Pular para o conteúdo principal

Transmídia e Educação


NARRATIVA TRANSMÍDIA: CONCEITOS
A Narrativa Transmídia é uma estratégia de comunicação colocada em prática por meio de várias ações de comunicação desenvolvidas para diferentes mídias (digitais ou analógicas), apresentadas sequencial ou simultaneamente. Simplificando, podemos dizer que, ao fazer uso da Transmídia, você escolhe um tema e seleciona diferentes e complementares tópicos sobre ele para serem disponibilizados em diversas mídias, conforme a especificidade de cada uma delas.

TRANSMÍDIA E MULTIPLATAFORMAS
Um mesmo tema, padronizado e apresentado integralmente e igual, multiplicando-se em diferentes plataformas, é uma estratégia multiplataforma, não significa transmídia. Na narrativa transmídia, embora o tema macro, denominado por alguns autores de NAVE-MÃE, seja um, há certa diversificação de tópicos que decorrem do tema macro e que no fim do processo de comunicação, por meio das diferentes mídias, o complementam e até ampliam.

EXEMPLOS DE TRANSMÍDIA
Vamos dar sequência apresentando um exemplo de aplicação do que é transmídia, pois os exemplos costumam dar vida aos conceitos, tornando-os compreensíveis.

Um determinado jogo de futebol será realizado, e a emissora de TV que vai exibir já começa a fazer as chamadas com antecedência, aguçando o desejo de quem gosta de um determinado time. No dia marcado, o jogo é apresentado ao vivo pela TV (Nave-mãe), com a narração do comentarista. Já pelo rádio são transmitidas as notícias de bastidores do mesmo jogo, entrevistas com torcedores, ex-jogadores e técnicos. E, por fim, a pessoa interage via internet, vota, confere substituições, cartões, gols, participa enviando sua opinião e tem acesso aos replays.

Nesse exemplo, publicado por Dennis Altermann (www.midiatismo.com.br), observamos que havia uma história, um tema, uma mensagem, no caso, “O JOGO DE FUTEBOL”.


Houve uma convergência das diferentes mídias (internet, televisão e rádio) para que aquela causa, aquele tema, fosse apresentado e trabalhado pelas diferentes mídias, utilizando-se das especificidades de cada uma delas. Pela televisão, o espectador assistiu e pela internet votou, deu a sua opinião e ainda conferiu cartões, e por fim teve acesso às curiosidades de bastidores pelo rádio.

É preciso destacar que, em plena ERA DIGITAL, estão à disposição diversas plataformas (celular, computadores, videogames, iPhone, iPads, TV digital) comuns aos nativos digitais, que com a sua capacidade interativa acessam conteúdos, vivem experiências e podem compartilhá-las com outros colegas e professores.

Portanto, a transmídia é uma estratégia de comunicação que, além de utilizar diferentes mídias para tratar de um tema e subtemas dele decorrentes, ainda envolve o interlocutor, tornando-o participante ativo do processo de comunicação por meio das diferentes experiências complementares.


A TRANSMÍDIA É UTILIZADA PELA ÁREA DE EDUCAÇÃO?
A transmídia surgiu com a publicidade, que chegou ao Brasil por volta de 2011. É um termo repaginado que significa também “comunicação 360º” ou “comunicação integrada”, mas para a área de educação ainda é uma nomenclatura pouco explorada. Portanto, poderíamos dizer que se configura uma tendência inovadora, que pode ser entendida como uma estratégia metodológica em que professores criam, junto com os alunos, rotas de aprendizagem capazes de proporcionar o desenvolvimento de um multiletramento por meio da articulação das diferentes linguagens dentro do processo de comunicação.

Na prática, é possível indicar diferentes caminhos para que os alunos tenham a oportunidade de acessar diferentes mídias para diferentes nuances de um mesmo tema (rádio, TV digital, livros, internet e todas as possíveis plataformas que se utilizam dessas mídias), atendendo de forma personalizada a fase de aprendizagem e as necessidades de cada aluno.

O papel do professor é fundamental para que essa estratégia metodológica funcione. Ele precisa atuar como um organizador da informação, que aponta diferentes caminhos para o mesmo destino, que trabalha com o aluno a importância de filtrar as informações, ajudando-o a construir a própria compreensão, com significado.

Caberá ao professor desta ERA procurar a parceria de outros profissionais e educadores, para que a sua visão interdisciplinar e multidisciplinar possa ser acrescentada de forma a conduzir os alunos às diferentes mídias, explorando caminhos que tenham como pano de fundo os objetivos de aprendizagem, pautados na pesquisa, com orientação clara e trabalhos em grupo explorando a riqueza das nuances sobre um determinado tema e sua aplicação para a vida deles. E assim o professor vai organizando e dando sentido às atividades educativas, fazendo jus à missão de disponibilizar as formas de acesso ao conhecimento e as possíveis rotas, e não mais ser apenas um transmissor de conteúdo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pedro II abre concurso federal para professor

Segue até o próximo dia 17 as inscrições para o concurso para preenchimento de vagas para novos professores no tradicional Colégio Pedro II. São 14 cargos efetivos nos ensinos Básico, Técnico e Tecnológico. Além disso os organizadores aproveitam para criar um banco de reservas para cada disciplina oferecida.
As inscrições são somente virtuais pelo site www.cp2.g12.br. Após preencher a ficha é necessário imprimir a GRU - Guia de Recolhimento da União - e efetuar o pagamento da taxa no valor de R$ 160,00. O concurso terá validade de 1 ano e poderá ser prorrogado por igual período.
Pertencente ao Governo Federal, o Pedro II é o terceiro colégio mais antigo do país ainda em atividade, depois do Ginásio Pernambucano e do Atheneu Norte-Riograndense. O Pedro II tem 13 mil alunos que estudam em 14 campi, sendo 12 no município do Rio de Janeiro, um em Niterói e um em Duque de Caxias, além de uma unidade de educação infantil.
Salário pode dobrar com titulação profissional O salário básico é de R$ 4…

Passo a passo para utilizar o Benefício Boa Viagem

Olá, associado! Ainda tem dúvidas em relação ao Benefício Boa Viagem? No post de hoje vamos esclarecer essas questões e ainda mostrar o passo a passo de como utilizar este benefício.
1 – Leia o Regulamento O primeiro passo é ler o regulamento e ficar atento às regras, cláusulas e condições do benefício. O regulamento está disponível em: http://www.appai.org.br/beneficio-boa-viagem.aspx
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Regulamento

2 – Pousadas Conveniadas O associado e beneficiário, regulares na Appai, deverão verificar os hotéis e pousadas no Guia do Associado ou em nosso site e fazer a sua escolha. São diversas opções de roteiros, que vão desde a calmaria da região serrana até as mais belas praias do Estado do Rio de Janeiro.
Site da Appai → Benefício Boa Viagem → Destinos e Pousadas

3 – Reservas Depois de escolher o destino e a pousada de sua preferência, o associado e/ou beneficiário deverão entrar em contato diretamente com o estabelecimento conveniado para fazer a reserva de estad…

A verdade sobre a "Loura do Banheiro"

Sem dúvida nenhuma: é a lenda urbana mais forte no Brasil, que de tempos em tempos ressurge como uma fênix, com uma nova roupagem, mas a essência continua a mesma. A “Mulher Loura”, como é conhecida no Rio, uma redundância em gênero que deixa os professores de português de cabelo em pé. Porém, na verdade ela assusta mesmo é gerações de estudantes. Certamente muitos professores que hoje tentam, em vão, acalmar seus alunos e desmistificar já foram aterrorizados por ela, um dia, quando frequentavam as carteiras escolares. A histeria coletiva chegou ao ponto de casos de escolas que suspenderam as aulas até que os alunos se acalmassem.

Evitar o banheiro a todo custo Para os professores um trabalho a mais. Muitos não iam ao banheiro sem que a professora fosse junto. Outros formavam grupos para seguirem coletivamente. Não era raro alguns prenderem suas necessidades esperando voltar para casa. Isso, quando não acontecia o pior, ao não resistirem a todo esse tempo de abstinência. Nunca vou me es…

3 novos destinos do Benefício Boa Viagem para você descansar

Chegou a hora de programar sua viagem. Com o Benefício Boa Viagem, duas diárias em hotel ou pousada já estão garantidas para você e um acompanhante. Agora só falta você escolher o seu destino e arrumar as malas. A nossa dica é: Região Serrana do Rio de Janeiro. Conheça as opções e agende agora mesmo sua próxima diversão!

Penedo Conhecida como destino romântico, a cidade é ideal para quem procura tirar uns dias de tranquilidade. Com arquitetura finlandesa, o local tem um polo gastronômico riquíssimo especializado na culinária europeia e ainda conta, nesta época natalina, com uma atração sensacional chamada de “A Casa do Papai-Noel”, situada no Complexo Comercial Pequena Finlândia, um ponto turístico que não pode deixar de ser visitado por quem escolhe este destino.

Cachoeiras de Macacu Se você é fã de água doce, este é o destino ideal para os seus tão sonhados dias de descanso. Este paraíso ecológico fluminense oferece diversas cachoeiras que formam duchas, tobogãs e piscinas naturais, tud…

A construção da imagem de Tiradentes

Uma abordagem básica possivelmente revelará que Tiradentes é o herói preferido dos brasileiros, ficando à frente de nomes de grande apelo popular, como o líder Zumbi dos Palmares ou o arrojado D. Pedro I. Apesar de a história popularmente divulgada do Mártir da Inconfidência estar repleta de elementos de valor universal, como os ideais de liberdade e justiça, o fato é que a boa imagem do inconfidente é fruto da tentativa de acomodar esse momento da história aos objetivos de quem esteve nas proximidades do poder.
Foi na República que a imagem de Tiradentes começa a ser trabalhada de forma consciente e intencional. O movimento militar, de base positivista, que derrubou a Monarquia tinha em mente o objetivo bem explícito de atuar no imaginário da população, reduzindo a influência que o sistema colonial imprimira ao longo de mais de três séculos. Tiradentes era alferes, lutava pela instalação de um regime republicano e único condenado à morte na conspiração. Elementos, portanto, bastante i…