Pular para o conteúdo principal

Saiba como se proteger de e-mails maliciosos


Sabe aquele e-mail que pede para você verificar, clicando no link, se o seu nome está no SPC, se você ganhou uma bolada de 100 mil reais ou, ainda, se aquelas fotos ousadas tiradas na última festa são suas? Os e-mails que possuem essas características provavelmente podem estar cheios de vírus ou conter programas maliciosos. Mandados para uma tentativa de obter suas informações pessoais ou uma possível extorsão, a temática é tema contante em diversas rodas de bate-papo, sejam virtuais ou reais. Existe, até mesmo, uma data que promove essa discussão formalizada sobre o assunto.

Hoje, é comemorado mundialmente o Dia da Internet Segura, também conhecida por “Safer Internet Day”. Para celebrar esta data e alertar os internautas sobre as ameaças na web, a Appai, em parceria com o setor de Redes, apresenta dicas úteis para manter as informações corporativas e domésticas longe dos hackers, e sempre em segurança.

O Phishing ainda é um dos vetores de ataque mais comuns e bem-sucedidos utilizados pelos criminosos. Isso ocorre porque ele se concentra em explorar o elo mais fraco da segurança: as pessoas, cuja natureza emocional é explorada com grande chance de sucesso.

Os ataques de phishing mais bem-sucedidos são aqueles que criam uma conexão emotiva com a pessoa que vai clicar, fazendo-a dispensar o raciocínio, clicando sem avaliar se essa era de fato a melhor atitude. Quando os usuários recebem um pouco mais de tempo para avaliar e realizar uma ação consciente, diminui consideravelmente a probabilidade de realizarem o clique no link malicioso. Por isso, as mensagens costumam ser urgentes, propagando consequências danosas caso o usuário não clique.

A melhor forma de se proteger é evitar clicar em links estranhos e, em caso de dúvidas, entrar em contato com a Instituição para confirmar se ele é realmente verdadeiro. Se você caiu em um golpe desse tipo, a recomendação é usar um antivírus atualizado para remover a ameaça. Como algumas infecções adicionam softwares e extensões no navegador, outra dica é remover qualquer conteúdo estranho instalado.

O termo PHISHING (que em português significa “pescando”) é usado para representar a tentativa de um criminoso tentar “pescar” informações de usuários e/ou empresas, como furto de identidade ou de dados bancários, o que geralmente vem em formato de e-mail.

9 dicas para você identificar e evitar golpes por e-mail
  1. Marque seus sites de compras favoritos. Evite usar mecanismos de busca para encontrar bons negócios. Limitar sua busca a endereços de confiança pode reduzir as chances de parar em um site falsificado.
  2. Sempre verifique os hyperlinks. Para constatar a legitimidade de uma URL, passe seu cursor sobre o link incorporado antes de clicar nele. Links falsos podem ser enganadores pois os golpistas podem usar URLs com os termos relevantes.
  3. E-mails falsificados normalmente contêm uma saudação genérica. O endereço de e-mail do usuário também pode ser usado em vez de ser chamado diretamente pelo nome, o que é um sinal de alerta.
  4. Cuidado com gramática ruim ou ortografias duvidosas. E-mails legítimos não contêm erros gritantes.
  5. Reconheça e-mails feitos de modo descuidado. Logotipos e layouts errados ou fora de lugar são sinais de que a mensagem não vem de uma fonte confiável.
  6. Tome cuidado com sites que pedem sua senha. Nunca informe senhas ou dê informações sensíveis para outras pessoas e sites não confiáveis.
  7. Fique longe de e-mails ou sites que exigem uma ação urgente. Algumas mensagens incluirão apelos desesperados para clicar em certos links ou divulgar informações pessoais.
  8. Desconfie de ofertas boas demais para serem verdade. Existe um ditado que diz: “se alguma coisa parece boa demais para ser verdade, provavelmente é” e isso se aplica a compras on-line. Cuidado com produtos com preço muito baixo.
  9. Verifique sempre seus extratos do cartão. Esteja atento às transações não autorizadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Setembro em ritmo de novidade!

Agora você pode conhecer os ritmos mais badalados do momento através das Oficinas de Dança! E melhor, não precisa estar matriculado para participar! É muito fácil!
Quem já está inscrito num espaço de dança é só conferir as datas e horários disponíveis no seu espaço. Para quem ainda não conhece, é o momento de experimentar, sem compromisso, a novidade do Benefício Dança, os diversos ritmos oferecidos, como: West Coasting Swing - Dança Cigana - Zumba - Charme.

A duração de cada oficina é de a 1 hora. Confira a programação abaixo:
------------------------------------- Ritmo: West Coasting Swing
Classic Festas
Estrada do Mendanha, 1531 Próximo ao Clube dos Aliados Campo Grande 04/09/17 20h Clube dos Oficiais da Marinha
Av. Passos, 122/2º andarCentro 11/09/17 19h Dançando com Arte
R. Gov. Portela, 1084 – Centro, Nova Iguaçu/RJNova Iguaçu 15/09/17 17h30 AC. Bio Fitness
Av. Cesário de Melo, 4799 salas 201 a 204Campo

3 verbos para a educação do século XXI

É fato, as gerações atuais pensam e vivem de forma bem diferente das pertencentes às décadas anteriores. A conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, os conteúdos são apresentados de forma qualitativa e diversificada, e, por isso mesmo, a dinâmica da educação se transforma e se renova. Esse novo contexto traz consigo a demanda por novas ações, e são os grandes especialistas em educação que apontam os pilares/tendências próprios para o século XXI. Para tornar o tema mais aplicável, vamos apresentar essas tendências por meio de três verbos:
CURAR CONECTAR PERSONALIZAR
CURAR O verbo “curar” (cuidar, zelar) carrega consigo algumas preciosas ideias que muito se afinam com o educar. Embora tenha se originado no contexto das artes, o conceito apresenta uma forte e intensa aplicação ao contexto pedagógico. O curador em educação é um guia competente, alguém que tem toda a condição de cuidar, mas não apenas isso. O curador da educação tem um olhar atento e crítico para as necessidades dos…

Rádio e TV Appai ganham programação especial para a Bienal Livro Rio

A TV Appai vai transmitir ao vivo os encontros “Altos Papos” direto de nosso estande na Bienal. Durante os dias de evento reportagens especiais também vão ser apresentadas.  E ainda, quem for ao nosso estande vai poder acompanhar uma mostra de nossos principais programas através de um telão de LED instalado de forma estratégica. São atrações como “Professor Curioso”, “Talentos A+” e vídeos de corridas.
Por sua vez, a Rádio Appai está com uma programação de serviço para ajudar quem for visitar a maior feira literária do país. Trazemos diariamente dicas de transporte de como chegar e sair dos Pavilhões do Riocentro. Também estamos com um espaço para serviço em que informamos os horários dos eventos e toda a agenda.
Juntas a Rádio e a TV Appai contam em suas programações a história da Bienal. Ao mesmo tempo em que é a maior e mais famosa do mundo, a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga. Ela começou a ser promovida logo após a imprensa ter sido inventada, não à …