Pular para o conteúdo principal

Transmídia e Educação


NARRATIVA TRANSMÍDIA: CONCEITOS
A Narrativa Transmídia é uma estratégia de comunicação colocada em prática por meio de várias ações de comunicação desenvolvidas para diferentes mídias (digitais ou analógicas), apresentadas sequencial ou simultaneamente. Simplificando, podemos dizer que, ao fazer uso da Transmídia, você escolhe um tema e seleciona diferentes e complementares tópicos sobre ele para serem disponibilizados em diversas mídias, conforme a especificidade de cada uma delas.

TRANSMÍDIA E MULTIPLATAFORMAS
Um mesmo tema, padronizado e apresentado integralmente e igual, multiplicando-se em diferentes plataformas, é uma estratégia multiplataforma, não significa transmídia. Na narrativa transmídia, embora o tema macro, denominado por alguns autores de NAVE-MÃE, seja um, há certa diversificação de tópicos que decorrem do tema macro e que no fim do processo de comunicação, por meio das diferentes mídias, o complementam e até ampliam.

EXEMPLOS DE TRANSMÍDIA
Vamos dar sequência apresentando um exemplo de aplicação do que é transmídia, pois os exemplos costumam dar vida aos conceitos, tornando-os compreensíveis.

Um determinado jogo de futebol será realizado, e a emissora de TV que vai exibir já começa a fazer as chamadas com antecedência, aguçando o desejo de quem gosta de um determinado time. No dia marcado, o jogo é apresentado ao vivo pela TV (Nave-mãe), com a narração do comentarista. Já pelo rádio são transmitidas as notícias de bastidores do mesmo jogo, entrevistas com torcedores, ex-jogadores e técnicos. E, por fim, a pessoa interage via internet, vota, confere substituições, cartões, gols, participa enviando sua opinião e tem acesso aos replays.

Nesse exemplo, publicado por Dennis Altermann (www.midiatismo.com.br), observamos que havia uma história, um tema, uma mensagem, no caso, “O JOGO DE FUTEBOL”.


Houve uma convergência das diferentes mídias (internet, televisão e rádio) para que aquela causa, aquele tema, fosse apresentado e trabalhado pelas diferentes mídias, utilizando-se das especificidades de cada uma delas. Pela televisão, o espectador assistiu e pela internet votou, deu a sua opinião e ainda conferiu cartões, e por fim teve acesso às curiosidades de bastidores pelo rádio.

É preciso destacar que, em plena ERA DIGITAL, estão à disposição diversas plataformas (celular, computadores, videogames, iPhone, iPads, TV digital) comuns aos nativos digitais, que com a sua capacidade interativa acessam conteúdos, vivem experiências e podem compartilhá-las com outros colegas e professores.

Portanto, a transmídia é uma estratégia de comunicação que, além de utilizar diferentes mídias para tratar de um tema e subtemas dele decorrentes, ainda envolve o interlocutor, tornando-o participante ativo do processo de comunicação por meio das diferentes experiências complementares.


A TRANSMÍDIA É UTILIZADA PELA ÁREA DE EDUCAÇÃO?
A transmídia surgiu com a publicidade, que chegou ao Brasil por volta de 2011. É um termo repaginado que significa também “comunicação 360º” ou “comunicação integrada”, mas para a área de educação ainda é uma nomenclatura pouco explorada. Portanto, poderíamos dizer que se configura uma tendência inovadora, que pode ser entendida como uma estratégia metodológica em que professores criam, junto com os alunos, rotas de aprendizagem capazes de proporcionar o desenvolvimento de um multiletramento por meio da articulação das diferentes linguagens dentro do processo de comunicação.

Na prática, é possível indicar diferentes caminhos para que os alunos tenham a oportunidade de acessar diferentes mídias para diferentes nuances de um mesmo tema (rádio, TV digital, livros, internet e todas as possíveis plataformas que se utilizam dessas mídias), atendendo de forma personalizada a fase de aprendizagem e as necessidades de cada aluno.

O papel do professor é fundamental para que essa estratégia metodológica funcione. Ele precisa atuar como um organizador da informação, que aponta diferentes caminhos para o mesmo destino, que trabalha com o aluno a importância de filtrar as informações, ajudando-o a construir a própria compreensão, com significado.

Caberá ao professor desta ERA procurar a parceria de outros profissionais e educadores, para que a sua visão interdisciplinar e multidisciplinar possa ser acrescentada de forma a conduzir os alunos às diferentes mídias, explorando caminhos que tenham como pano de fundo os objetivos de aprendizagem, pautados na pesquisa, com orientação clara e trabalhos em grupo explorando a riqueza das nuances sobre um determinado tema e sua aplicação para a vida deles. E assim o professor vai organizando e dando sentido às atividades educativas, fazendo jus à missão de disponibilizar as formas de acesso ao conhecimento e as possíveis rotas, e não mais ser apenas um transmissor de conteúdo.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A fotografia e o poder da imagem no mundo moderno

Da pintura como única forma de reproduzir o que os olhos presenciavam até as modernas maneiras de registrar a realidade, a fotografia descreveu uma trajetória cercada de muitas discussões a respeito do lugar que essa atividade deveria desempenhar no cotidiano das pessoas e no engrandecimento da cultura. O inventor francês Louis Daguerre foi o primeiro a criar algo que sugerisse a substituição dos artistas como forma de reproduzir visualmente a realidade. Em 1839 é anunciado o daguerreótipo, o primeiro ancestral das máquinas fotográficas. Na verdade muitos pesquisadores autônomos já haviam trabalhado e obtido alguns êxitos em desenvolver maneiras de reproduzir a imagem.
O mérito de Daguerre foi desenvolver uma máquina que dava início ao que iria se transformar numa das características que mais colaborariam para a popularização do ato de retratar: a possibilidade de cada pessoa poder utilizar sua própria câmera e produzir suas imagens, em substituição à habilidade individual de artistas …

Prestigiar o professor é o grande barato desta bienal

Conheça o trabalho de professores como você, participando das nossas tardes de autógrafo. Serão mais de 30 autores de diversos gêneros, como o colunista do blog da Appai e revisor da Revista Appai Educar, Sandro Gomes.

As três edições do Altos Papos já estão com inscrições abertas na página da Educação Continuada no Portal do Associado. Leia atentamente as condições de horário e transporte antes de confirmar sua presença.
Aproveite a visita e “seja capa” da Revista Appai Educar. Marque suas fotos com #SouAppai e apareça em nosso Facebook.
E ainda divirta-se em nosso espaço interativo e conheça um pouco mais sobre a appai.
PROGRAMAÇÃO COMPLETA


Setembro em ritmo de novidade!

Agora você pode conhecer os ritmos mais badalados do momento através das Oficinas de Dança! E melhor, não precisa estar matriculado para participar! É muito fácil!
Quem já está inscrito num espaço de dança é só conferir as datas e horários disponíveis no seu espaço. Para quem ainda não conhece, é o momento de experimentar, sem compromisso, a novidade do Benefício Dança, os diversos ritmos oferecidos, como: West Coasting Swing - Dança Cigana - Zumba - Charme.

A duração de cada oficina é de a 1 hora. Confira a programação abaixo:
------------------------------------- Ritmo: West Coasting Swing
Classic Festas
Estrada do Mendanha, 1531 Próximo ao Clube dos Aliados Campo Grande 04/09/17 20h Clube dos Oficiais da Marinha
Av. Passos, 122/2º andarCentro 11/09/17 19h Dançando com Arte
R. Gov. Portela, 1084 – Centro, Nova Iguaçu/RJNova Iguaçu 15/09/17 17h30 AC. Bio Fitness
Av. Cesário de Melo, 4799 salas 201 a 204Campo

3 verbos para a educação do século XXI

É fato, as gerações atuais pensam e vivem de forma bem diferente das pertencentes às décadas anteriores. A conexão digital traz respostas imediatas às dúvidas, os conteúdos são apresentados de forma qualitativa e diversificada, e, por isso mesmo, a dinâmica da educação se transforma e se renova. Esse novo contexto traz consigo a demanda por novas ações, e são os grandes especialistas em educação que apontam os pilares/tendências próprios para o século XXI. Para tornar o tema mais aplicável, vamos apresentar essas tendências por meio de três verbos:
CURAR CONECTAR PERSONALIZAR
CURAR O verbo “curar” (cuidar, zelar) carrega consigo algumas preciosas ideias que muito se afinam com o educar. Embora tenha se originado no contexto das artes, o conceito apresenta uma forte e intensa aplicação ao contexto pedagógico. O curador em educação é um guia competente, alguém que tem toda a condição de cuidar, mas não apenas isso. O curador da educação tem um olhar atento e crítico para as necessidades dos…

Rádio e TV Appai ganham programação especial para a Bienal Livro Rio

A TV Appai vai transmitir ao vivo os encontros “Altos Papos” direto de nosso estande na Bienal. Durante os dias de evento reportagens especiais também vão ser apresentadas.  E ainda, quem for ao nosso estande vai poder acompanhar uma mostra de nossos principais programas através de um telão de LED instalado de forma estratégica. São atrações como “Professor Curioso”, “Talentos A+” e vídeos de corridas.
Por sua vez, a Rádio Appai está com uma programação de serviço para ajudar quem for visitar a maior feira literária do país. Trazemos diariamente dicas de transporte de como chegar e sair dos Pavilhões do Riocentro. Também estamos com um espaço para serviço em que informamos os horários dos eventos e toda a agenda.
Juntas a Rádio e a TV Appai contam em suas programações a história da Bienal. Ao mesmo tempo em que é a maior e mais famosa do mundo, a Feira de Livros de Frankfurt, na Alemanha, também é a mais antiga. Ela começou a ser promovida logo após a imprensa ter sido inventada, não à …