversificada, e, por isso mesmo, a dinâmica da educação se transforma e se renova. Esse novo contexto traz consigo a demanda por novas ações, e são os grandes especialistas em educação que apontam os pilares/tendências próprios para o século XXI. Para tornar o tema mais aplicável, vamos apresentar essas tendências por meio de três verbos:
CURAR CONECTAR PERSONALIZAR
CURAR O verbo “curar” (cuidar, zelar) carrega consigo algumas preciosas ideias que muito se afinam com o educar. Embora tenha se originado no contexto das artes, o conceito apresenta uma forte e intensa aplicação ao contexto pedagógico. O curador em educação é um guia competente, alguém que tem toda a condição de cuidar, mas não apenas isso. O curador da educação tem um olhar atento e crítico para as necessidades dos…

Rádio e TV Appai ganham programação especial para a Bienal Livro Rio

A TV Appai vai transmitir ao vivo os encontros “Altos Papos” direto de nosso estande na Bienal. Durante os dias de evento reportagens especiais também vão ser apresentadas.  E ainda, quem for ao nosso estande vai poder acompanhar uma mostra de nossos principais programas através de um telão de LED instalado de forma estratégica. São atrações como “Professor Curioso”, “Talentos A+” e vídeos de corridas.
Por sua vez, a Rádio Appai está com uma programação de serviço para ajudar quem for visitar a maior feira literária do país. Trazemos diariamente dicas de transporte de como chegar e sair dos Pavilhões do Riocentro. Também estamos com um espaço para serviço em que informamos os horários dos eventos e toda a agenda.
Juntas a Rádio e a TV Appai contam em suas programações a história da Bienal. Ao mesmo tempo em que é a maior e mais famosa do mundo, a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga. Ela começou a ser promovida logo após a imprensa ter sido inventada, não à …